Quem tem colesterol alto pode comer ovo?

Pode, porém, tudo depende da quantidade e da forma de preparo. Muitos estudos atuais desmistificaram o ovo como um dos grandes problemas para o funcionamento do sistema cardiovascular.

A universidade norte-americana do estado do Minnesota vem pesquisando a respeito do tema há mais de 20 anos. O que se percebeu é que doenças do coração não aumentam pelo consumo do alimento.

Ao contrário do que muitos cardiologistas afirmavam, sem comprovação, o consumo do ovo não altera os níveis de colesterol, tampouco aumenta os riscos de infarto ou derrame.

E isso vai mais além, pesquisadores do Kansas (EUA) mostram que o ovo é rico em lecitina, molécula que favorece o trabalho do intestino na absorção de gordura. Logo, esse alimento contém substâncias que combateriam o aumento do colesterol.

comer ovo emagrece

Tudo com limite

Evidente que, mesmo apagando a imagem de vilão, deve haver um limite na ingestão do ovo. Sabemos que, em muitas receitas, existem outros ingredientes favoráveis ao aumento do colesterol.

Então, pessoas que já têm uma tendência ao acúmulo de gordura no sangue devem, antes de tudo, montar um cardápio alimentar adequado. A orientação é sempre busca o equilíbrio.

O ovo nessa dieta é indispensável, pois, o alimento inteiro (da casca à clara), é rico em nutrientes, como:

  • Cálcio;
  • Vitaminas;
  • Proteínas.

Dosando seu consumo, o indivíduo conseguirá aproveitar todos os benefícios.

Sugestões de consumo

ovo no café da manhã

Para quem não quer aumentar os níveis de colesterol, é preciso conhecer as melhores formas de comer ovo. Entenda como as receitas mais básicas influenciam nesse aspecto:

  • Ovo com margarina, manteiga ou óleo – é a forma mais popular, porém a menos recomendada, justamente pela gordura adicional. Sempre que for comê-lo assim, maneire na adição de gordura. Há, ainda, a opção de frita-lo sem margarina ou óleo, basta utilizar uma frigideira antiaderente – esse processo perde um pouco o sabor, mas é saudável;
  • Ovo cozido ou poché – são as melhores formas de comer o alimento e de aproveitar seus nutrientes. É só acertar no tempo de cozimento.

Referências utilizadas neste conteúdo:

Coma com moderação e o ovo será um grande aliado para a sua saúde. http://bvsms.saude.gov.br/component/content/article?id=2778


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