Queratina – O que é? Para que serve? Aplicação e Uso

A queratina é um composto indispensável para muitas mulheres que desejam manter a aparência sempre saudável do cabelo. Presente em vários produtos, a substância é fundamental para manter a integridade dos fios.

Boa parte das pessoas só se dá conta que o cabelo precisa bem mais do que shampoo e condicionador quando está com problemas sérios no couro cabeludo. Daí saem em busca de soluções milagrosas.

É por isso que a queratina tem ganhado tanto destaque nos tratamentos capilares, visto que consegue devolver, em pouco tempo, a aparência salutar dos fios.

Queratina3

O que é a queratina?

Também conhecida como ceratina, trata-se de uma proteína fibrosa, presente na epiderme, que constitui cabelo, unhas e pelo. Quando essas partes do corpo estão afetadas pela ação de outros agentes, a queratina funciona como proteção.

O número de aminoácidos presentes nesta sustância é muito alto, por isso ela consegue restaurar o cabelo e outras áreas da epiderme.

No mercado, é possível encontrar os seguintes tipos de queratina:

  • Hidrolisada – seu manuseio e sua aplicação devem ser realizados por profissionais, pois há muita concentração da substância. Exageros no uso poderão provocar efeitos contrários;
  • Líquida – opção com menor concentração, e de fácil utilização, é vendida em ampolas e bisnagas;
  • Vegetal – versão produzida para atender o público vegano, que não utiliza produtos de origem animal. Tem eficácia bem parecida, porém pode deixar a fibra do cabelo mais dura;
  • Hidrogenada – compõem outros produtos cosméticos. Seu uso deve ser seguido de acordo com as informações do fabricante.

Queratina2

Para que serve a queratina?

Atualmente, o emprego deste produto está ligado aos cuidados com o cabelo, e sua principal função é a proteção. A substância impede, principalmente, a ação da água na epiderme, o que, normalmente, provoca o ressecamento.

Nos fios, a queratina é usada em técnicas como:

  • Cauterização – procedimento que consiste em diferentes etapas, que vai desde a limpeza profunda dos fios até a utilização de equipamentos (secadores e chapinhas). Aqui, o cabelo recuperará volume e densidade;
  • Reconstrução capilar – reconstrói fios danificados por diversos problemas. Durante o processo, são devolvidos nutrientes importantes ao cabelo, o que devolve o brilho e maciez, também. Existem diferentes formas de realizar este processo, porém, é normalmente utilizado o shampoo anti resíduos para fazer aplicação da queratina.

Vale lembrar que o uso da queratina não é a mesma coisa da hidratação capilar. Esse segundo processo consiste em devolver água aos cabelos, e, como vimos, a queratina devolverá proteínas.

[LEIA TAMBÉM: ÓLEO DE RICÍNIO PARA O CABELO]

Queratina

Formas de aplicar a queratina

Existem maneiras bem comuns para usar esta substância no cabelo. Confira, abaixo, algumas sugestões bem práticas:

  • Direto nos fios – neste caso, a versão mais adequada é a queratina líquida; ela deve ser borrifada diretamente no cabelo; depois, retirada e substituída pelo shampoo; em seguida, é preciso aplicar novamente a queratina, agora deixando por alguns minutos; o procedimento finaliza com um novo enxágue, e a aplicação de uma máscara hidratante;
  • Queratina + hidratação – é possível aplicar esses 2 produtos ao mesmo tempo; aqui, também é a versão líquida a recomendada. Separe até 2 colheres de sopa da hidratação, e associe a uma ampola de queratina; deixe agir nos fios, por alguns minutos; enxágue, utilize condicionador (para fechar as cutículas) e retire o produto em um novo enxágue;
  • Para finalizar tratamento – antes de usar escova e chapinha, é possível aplicar a queratina para proteger o cabelo. O processo é simples: realize a lavagem com shampoo. Em seguida, utilize a queratina; ao final do procedimento, o cabelo estará pronto para receber o calor da escova e chapinha.

Aparentemente, são procedimentos simples, mas é interessante que só sejam realizados por profissionais. Afinal, existem técnicas mais adequadas para passar o produto no cabelo. No enluvamento das mechas, por exemplo, é necessário bom manejo para que os fios absorvam por completo o produto.

Quando usar a queratina?

No cabelo, o uso da queratina é aconselhável quando:

  • Quebradiço, frágil;
  • Após processos químicos (aplicação de escova progressiva, uso de alisante, pintura, descoloração, etc.);
  • Aparência opaca (sem brilho);
  • Queda excessiva dos fios.

É só seguir a um salão de beleza de boas referências para realizar alguns dos tratamentos mencionados.

No mercado, será fácil encontrar a queratina para o cabelo. Em lojas especializadas em cosméticos, supermercados e sites de produtos de beleza é possível achar ótimos produtos. Os valores são bem em conta, mas pesquise as marcas que tenham licença dos órgãos fiscalizadores (Anvisa, Ministério da Saúde, etc.)

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Óleo de Rícino faz o cabelo crescer em quanto tempo?


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário