Remédio Caseiro para Enjoo – 7 tratamentos naturais e prevenção!

Está sofrendo com enjoo? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, 7 soluções de remédios caseiros para enjoo para te ajudar com esse problema!

Enjoo é um desconforto no estômago, um “embrulhamento” que provoca a vontade de vomitar. Este desconforto pode atingir qualquer pessoa, tendo suas causas variadas.

Comer ou beber demais pode levar a este quadro, principalmente no dia seguinte, durante a ressaca. Grávidas, pacientes em tratamento para câncer, pacientes após anestesia ou ainda comer algo estragado também são causas dos enjoos.

Além disso, algumas pessoas se sentem nauseadas ao viajar de carro, ônibus, avião ou navio, que é outro motivo para que o problema ocorra.

Felizmente, estes sintomas podem ser facilmente tratados com alimentos leves, chás e algumas terapias. Confira, abaixo, alguns remédios caseiros enjoo e alivie este quadro!

Enjoo

Gengibre

Diversas pesquisas têm demonstrado os efeitos positivos do gengibre para tratar a náusea. Pacientes em quimioterapia obtiveram melhora adicionando uma colher de chá de gengibre às refeições, antes e depois do tratamento. Grávidas também podem se beneficiar deste método.

Além disso, o gengibre pode ser consumido como chá gelado.

Ferva 10 pedacinhos de gengibre por 10 minutos em 4 xícaras de água. Coe e gele o chá. É possível também adicionar limão ou laranja, e adoçar com mel.

água com gengibre para emagrecer

Água de coco

Para tratar enjoos matinais, é recomendado beber água de coco gelada. As vitaminas, os minerais e a fibra deste alimento ajudam a diminuir os sintomas.

É possível também adicionar uma colher de chá de suco de limão à água.

água de coco faz bem

Hortelã

O sabor fresco da hortelã também melhora os enjoos. Basta ferver 3 folhas de hortelã em uma xícara de água e abafar quando abrir fervura. Deixe descansar por 5 minutos, coe e gele.

Suco de limão

Para tratar principalmente o enjoo matinal de grávidas, recomenda-se tomar o suco de limão fresco ou com bicarbonato de sódio. Este preparo ajuda na digestão e na redução do desconforto.

Para preparar, misture 15 gotas de limão em uma xícara de água, e acrescente ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio. Se desejar, adoce com mel.

beneficios do suco de limao

Menta

Assim como a hortelã, a menta pode ser utilizada para este fim. É possível consumi-la como chá ou balas de menta sem açúcar. Principalmente para pessoas que se sentem nauseadas durante viagens, as balas ou os chicletes de menta ou hortelã são uma ótima opção.

Para preparar o chá, basta misturar 3 folhas em uma xícara de chá de água e abafar por 5 minutos, assim que levantar fervura. Pode-se também adicionar gengibre ou limão para aumentar os efeitos.

 Água de rosas e leite

Mais incomum do que as sugestões anteriores, um copo de leite com gotas de água de rosas é um remédio bastante eficiente contra os enjoos matinais.

Coloque algumas gotas no copo de leite e ferva-o. Após, beba morno.

Vinagre de maça

Vinagre de maça

Outra alternativa é misturar uma colher de chá de vinagre de maça a um copo de água e tomar toda manhã para aliviar enjoos matinais. No entanto, se estiver grávida, recomenda-se consultar um médico antes deste procedimento.

Prevenção

A prevenção completa da náusea é complicada, pois é uma condição natural da gravidez, da má digestão e do consumo de bebida alcoólica em excesso.

No caso de gravidez, recomenda-se procurar ficar sempre relaxada e praticar exercícios ou terapias para diminuir o estresse. Além disso, comer pouco e com maior frequência reduz o risco de contração do quadro.

Evite frituras, alimentos com gordura ou com muito tempero. Ingerir comidas ricas em vitamina B6 ou tomar suplementação de vitaminas do complexo B também reduz as chances de enjoos.

Para não grávidas, vale seguir esta mesma dieta. Procure ingerir comidas com mais proteínas e em menores porções. Além disso, evite deitar durante um período de 30 minutos após se alimentar, pois algumas pessoas podem ter refluxos.

Outra maneira de evitar o quadro é não ingerir líquidos com as refeições, pois isso sobrecarrega ainda mais o estômago. Cheiros fortes também podem piorar a náusea, portanto, evite perfumes ou alimentos assim.

Por fim, algumas pessoas se beneficiam com a prática de exercícios físicos para melhorar os sintomas de enjoo. Yoga e aeróbicos são os mais aconselháveis.

Cuidados médicos

Geralmente, as náuseas desaparecem por si ou mais rapidamente após seguir um dos tratamentos mencionados acima. No entanto, se você ainda se sentir com tontura, dor de cabeça, ou vômito intermitente, procure um médico para um diagnóstico correto.


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