Remédio caseiro para chulé – Os 7 melhores para tratar o problema

Você sofre de chuilé e não sabe o que fazer para acabar com ele? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as melhores dicas para tratar o problema.

O chulé é algo extremamente constrangedor, tanto que algumas pessoas evitam tirar os sapatos quando estão fora de casa, com medo de causar repulsa nos outros.

Curiosamente, o chulé é provocado por bactérias e fungos que se desenvolvem nos pés, inclusive por fatores como estresse e reação do organismo a algum alimento.

Sofre com chulé e quer se livrar dele? A boa notícia é que é possível obter esse resultado adotando remédios caseiros. A seguir, conheça os principais, bem como dicas de prevenção desse problema.

7 remédios caseiros para chulé

Chulé2

1. Escalda-pés de chá-preto

O chá-preto é rico em ácido tânico, que combate a proliferação de bactérias e fungos, além de reduzir a produção de suor nos pés. Ademais, também funciona como um adstringente natural.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de chá-preto (ou dois saquinhos);
  • 500ml de água.

Modo de preparo: ferva a água e acrescente o chá-preto. Desligue o fogo, tampe a panela e aguarde que amorne. Depois, coloque o chá em uma bacia e deixe seus pés imersos por até 20 minutos.

2. Talco natural de gerânio

O talco natural é feito com bicarbonato de sódio e amido de milho, que ajudam a absorver a umidade e a tornar o pé seco. Já o gerânio minimiza a possibilidade de proliferação de micro-organismos e garante um aroma mais agradável ao talco.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 gotas de óleo essencial de gerânio.

Modo de preparo: numa tigela, misture todos os ingredientes e transfira isso para um frasco menor. Antes de colocar meias e sapatos, passe um pouco do talco nos pés e nos calçados.

3. Escalda-pés de tomilho

O tomilho é um grande aliado porque tem ação antisséptica, ou seja, ele limpa o pé e destrói micro-organismos responsáveis por proporcionar o mau cheiro de chulé.

Ingredientes

  • 25 gramas de tomilho;
  • 2 litros de água;
  • 250ml de vinagre de maçã.

Modo de preparo: ferva a água, coloque-a numa bacia, adicione o vinagre e o tomilho. Aguarde cerca de 15 minutos, insira seus pés na bacia e espere mais 15 minutos. Seque bem os pés após o processo.

Chulé

4. Talco natural com óleos essenciais

Tal talco é feito com amido de milho (que absorve a umidade) e óleos essenciais que melhoram o aroma dos pés, amenizando o mau cheiro do chulé.

Ingredientes

  • 50 gramas de amido de milho;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema e cipreste;
  • 2 colheres de sopa de argila branca cosmética.

Modo de preparo: numa tigela, misture todos os ingredientes e passe o talco para um recipiente fechado, onde deve permanecer por 2 dias. Depois, pode ser utilizado nos pés e sapatos.

5. Escalda-pés de camomila

A camomila altera o pH da pele, deixando os pés mais secos. Por isso, evita a proliferação de micro-organismos e do mau cheiro durante o dia.

Ingredientes

  • 10 colheres de sopa de flores de camomila;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo: ferva a água, coloque-a numa bacia, acrescente a camomila, e aguarde 15 minutos. Depois, coloque seus pés e espere 20 minutos. Faça esse escalda-pés todos os dias à noite.

6. Loção de alecrim

O alecrim tem propriedades medicinais e aromáticas que combatem o desenvolvimento de bactérias e fungos, eliminando o chulé de forma simples.

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de folha de alecrim;
  • Álcool etílico o suficiente para cobrir as folhas.

Modo de preparo: coloque o alecrim num recipiente pequeno e acrescente o álcool. Feche e deixe em repouso por um dia. Depois, utilize essa loção para massagear os pés após o banho.

7. Escalda-pés de limão

O limão é adstringente, antibiótico, bactericida, fungicida e clareador, portanto, perfeito para tratar os pés em sua completude e acabar com o mau cheiro do chulé.

Ingredientes

  • 1 copo de suco de limão;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo: amorne a água e acrescente o suco. Depois, coloque essa mistura numa bacia e afunde seus pés nela por 15 minutos. Faça o escalda-pés todas as noites.

Dicas de prevenção e cuidados médicos

  1. Use meias sempre que possível (elas absorvem a umidade). Além disso, troque-as todos os dias e prefira as de algodão;
  2. Lave e enxague os pés em todos os banhos. Ademais, seque bem os dedos e vãos entre eles;
  3. Procure um médico caso o chulé não passe ou se intensifique.

Gostou? Então, veja, também, Remédio caseiro para rachadura nos pés – Os 7 melhores!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário