Remédio Caseiro para Dor de Garganta

Está com dores de gargante e não sabe o que fazer? Confira, aqui no Quero Viver Bem, os melhores remédios caseiros para dor de garganta!

As dores de garganta podem ser consideradas um dos problemas mais corriqueiros à saúde. A inflamação nessa região atinge indistintamente crianças e adultos, sendo os seus sintomas muito desagradáveis.

No geral, as dores de garganta são causadas por infecções de origem viral ou bacteriana, recebendo inúmeros nomes relativos ao que venham realmente a atingir, como amidalite, faringite, laringite, etc.

O fato é que a dor de garganta é extremamente desagradável e que, além do próprio desconforto, impede, na maioria das vezes, a própria comunicação.

Mas, há várias soluções caseiras para tratar ou mesmo prevenir o problema, bastando somente que se tenha acesso há alguns ingredientes comuns do dia a dia. Confira as melhores receitas, só aqui no Quero Viver Bem!

7 Remédios Caseiros para Dor de Garganta

Dor de garganta2

Chá de Gengibre

O gengibre é muito conhecido por sua característica anti-inflamatória. Por isso, ingerir o chá de gengibre durante o dia, quando se enfrenta uma crise de dores de garganta, é sempre agradável.

Além disso, o composto contribui (e muito) para o desaparecimento das dores e a cura do problema, sem a necessidade de remédios, muitas vezes, agressivos à saúde em geral.

Chá de Eucalipto

Outro aliado na tarefa de fazer com que desapareçam os sintomas de uma garganta inflamada é o chá de eucalipto, que também tem como função realizar uma verdadeira “limpeza” na garganta.

Neste caso, as folhas de eucalipto de devem ser fervidas em água, e podem, se quiser, ser acompanhadas de gotas de limão, que farão com que o sabor fique ainda mais especial.

Chá de hortelã

Não se pode, de forma alguma, menosprezar os poderes curativos dos chás que nossas avós já conheciam e que não cansavam de receitar.

Outro que faz sucesso no ataque à dor de garganta é o chá de hortelã, que também tem o poder de limpar e refrescar a região, aliviando as dores.

Gargarejo com limão

Nada melhor para combater qualquer mal que esteja atacando a garganta do que o limão. Normalmente, já utilizamos o poder dessa fruta para uma série de coisas, mas negligenciamos o bem que ele proporciona ao organismo.

O gargarejo do limão misturado com água, sal e mel faz com que ocorra uma reação no sentido de acabar com a inflamação, além do alívio imediato, inclusive para a tosse, se for o caso.

Remédio caseiro para dor de dente

Própolis

Mais um poderoso aliado na busca pelo alivio às dores de garganta. Embora possa até se admitir que não se obtenha a solução para a própria inflamação, o própolis tem propriedades que trabalham no alívio dos sintomas.

Atualmente, o produto pode ser encontrado em diversas formas, desde balas até sprays, e em combinação com outros elementos, como limão, gengibre, etc.

Frutas Cítricas

O consumo de frutas cítricas, por exemplo, limão, do qual já tratamos, laranja, lima da pérsia, entre outros, tem o poder de aumentar a imunidade, evitando que as causas da dor de garganta apareçam.

O hábito de comer frutas é igualmente importante para a prevenção da dor de garganta, uma vez que as frutas cítricas naturalmente aumentam a salivação, o que faz com que haja maior lubrificação das cordas vocais, levando à maior facilidade ao falar, sem a sensação dolorida a todo momento.

Também entre as frutas merece destaque a maçã, que, por causar um natural aquecimento das prega vocais, é de grande auxílio no combate à rouquidão ou ausência de voz.

Balas de Menta ou Hortelã

Embora não pareça remédio, e realmente não é, ter sempre à mão balas de menta ou hortelã quando os quadros de dor de garganta se apresentarem é uma ótima pedida.

Ambos os ingredientes fornecem uma sensação de refrescância, enquanto suas propriedades curativas auxiliam na cura das causas da dor.

Dor de garganta

Como prevenir a dor de garganta?

Como nos referimos, a dor de garganta, normalmente, é causada por ações infecciosas, causadas vírus ou bactérias.

Porém, é sempre saudável tomar alguns cuidados, por exemplo, evitar lugares e climas muito secos, não fumar, fazer uma alimentação saudável, incluir o mel na dieta, entre outros.

Com essas dicas simples, é possível evitar a tão desagradável dor de garganta.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário