Remédio caseiro para enxaqueca – 7 soluções para testar já!

Sofre de enxaqueca? Confira, aqui no Quero Viver Bem, opções caseiras e baratas para te ajudar a tratar o problema e sanar os terríveis sintomas.

Cada vez mais pessoas sofrem com a terrível enxaqueca. Essa é uma síndrome neurológica que causa dores de cabeça pulsantes e persistentes por alguns dias.

Pode ser uma dor moderada ou intensa e há outros sintomas que acompanham as crises, como náuseas, áurea, intolerância à luz e ao barulho.

Para ajudar a aliviar esses sintomas, selecionamos 7 opções de remédio caseiro para enxaqueca. Confira, a seguir.

Enxaqueca4

 

Chá de camomila com laranja

Esse chá possui propriedades calmantes, além de boa quantidade de vitaminas que ajudam a melhorar o sistema imunológico e amenizar as dores de cabeça causadas pela enxaqueca.

Atente-se aos passos para prepará-lo:

  • 2 copos de água;
  • 2 laranjas picadas com casca;
  • 1 punhado de camomila seca;
  • 6 folhas de louro;
  • Suco de 1 limão.

Coloque a água para ferver e, quando chegar a esse ponto, acrescente todos os ingredientes, exceto o limão, e deixe ferver por dois minutos. Inclua o suco do limão e desligue.

Beba o chá ainda morno e coado.

[VEJA TAMBÉM: SINTOMAS DA ENXAQUECA]

Chá de erva de limão

Apesar de azedinho, o limão tem propriedades benéficas para o organismo, inclusive é um bom aliado ao combate da enxaqueca. A versão em pó é encontrada em casas de produtos naturais.

O preparo desse chá é como o dos tradicionais. Para cada xícara de água fervendo, adicione uma colher de chá de erva de limão.

Gengibre

O gengibre é uma raiz com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, por esse motivo é um excelente remédio para tratar a enxaqueca. Para preparar o chá de gengibre, coloque um pedaço pequeno da raiz, cerca de 5cm, em uma xícara de água fervente.

Deixe em repouso por cerca de 10 minutos e tome o chá ainda morninho. Esse chá é ótimo para os sintomas de enxaqueca e também para as dores de cabeça comuns.

O gengibre é um alimento excelente por vários motivos. Por isso, é bom mantê-lo em seu cardápio diário.

Aromaterapia com óleos essenciais

Acredite se quiser, mas os aromas de óleos essenciais são um excelente remédio para enxaqueca. Afinal, cheiros fortes demais também podem desencadear as crises, portanto, os aromas terapêuticos ajudam a melhorar.

Há vários óleos essenciais que podem ser usados para tratar as enxaquecas, como o de camomila, menta, manjericão, alecrim, melissa e lavanda.

Os óleos podem ser usados individualmente ou em conjunto (no máximo 3 aromas).

Em um copo de água, adicione 6 gotas do(s) óleo(s) de sua preferência. Umedeça uma toalha com essa água aromática e aplique na cabeça e no pescoço.

Outra forma é fervendo esse copo com os óleos para aproveitar o vapor obtido.

[VEJA TAMBÉM: DOR DE CABEÇA OU ENXAQUECA]

Chá de hortelã

A hortelã pimenta é uma planta com propriedades analgésicas e ação calmante. O que significa que é um ótimo combatente da enxaqueca e das dores de cabeça.

Para cada xícara de água fervente, adicione uma colher de chá das ervas ou 4 folhas da planta. Coe e tome ainda morno.

Chá de coentro

O coentro é um tempero bastante usado na cozinha e também como chá para aliviar os sintomas da enxaqueca.

O ideal é tomar o chá logo que o primeiro sintoma apareça. É mais fácil tratar o problema ainda no começo.

Para o preparo, use as folhas frescas, secas ou as sementes. Basta adicionar a opção escolhida em uma xícara de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos.

Coe e beba ainda quente. Para otimizar os efeitos, procure repousar em um local calmo e de preferência escuro.

[VEJA TAMBÉM: DIETA PARA DOR DE CABELA OU ENXAQUECA]

Cataplasma de limeira

Essa receita de remédio caseiro para enxaqueca também funciona com as dores de cabeça tradicionais, aliviando e combatendo os sintomas.

Para preparar, pegue um punhado de folhas frescas de limeira e esmague em um pilão com 1/2 xícara de água. O resultado será uma pasta que deverá ser aplicada na cabeça com o auxílio de uma gaze, por 30 minutos.

Compressa e/ou chá de alfazema

A alfazema é uma velha conhecida para tratamentos contra enxaqueca. Pode ser usada como compressa ou também em forma de chá, ambos apresentam ótimos resultados no alívio dos sintomas.

Para preparar, basta ferver cerca de 10g das folhas de alfazema em 500ml de água. Desligue e espere 15 minutos antes de tomar ou fazer a compressa com a bebida.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário