Labirintite é uma desordem no equilíbrio do corpo humano, causada por um processo inflamatório que ocorre dentro do aparelho auditivo, afetando mais precisamente o labirinto e suas estruturas, responsáveis pela audição e pelo equilíbrio.
O equilíbrio do corpo se dá através de várias informações recebidas pelo cérebro, que ajudam o organismo a definir a posição do corpo no espaço. Quando as áreas internas do ouvido ficam inflamadas e irritadas, os nervos do vestíbulo enviam sinais incorretos ao cérebro, como se o corpo estivesse se movendo. No entanto, outros sentidos, como a visão, ao não detectarem o mesmo movimento, causam uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, consequentemente, a perda das noções de equilíbrio.
Ginkgo biloba
Rico em flavonoides, o ginkgo biloba possui efeito vasodilatador, contribuindo para melhorar a circulação sanguínea dentro do ouvido, além de ajudar também no combate ao estresse. Faça um chá com, aproximadamente, 30g da erva e ferva em meio litro de água, ingerindo três vezes ao dia.
Ele não deve ser tomado junto com ácido acetilsalicílico, a famosa aspirina.
Gengibre
O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antioxidantes. No caso da labirintite, ele ajuda a reduzir náuseas, tontura e vertigem.
Ferva 200ml de água, acrescente uma colher de chá de gengibre ralado e espere amornar. Coe e beba em seguida, até 3 vezes ao dia.
Noz-moscada
A noz-moscada é um anti-inflamatório natural, sedativo e relaxante, importante no combate às inflamações e ao estresse. Ferva um quarto de noz-moscada ralada e uma folha de louro em 200ml de água. Coe e tome três vezes ao dia.
Vinagre de maçã
Um chá com vinagre de maçã é outra excelente alternativa para tratar a inflamação. Para fazer o vinagre, é necessário 1kg de maçã, 5 litros de água e 2 xícaras de açúcar. Corte a maçã em pedaços e junte com a água e o açúcar em um recipiente.
Deixe descansar por 15 minutos, depois é só coar e manter em potes de vidro. Beba uma colher de sopa de vinagre com uma colher de chá de mel.
Chá de erva-doce e cravo-da-índia
A erva-doce é ótima para inflamação, e também alivia a dor de cabeça causada pela tontura. Para turbinar ainda mais o remédio, você pode misturar alecrim e cravo-da-índia.
Ferva 200ml de água, uma colher de chá de erva-doce, uma colher de chá de alecrim e três cravos-da-índia. Após a fervura, desligue o fogo e espere amornar. Coe e beba até três xícaras ao dia.
Hortelã
A hortelã alivia a dor de cabeça e os enjoos provocados pela labirintite. Para fazer um chá da planta, basta amassar algumas folhas e misturar com um pouco de açúcar e ingerir assim que a tontura começar.
Semente de coentro
A semente de coentro é muito conhecida por combater vertigem e as dores de cabeça. Coloque uma colher de sopa de sementes de coentro junto com pó de groselha indiana em um copo de água. Deixe agir durante a noite e beba na manhã seguinte. Se preferir, pode adoçar com mel.
Como prevenir a labirintite?
Todos esses remédios naturais podem ajudar nos sintomas da labirintite, mas, com certeza, a prevenção é ainda o melhor caminho. Alguns hábitos simples e saudáveis podem ajudar a prevenir a doença, tais como:
- Evite fumar;
- Mantenha uma alimentação equilibrada;
- Evite ficar muito tempo sem comer;
- Faça exercícios físicos, com orientação profissional;
- Tome bastante líquido;
- Evite bebidas alcoólicas.
Cuidados
Labirintite, além dos sintomas desconfortáveis, pode ser um problema perigoso. Se ao tomar algum desses remédios o problema persistir, procure um médico o mais rápido possível para obter o tratamento mais adequado.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.