A cada dia que passa, as pessoas estão se tornando mais conscientes sobre sua aparência, principalmente sobre o seu peso. Por isso, o movimento em academia e em nutricionistas aumentou. Com isso, houve o surgimento de dietas dos mais variados tipos, como a dieta cetogênica. Mas, o que esse nome estranho significa?
Dieta cetogênica é aquela que prevê um consumo baixíssimo de carboidratos, sendo as calorias obtidas principalmente pela ingestão de gorduras e proteínas.
Esta tem sido uma das dietas mais difundidas no Brasil como sendo muito eficaz para o emagrecimento. Confira, abaixo, as principais receitas que podem ser consumidas por quem segue esta dieta.
Macarrão de abobrinha
[LEIA TAMBÉM: QUAIS OS ALIMENTOS PERMITIDOS NA DIETA CETOGÊNICA?]
Ingredientes:
- 1 abobrinha;
- 1 cebola roxa ou amarela;
- 1 tomate maduro;
- 1 dente de alho;
- 1 ovo;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem;
- Parmesão ralado;
- Sal marinho, pimenta-do-reino, louro e orégano à gosto.
Como fazer:
Cozinhe um ovo e reserve.
Para fazer o molho, pique o alho e meia cebola e refogue com azeite. Adicione o tomate picado e as folhas de louro, tampe a panela para que o tomate solte água. Quando começar a desmanchar, adicione os outros temperos e reserve.
Para preparar o macarrão, use um cortador ou descascador de legumes para cortar a abobrinha em espiral. Em uma panela, refogue a outra metade da cebola picada, com azeite. Adicione a abobrinha, o sal e a pimenta-do-reino e refogue por 5 minutos, até ficar al dente.
Agora é só montar o macarrão com o molho, adicionar o ovo cozido picado e o parmesão.
Pizza low carb
[VEJA TAMBÉM: DIETA CETOGÊNICA EM 30 DIAS – COMO FAZER?]
Ingredientes:
Massa
- 1 ovo inteiro;
- 1 colher de sopa de farinha de amêndoas;
- Sal marinho, pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite de oliva.
Molho
- ¼ cebola;
- ½ dente de alho;
- ½ tomate maduro;
- 1 colher de chá de azeite de oliva extra-virgem;
- Louro e sal marinho a gosto.
Cobertura
Use sua criatividade, colocando ingredientes com proteína (como frango, atum, milho, ovo cozido) e vegetais (como azeitonas, aspargos, palmito).
Como fazer
Para a massa, misture o ovo, a farinha e os temperos. Unte uma frigideira com um pouquinho de azeite de oliva e despeje a mistura. Deixe dourar dos dois lados, como uma panqueca, e reserve.
Para o molho, refogue com azeite o alho e a cebola picados, em uma panela, e adicione o tomate picado e as folhas de louro. Deixe a panela tampada e em fogo baixo, para que o tomate desmanche. Acrescente o resto dos ingredientes e reserve.
Para montar, coloque a massa sobre uma forma de pizza e regue com o molho de tomate. Complete com queijo e demais ingredientes de sua escolha. Coloque para assar por 10 minutos em forno médio.
[LEIA TAMBÉM: CARDÁPIO SEMANAL PARA DIETA CETOGÊNICA?]
Arroz de couve flor
Ingredientes
- 1 molho de couve-flor pequeno;
- 2 colheres de sopa de cebola ralada;
- 2 colheres de chá de alho picado;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Como fazer
Separe os talos da flor e corte tudo. Depois, lave os raminhos e coloque-os em um processador. Separadamente, bata os talos. Se você não tiver um processador, é possível ralar tudo.
Em uma panela, coloque o fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Depois, acrescente a couve-flor triturada em fogo bem baixo e tampe a panela. Aguarde e verifique se está macio como um arroz, e pronto!
Benefícios das receitas da dieta cetogênica
Seguir esta dieta tem seus pontos bons e ruins. Dentro os benefícios, podemos citar:
- Alto consumo de proteína: carnes (até mesmo as processadas), ovos, queijo, peixe e nozes;
- Rápida perda de peso;
- Promoção da saciedade, em função da lenta digestão de gorduras e proteínas.
Contraindicações
Sempre que for seguir uma nova dieta, é altamente recomendável passar por uma consulta com médicos e nutricionistas. Certos pacientes devem ser muito cuidadosos ao aderir à dieta cetogênica. Dentre eles:
- Pacientes com doenças renais, pois esta dieta pode piorar o quadro;
- Pessoas com problemas digestivos, pois a baixa ingestão de fibra pode ocasionar prisão de ventre;
- Indivíduos com graves problemas cardíacos, pois a dieta pode elevar o nível de colesterol, principalmente nos primeiros meses.
Como estamos acostumados a ingerir carboidratos, a mudança na dieta pode levar a efeitos adversos, como tremores, náuseas, vômitos, alteração de humor, sono e tontura.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.