Remédio caseiro para afta – Os 5 mais indicados

Você sofre de aftas e não sabe o que fazer para acabar com elas? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as melhores dicas para tratar o problema.

As aftas são caracterizadas por pequenas feridas na parte interna da boca, mais propriamente na mucosa de bochecha, gengivas e, até mesmo, garganta. Em raras as situações, também podem surgir na língua.

As pessoas tendem a confundir aftas com herpes, todavia, são coisas totalmente diferentes. As aftas não são contagiosas e, embora seu aparecimento não possua uma causa exata, alguns especialistas sugerem que as lesões possam indicar baixa no sistema imunológico, estresse ou falta de vitaminas.

Como elas aparecem dentro da boca, o maior incômodo é que elas podem arder ao consumir alimentos muito quentes ou ácidos. No geral, elas desaparecem sozinhas entretanto, é possível acelerar esse processo com uma pequena lista de remédios caseiro para afta. Confira os melhores, abaixo, só aqui no Quero Viver Bem!

Remédio caseiro para afeta3

Água morna e sal

O objetivo é desinfetar as feridas para que elas cicatrizem o quanto antes, o que pode ser feito com o sal que tem uma forte ação contra as bactérias.

Você vai precisar de 1 colher de café de sal e 200ml de água. Faça uma mistura com esses ingredientes e realize bochechos por 2 minutos, 3 vezes ao dia.

Bicarbonato de sódio

As propriedades alcalinas do bicarbonato podem ajudar no processo de cura das aftas, pois neutralizarão a acidez da boca.

Quando o pH da saliva é reduzido, com o uso desse ingrediente, as lesões não causam tanto desconforto para a pessoa.

Para aproveitar os benefícios desse produto, use 1 colher de chá de bicarbonato em 200ml de água e faça bochechos de 2 minutos, 3 vezes ao dia.

Kefir ou iogurte natural

Tanto o kefir como o iogurte natural possuem lactobaccillus benéficos para a saúde do intestino. Essas bactérias boas combatem as ruins e permitem reduzir inflamações no organismo.

Entretanto, esses ingredientes também ajudam a reduzir os sintomas de ardência das aftas e contribuem no processo de cicatrização.

Para comprovar esses benefícios, passe o produto em cima das aftas várias vezes ao dia e deixe agir por alguns minutos. Aproveite e consuma diariamente para reduzir a acidez da boca e do estômago.

Remédio caseiro para afeta2

Óleo de melaleuca

Esse óleo essencial possui propriedades antissépticas e analgésicas que reduzem a dor e o incômodo. O produto pode ser usado de duas formas, uma delas é pela aplicação direta do óleo em cima da afta várias vezes ao dia.

A outra é fazendo bochechos, de alguns minutos, com 3 gotinhas de óleo, em 200ml de água.

Para acelerar o processo, você pode usar as duas formas durante o dia.

Babosa

As gosmas da aloe vera podem ajudar a reduzir os efeitos da afta e funcionam como um excelente enxaguante bucal para equilibrar o pH da boca. Para preparar a mistura, remova o gel da folha da babosa e vá colocando aos poucos água morna, até formar um creme homogêneo.

Utilize como enxaguante bucal e faça vários bochechos durante o dia para reduzir as aftas.

Gelo

Nesse caso, é só para dar um alívio imediato à ardência das lesões, o objetivo é deixá-las adormecidas e cessar os incômodos.

Geralmente, durante ou depois das refeições, elas podem doer. Dependendo da localização, impedem a pessoa de se alimentar. Para isso, use o gelo para amenizar rapidamente esse sintoma.

Chá de barbatimão

Excelente cicatrizante, esse chá pode ser usado para fazer vários bochechos durante o dia. Para preparar, use 2 colheres de chá das folhas secas para 1 litro da água, ferva ambos e deixe amornar para utilizar. Não há limites de uso!

Prevenção e cuidados médicos

Remédio caseiro para afeta

Remédio caseiro para afta ajuda na redução dos sintomas provocados por essas pequenas e incômodas inflamações. Alguns dos tratamentos caseiros, como o bicarbonato e o sal, podem arder um pouco, mas são muito eficientes.

Durante o período que as lesões estiverem mais ativas, é importante evitar alimentos muito condimentados e ácidos, para não irritar as feridas e causar mais desconforto.

As aftas tendem a desaparecer sozinhas em um período de 10 dias, mas, caso isso não aconteça e as dores estejam muito fortes, procure ajuda médica. Existem medicamentos, pomadas e géis que podem ser usados para amenizar esse problema.

A prevenção da afta está no reforço do sistema autoimune e na redução do estresse – isso ocorre com uma alimentação nutritiva e atividade física. Agora, caso as lesões sejam recorrentes, procure um especialista para fazer exames que avaliem deficiência de vitaminas no organismo.

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre O Que Causa Afta? Veja Aqui!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário