Quem tem colesterol alto pode comer ovo?

Você sabe se quem tem colesterol alto pode comer ovo? Descubra essa e outras informações completas, aqui no Quero Viver Bem!

A resposta é simples: pode, porém, tudo depende da quantidade e da forma de preparo. Muitos estudos atuais desmistificaram o ovo como um dos grandes problemas para o funcionamento do sistema cardiovascular.

A universidade norte-americana do estado do Minnesota vem pesquisando a respeito do tema há mais de 20 anos. O que se percebeu é que doenças do coração não aumentam pelo consumo do alimento.

Ao contrário do que muitos cardiologistas afirmavam, sem comprovação, o consumo do ovo não altera os níveis de colesterol, tampouco aumenta os riscos de infarto ou derrame.

E isso vai mais além, pesquisadores do Kansas (EUA) mostram que o ovo é rico em lecitina, molécula que favorece o trabalho do intestino na absorção de gordura. Logo, esse alimento contém substâncias que combateriam o aumento do colesterol.

comer ovo emagrece

Tudo com limite

Evidente que, mesmo apagando a imagem de vilão, deve haver um limite na ingestão do ovo. Sabemos que, em muitas receitas, existem outros ingredientes favoráveis ao aumento do colesterol.

Então, pessoas que já têm uma tendência ao acúmulo de gordura no sangue devem, antes de tudo, montar um cardápio alimentar adequado. A orientação é sempre busca o equilíbrio.

Os alimentos que mais prejudicam a saúde e que aumentam o colesterol são as frituras, açúcares, farinhas refinadas e alimentos industrializados.

O ovo é indispensável, pois o alimento inteiro (da casca à clara), é rico em nutrientes, como:

  • Cálcio;
  • Vitaminas;
  • Proteínas;
  • Gorduras do bem.

Dosando seu consumo, o indivíduo conseguirá aproveitar todos os benefícios.

Sugestões de consumo

ovo no café da manhã

Para quem não quer aumentar os níveis de colesterol, é preciso conhecer as melhores formas de comer ovo. Entenda como as receitas mais básicas influenciam nesse aspecto:

  • Ovo “frito” – sempre que for comê-lo assim, maneire na adição de gordura. Para isso, basta untar uma frigideira antiaderente com um fiozinho de azeite de oliva, óleo de coco ou manteiga– esse processo perde um pouco o sabor, mas também é saboroso e bem mais saudável;
  • Ovo cozido ou poché – são as melhores formas de comer o alimento e de aproveitar seus nutrientes. É só acertar no tempo de cozimento;
  • Ovo mexido – um clássico em muitos cafés da manhã, aqui vale a mesma dica do ovo frito: utilize uma frigideira antiaderente untada com bem pouca gordura, o suficiente para não grudar.
  • Omelete – a opção mais versátil de todas! Você pode adicionar os ingredientes que quiser, de preferência os mais saudáveis como legumes, verduras, temperos naturais, queijo, sementes, frango desfiado, carne moída.

Ou seja, ninguém precisa ficar com medo de comer ovo, nem retirar a gema! Consumindo-o moderadamente nas formas citadas acima, ele é um excelente alimento para todos! Se você está com o colesterol alto e quer mudar sua alimentação, não deixe de ler esse texto.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Coma com moderação e o ovo será um grande aliado para a sua saúde. http://bvsms.saude.gov.br/component/content/article?id=2778


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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