Quiabo – Para que serve, propriedades, benefícios, ajuda a emagrecer?

Quiabo cru fornece 7,03g de carboidratos, 3,2g de fibra, 2g de proteína e 0,1g de gordura. É um bom alimento para quem deseja emagrecer!

O Quiabo, fruto do quiabeiro, tem origem africana e é da família da malva. Em alguns casos é também chamada de quingombô, gombô, quibombó entre outras variáveis do nome. É um fruto verde e peludo, com sementes brancas redondas. Ela é muito utilizado na culinária antes de sua maturação, isso porque, quando próximo de maduro, o quiabo assume uma estrutura muito dura para consumo. A aparência das folhas é lobada com flores axilares, ou seja, brotam a partir das gemas axilares.

quiabo cru

Na culinária Brasileira, o quiabo é bastante utilizado em pratos típicos de algumas regiões, como é o caso do caruru — que é feito a partir do quiabo cozido e do camarão. Já os mineiros utilizam o quiabo com frango refogado ou carne refogada com quiabo. Há algumas pessoas que apreciam o prato cozido com tempero, no óleo, até ficar bem seco.

Benefícios do quiabo

O quiabo, apesar de seus tantos benefícios, não é um fruto tão apreciado pelas pessoas por causa da “baba” que ele solta. Mas ele é de fácil digestão e por isso é aconselhado para pessoas que sofrem com problemas digestivos. É também muito eficaz contra infecções intestinais, na bexiga e nos rins.

Há ainda algumas pessoas que defendem as propriedades curativas do fruto. De acordo com a literatura, estudos e algumas pesquisas de cunho científico, o quiabo tem propriedades como antiúlceras, anticangerígeno, redução de ataques cardíacos, diminuição do colesterol sanguíneo, alívio de desordens intestinais, inflamações no cólon, neutralização de ácidos, lubrificação do intestino e auxílio na melhora de queimaduras.

Propriedades do quiabo

Se já parece bom comer quiabo pra você que leu até aqui, pode apostar que as coisas vão melhorar. Todos esses benefícios, citados acima, são oferecidos graças às propriedades do quiabo. Vamos fazer um pequeno resumo de tudo que ele possui:

100 gramas de quiabo cru fornecem a quem come, aproximadamente, 33 calorias. Isso tudo com 7,03 g de carboidratos, sendo que 3,2 g são de fibra, 2 g de proteína e 0,1 g de gordura. É um bom alimento para quem quer emagrecer, já que é capaz de saciar o seu apetite com pouquíssimas calorias.

Nessas mesmas 100 gramas de quiabo, ainda encontramos:

  • Vitamina K (44%);
  • Vitamina 3 (36%);
  • Ácido fólico (22%);
  • Tiamina (17%);quiabo
  • Piridoxina (16,5%);
  • Niacina (6%);
  • Ácido pantotênico (5%);
  • Riboflavina (4,5%);
  • Vitamina E (2,5%).

Além de tudo isso, o fruto, ainda, traz vitamina A (12,5%) e os carotenoides betacaroteno, zeaxantina e luteína.

Já em relação aos minerais, tem-se o manganês (43%), magnésio (14%), cobre (10%), ferro (10%), fósforo (8%), cálcio (8%), zinco (5,5%) e selênio (1%).

Vale ressaltar que tudo isso é baseado em apenas 100 g de quiabo, possuindo apenas 33 calorias!

Motivos para comer quiabo

Bom, até aqui já mencionamos diversos benefícios reais do quiabo. Talvez você ainda não esteja convencido de consumir quiabo, já que é um fruto apreciado por poucas pessoas. Mas saiba que ainda há bons motivos para inclui-lo na alimentação:

Emagreça comendo quiabo

É um fruto que ajuda a emagrecer. Por ser uma hortaliça pouco calórica, pode e deve ser incluída em sua alimentação saudável. Ele trará saciedade e várias vitaminas e nutrientes, colaborando para o emagrecimento saudável.

Por ter muitas fibras, promove a sensação de saciedade com mais facilidade, o que faz você comer menos durante o dia, além de melhorar o funcionamento do intestino.

É claro que esses benefícios só serão notados se aliados a uma alimentação equilibrada.

Fortalece o sistema imune

O quiabo possui muitos agentes antioxidantes e, assim, previne doenças provocadas por ação de radicais livres. Ou seja, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, Alzheimer, degeneração, manchas senis, catarata e outras doenças que chegam com a idade avançada.

Ajuda a manter a saúde dos olhos

As altas quantidades de vitamina A e compostos carotenoides encontrados no quiabo protegem contra doenças oftalmológicas, como a catarata.

 

Há várias maneiras de preparar o quiabo e aproveitar todos os benefícios que ele possui. Teste várias receitas e veja qual você mais gosta. O importante é comer quiabo!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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2 Comentários

  1. Inaldo Lima
  2. Maria

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