Remédio caseiro para alergia na pele – 7 soluções naturais

Sofre com alergias de pele constantes? Confira, aqui no Quero Viver Bem, opções caseiras para sanar os incômodos e tratar o problema!

A coceira e a vermelhidão são os sinais mais característicos da alergia de pele. Essa é causada por vários fatores, como o uso de cosméticos ou a ingestão de medicamentos, alimentos, etc.

O tratamento poderá variar conforme o grau e a situação do problema. Os mais graves causam até mesmo inchaços e feridas, devido à coceira. O uso de remédios anti-histamínicos pode contribuir com a melhora, mas há a alternativa de remédio caseiro para alergia de pele que pode te ajudar!

Veja, aqui Quero Viver Bem, 7 remédios caseiros para amenizar o incômodo das alergias de pele, a seguir.

Alergia

Compressa de amor perfeito

Sim, o amor perfeito é excelente para curar a alergia de pele, já que estamos falando da planta medicinal que leva esse nome. Por ter propriedades anti-inflamatórias, o amor perfeito é constantemente usado para tratar qualquer problema de pele, como acnes e alergias.

A compressa é bem simples de fazer. Basta adicionar cerca de 30g de flores frescas ou secas em 500ml de água fervente. Deixe em infusão por 15 minutos e depois coe. Umedeça uma toalha limpa nesse chá e aplique no local da alergia.

Gel de aloe vera e óleo essencial de lavanda

Quando acontece uma reação alérgica, a pele fica irritada e desprotegida. O óleo de lavanda desempenha muito bem o papel de acalmá-la. Já o aloe e vera é capaz de hidratar e promover a regeneração.

Juntos, contribuem para o alívio da coceira, da inflamação e das infecções. Anote a receita desse remédio caseiro para alergia de pele:

  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera puro (cerca de 30g);
  • 6 gotas de óleo essencial de lavanda.

Misture os ingredientes e aplique no local da alergia. Espalhe até que a pele absorva todo o remédio. Repita esse passo 3 vezes por dia.

Compressa de camomila

cha de gengibre e camomila

A camomila é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades calmantes. O chá é muito recomendado para melhorar as noites de sono, já a compressa é um excelente remédio para tratar alergia de pele.

Para preparar, acrescente 30g das flores frescas ou secas de camomila em 500ml de água fervente. Deixe em infusão por 15 minutos, coe e aplique na pele com a ajuda de uma toalha umedecida no chá.

Suco de melão, pepino e agrião

A mistura pode parecer diferente, mas o resultado é o alívio da coceira e a rápida cicatrização das feridas. Esses alimentos são ricos em zinco, ferro, betacaroteno e bioflavonoides. Tais nutrientes contribuem na proteção da pele, deixando-a mais nutrida, hidratada e forte.

Passe pela centrífuga:

  • 250g de melão;
  • 50g de pepino;
  • 20g de agrião.

A mistura resultante deverá ser aplicada no local da alergia. Deixe-a lá por, pelo menos, 15 minutos, para surtir efeito. Passado esse tempo, retire com a ajuda de água corrente e sabonete, de preferência hipoalergênico. Seque o local com uma toalha macia.

Papas de linhaça

A linhaça possui ótimas propriedades para o organismo, entre elas, o fato de ser anti-inflamatória. A papa de linhaça é um remédio caseiro para alergia de pele, manchas, furúnculos ou coceiras de um modo geral.

Será necessário fazer uma pasta para aplicar no local afetado. Para isso, misture 4 ou 5 colheres de sopa da farinha de linhaça com água. A quantidade irá variar, mas é importante adicionar aos poucos, até virar uma pastinha macia que possa ser aplicada na pele.

Aqueça a papa de linhaça até amornar, pode ser no fogo ou no micro-ondas. Adicione em uma tira de gaze até formar uma camada de cerca de 1cm. Aplique no local da alergia por pelo menos 15 minutos. Repita esse processo até 3 vezes ao dia.

Compressa de couve

A couve tem ótimas propriedades para aliviar a coceira causada pelas alergias. O alivio é quase imediato.

Para preparar, aqueça cerca de 500ml de água. Quando estiver fervendo, coloque algumas folhas de couve e deixe em imersão por 10 minutos. Coe, e com a ajuda de uma toalha limpa, aplique no local.

Compressa fria

Essa é a maneira mais fácil e tradicional de aliviar a coceira e tratar as alergias de pele. Pode ser feita com panos umedecidos em água fria, bolsa térmica ou cubos de gelo. As baixas temperaturas aliviam a coceira e contribuem na diminuição da inflamação dos vasos sanguíneos.

É importante tratar as alergias de pele logo no início, para evitar problemas piores e infecções. Para prevenir, procure atentar-se aos ingredientes dos produtos usados, principalmente se você já tem histórico de alergias.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário