Remédio caseiro para conjuntivite – 7 tratamentos naturais!

Está procurando soluções caseiras para aliviar os sintomas da conjuntivite? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, as opções que selecionamos para você!

Conjuntivite é uma inflamação que atinge a conjuntiva, uma membrana transparente que recobre o globo ocular (o chamado branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Essa inflamação pode ser causada por uma reação alérgica, por vírus ou bactérias. Nos dois últimos casos, é altamente contagiosa.

Embora não seja grave, não deixando nenhuma sequela, a conjuntivite pode causar transtornos para as pessoas afetadas, principalmente nos casos em que a inflamação é contagiosa, pois, nessa situação, é recomendado que a pessoa fique isolada.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, algumas opções caseiras que te ajudarão a amenizar essa condição.

Conjuntivite

Compressa com pariri

Essa planta possui propriedades anti-inflamatórias que vão ajudar a combater a inflamação e aliviar a vermelhidão e a secreção dos olhos. Para preparar, junte uma colher de folhas picadas em 250ml de água e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois de ferver, deixe repousar por 10 minutos, coe o líquido e mergulhe em uma gaze limpa, aplicando sobre os olhos fechados, de duas a três vezes por dia.

Compressa com gelo ou água fria

benefícios da água para pele

A temperatura do gelo vai diminuir a inflamação no local. Coloque várias pedras de gelo em um pano e aplique sobre o local, deixando agir de 5 a 10 minutos. Lave e desinfete o pano antes de usá-lo novamente. Se preferir utilizar apenas água gelada, molhe uma gaze ou um algodão e aplique sobre a pálpebra, repetindo o processo quando a temperatura subir.

Camomila

As flores de camomila são poderosos anti-inflamatórios e antibacterianos que ajudam a combater a infecção, aliviando os sintomas da conjuntivite e acelerando a cura. Junte uma colher de folhas picadas a 250ml de água e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois de ferver, deixe repousar por 10 minutos, coe o líquido e mergulhe em uma gaze limpa, aplicando sobre os olhos fechados, de duas a três vezes por dia.

Se preferir, pode utilizar sachês de chá prontos. Neste caso, deixe dois sachês na geladeira até gelar, aplicando sobre os olhos e deixando agir por cinco minutos.

cha de gengibre e camomila

Cenoura

Fazer uma compressa de cenoura também é uma boa ideia, pois a cenoura atua como anti-inflamatório natural. Para preparar, bata uma cenoura com um pouco de água, no liquidificador. Molhe um algodão ou uma gaze no suco e aplique sobre o olho fechado, por cerca de 15 minutos, de duas a três vezes ao dia. Outra dica é tomar o suco da cenoura pois, além de ser rico em betacaroteno, que auxilia na saúde da visão, possui vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Água com sal

Além de sua ação antisséptica, que ajuda a desinfetar o local, vai hidratar o globo ocular, reduzindo o desconforto. Para preparar, misture uma pequena quantidade de sal em uma tigela com água morna. Mergulhe o rosto por alguns segundos, abrindo os olhos para que o líquido penetre na região. Depois, seque com cuidado, repetindo o processo a duas vezes ao dia. Lembre-se: não exagere no sal.

soro caseiro como fazer

[VEJA TAMBÉM: RECEITA DE SORO CASEIRO]

Batata

Coloque algumas rodelas de batata na geladeira e deixe gelar, aplicando sobre os olhos fechados, por cerca de 10 a 15 minutos, repetindo a aplicação até 3 vezes ao dia. A batata também possui ação anti-inflamatória, reduzindo a irritação nos olhos.

Pepino

O pepino é muito benéfico para os olhos, pois é rico em água e antioxidantes. Para utilizar seus efeitos, coloque algumas rodelas de pepino na geladeira e deixe gelar, aplicando sobre os olhos fechados por cerca de 10 a 15 minutos e repetindo a aplicação até 3 vezes ao dia.

 

Cuidados

É sempre importante lembrar que esses tratamentos são apenas um paliativo para diminuir os sintomas causados pela conjuntivite. Se o incômodo persistir, procure um médico para que ele receite um tratamento mais adequado. Não aplique colírios ou tome qualquer outro medicamento por conta própria.

Como prevenir

Existem cuidados simples que podemos tomar para prevenir a conjuntivite, tais como:

  • Evitar coçar os olhos;
  • Lavar com frequência as mãos e o rosto;
  • Não compartilhar toalhas de rosto;
  • Trocar as fronhas dos travesseiros com frequência;
  • Evitar lugares fechados e/ou lugares com aglomerações;
  • Evitar frequentar piscinas de academias ou clubes;
  • Não compartilhar produtos de beleza pessoal, tais como rímel, lápis, esponja, etc.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário