Remédio caseiro contra a tosse – 7 tratamentos para testar já!

Sofre constantemente de tosse? Confira, aqui no Quero Viver Bem, opções caseiras de tratamentos que vão te ajudar a amenizar o desconforto!

Tosse é uma contração repentina e repetitiva do aparelho respiratório, em decorrência de algum processo inflamatório. É uma forma de defesa do organismo, que tenta expulsar alguma substância danosa ou algum corpo estranho que esteja causando irritações nas áreas de faringe, laringe, traqueia ou pulmões.

Há dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva, com formação de catarro. Mas fique tranquilo, pois esse é um processo natural e, em muitos aspectos, benéfico, pois previne a entrada de vírus e bactérias, além de apontar para possíveis doenças.

Ainda assim, é um processo que pode incomodar bastante, principalmente caso se prolongue, como nos casos das tosses crônicas. Pensando nisso, preparamos algumas técnicas caseiras que podem ser aplicadas para amenizar os desconfortos causados pela tosse. Confira, a seguir.

Tosse

Chá de mel com limão

As propriedades do mel diminuem a tosse a aliviam a dor, enquanto a vitamina C do limão combate as infecções e fortalece o organismo. Deve ser tomado preferencialmente, antes de dormir, pois assim ajudará a ter uma boa noite de sono.

Para preparar, misture o suco de um limão a duas colheres de chá de mel e água morna e beba.

[VEJA TAMBÉM: COMO ALIVIAR A TOSSE EM CASA?]

mel de abelha beneficios

Gargarejo com água e sal

O sal é um agente anti-infeccioso e anti-inflamatório, combatendo a irritação e trazendo alívio imediato. Para preparar, misture bem meia colher de chá de sal à água morna e faça gargarejos, no máximo, três vezes ao dia. Cuidado para não exagerar no sal.

Mastigar cravos

O cravo-da-Índia possui eugenol, um poderoso antiséptico e antibacteriano, além de ser também um analgésico natural. Basta mastigar alguns cravos ao longo do dia para sentir seus efeitos.

Gengibre

O gengibre é uma raiz que também tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Pode ser mastigado ou ingerido em forma de chá. Nesse caso, você também pode acrescentar canela e mel, para aumentar ainda mais a potência do remédio.

Aqueça uma xícara de água (250ml) e, quando ferver, acrescente uma colher de chá de gengibre (10g) e uma colher de chá de canela (10g, em pó ou pau). Complete com uma colher de chá de mel, para adoçar.

[LEIA TAMBÉM: COMO PREVENIR A TOSSE EM CASA?]

Sopa de cebola

Caldos e sopas quentes são calmantes para a garganta, aliviando a dor e o desconforto, enquanto o vapor ajuda a soltar o muco. Sopa de cebola também combate a inflamação da garganta.

Para preparar uma deliciosa sopa de cebola, refogue uma cebola em um pouco de óleo e uma pitada de sal, tampando a panela para que solte bastante água. Quando a cebola estiver macia, acrescente um copo de caldo vegetal.

Abacaxi

O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que ajuda a eliminar o muco da garganta. Além disso, a fruta também contém vitamina C, que combate infecções e fortalece o sistema imunológico. Recomenda-se ingerir de duas a três fatias de abacaxi por dia.

Alcaçuz

A raiz do alcaçuz é um potente expectorante, o que faz dela um bom remédio caseiro para a tosse. Também, alivia a irritação na garganta, pois tem efeito analgésico. Para sentir os benefícios, basta mastigar um pequeno pedaço de duas a três vezes ao dia.

[VEJA TAMBÉM: COMO ACABAR COM A TOSSE?]

Cuidados importante

É sempre importante lembrar que esses tratamentos são apenas um paliativo para diminuir um pouco o desconforto causado pela tosse. Se o problema persistir, procure um médico.

E por fim, algumas dicas simples, mas muito importantes:

  • Beba muita água, pois, além de diminuir os efeitos da tosse seca, ajuda na movimentação do muco;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Utilize umidificadores ou vaporizadores para manter a umidade do ar;
  • Mantenha a cabeça elevada, ao deitar-se, utilizando travesseiros extras.

Resumo do conteúdo


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário