Radicchio é uma verdura de folhas vermelhas com veias brancas, gosto amargo e rápido crescimento. Parecido com o repolho, é na verdade uma verdura da família da chicória.
De origem italiana, a folha é consumida desde a antiguidade, e algumas de suas propriedades são bem conhecidas desde aquela época. Porém, o cultivo moderno da planta só teve início no século XV.
A forma mais comum do vegetal é o radicchio vermelho, mas ele também é encontrado nas cores rosa (muito comum na Itália) e marrom (comum nos Estados Unidos).
Benefícios do ridicchio
O radicchio é uma verdura rica em vitaminas e fonte de cálcio, fibras, fósforo e potássio, motivos suficientes para incluí-lo em sua dieta. Mas, as propriedades do radicchio vão muito além disso. Entre os principais benefícios que a verdura proporciona estão:
Auxilio na saúde do coração
A fibra do radicchio reduz o colesterol ao mesmo tempo em que aumenta a produção da bile. Além disso, auxilia na limpeza do sangue e na remoção de toxinas prejudiciais, mantendo um sistema circulatório eficiente.
O potássio e os outros antioxidantes ajudam a reduzir a pressão cardiovascular e baixar a pressão sanguínea para níveis normais.
Efeito analgésico
Radicchio contém lactupicrina (responsável pelo amargor da folha), um elemento antipalúdico com propriedades analgésicas e sedativas, que também auxilia no combate à insônia.
Melhora da saúde óssea
A vitamina K e o cálcio presentes no vegetal desempenham um papel importantíssimo na manutenção da densidade mineral óssea, na coagulação do sangue e nos processos de reparo.
A alta quantidade dessas substâncias faze do radicchio uma excelente maneira de proteger o corpo contra a osteoporose.
Ajuda na digestão
Problemas como indigestão e constipação podem ser tratados com a ingestão do radicchio, pois a verdura é muito benéfica para a digestão, aumentando a produção de bile e auxiliando o corpo a quebrar as moléculas de alimentos para extrair melhor os nutrientes.
Além disso, a fibra dietética pode ajudar a regular os movimentos intestinais e limpar o estômago.
Melhora da visão e da pele
O Radicchio possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, que auxiliam pele, olhos e unhas. As vitaminas são essenciais em muitos processos celulares vitais, como a conversão de energia.
Combate da diabetes
Algumas substâncias presentes no radicchio ajudam a controlar a diabetes, pois atuam na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Consumir regularmente a verdura ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, e também impede o surgimento de outras doenças relacionadas.
Aumento da imunidade
A vitamina C presente no radicchio aumenta a imunidade e funciona como um antioxidante, promovendo a cicatrização de feridas. A verdura também facilita a desintoxicação do corpo, pois estimula as funções do fígado, acelerando o processo de eliminação de toxinas e resíduos.
Os polifenóis, por sua vez, ajudam a aliviar a tensão no sistema imunológico e reduzem a inflamação crônica.
Redução do risco de câncer
O alto teor de antioxidantes presentes no Radicchio ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres. Essas substâncias verificam o crescimento das células cancerígenas e previnem o aparecimento de vários tipos de câncer.
Auxílio na perda de peso
Por ser uma verdura pobre em açúcar e gordura e rica em fibras, o radicchio pode ajudar bastante na perda de peso, ao ser incluído na dieta. As fibras promovem uma sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer.
Tabela nutricional do Ridicchio
Uma porção de 100 gramas de radicchio possui, em média:
- Calorias: 23 kcal;
- Proteínas: 2 g;
- Lipídeos: 0 g;
- Colesterol: NA;
- Carboidratos: 4 g;
- Fibra alimentar: 3 g;
- Cálcio: 20 mg;
- Magnésio: 12 mg;
- Fósforo: 55 mg:
- Ferro: 0,36 mg;
- Sódio: 45 mg
- Potássio:140 mg;
- Cobre: 0,76 mg;
- Zinco: 0,9 mg;
- Folato 60 ug;
- Vitamina K: 169,6 ug;
- Vitamina C: 6 mg.
Como consumir?
Ao comprar o radicchio, dê preferência para unidades de cor bem intensa e brilhante, evitando manchas e rachaduras. Conserve na geladeira, em temperatura abaixo de 8 graus, por aproximadamente três semanas.
A melhor forma de consumi-lo é crua, levemente temperada com azeite e sal, servido em saladas, mas também em cozidos ou grelhados. Para amenizar o amargor das folhas, lave-as em água morna por alguns minutos.
Cuidados
Apesar de todos os benefícios que o radicchio pode proporcionar, é sempre preciso ter moderação no consumo. Procure incluí-lo em sua dieta de forma natural para aproveitar todos os benefícios da verdura, mas sem apostar nele como a solução milagrosa de todos os problemas.
E nunca utilize um alimento como forma de substituir medicamento. Antes consulto um médico especialista.
Referências utilizadas neste conteúdo:
https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/578716/nutrients
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.