Queijo Cottage: Quais São Seus Benefícios? Cuidados Necessários

Quer saber quais são os principais benefícios do queijo cottage para sua saúde? Veja aqui quais são eles, como consumir e como preparar em casa!

O queijo cottage tem sido incorporado gradativamente nas dietas de emagrecimento, devido ao seu baixo teor de gordura e alto teor de proteína, se em comparação a outros queijos magros, como o minas e a ricota. Ou seja, além de oferecer substâncias importantes para o organismo, não proporciona um aumento do peso corporal, por ser pouco calórico. Veremos, em detalhes, todos os seus benefícios, bem como orientações sobre como usá-lo na dieta e também como fazer um bom queijo cottage em casa.

Benefícios do queijo cottage para a saúde

Queijo Cottage: Quais São Seus Benefícios? Cuidados Necessários

Quem quer perder peso pode acrescentar o queijo cottage na dieta, pois ele alimenta e, ao mesmo tempo, dá saciedade, possibilitando que se coma menos até a próxima refeição. Além disso, esse tipo de queijo é rico em proteínas, em especial, a caseína, formada por vários aminoácidos essenciais.

Por conta de sua lenta absorção, a caseína impede o catabolismo e facilita o ganho de massa muscular. Ou seja, quem precisa perder peso e ganhar massa magra deve contar com esse alimento na sua dieta diária.

Nesse queijo, também há a riboflavina, que auxilia na conversão de carboidratos em energia, ideal para quem faz exercícios. O queijo cottage concentra, ainda, altos índices de ácido linoleico (CLA), responsável por reduzir a gordura do abdômen – inimiga do peso e altamente prejudicial ao coração. Outra substância presente nesse tipo de queijo que auxilia a saúde do coração é o magnésio, que previne ataques cardíacos.

O queijo cottage atua na saúde das pessoas, protegendo as células contra os efeitos oxidantes do organismo, eliminando os radicais livres que causam o envelhecimento precoce e vários tipos de câncer – efeitos proporcionados pelo selênio que consta em sua composição.

Rico em cálcio, o queijo cottage ajuda a fortalecer ossos e dentes. Além disso, essa substância é importante para as grávidas, que necessitam do mineral para que o feto se desenvolva plenamente. Mulheres na menopausa também devem consumir mais alimentos ricos em cálcio, como o queijo cottage, pois eles ajudam a combater a osteoporose.

Como usar o queijo cottage na dieta

Apesar de ser saudável, é recomendável tomar cuidado no consumo do queijo cottage, pois ele tem uma quantidade considerável de gordura, ainda que menos em comparação aos demais queijos brancos. A recomendação de especialistas é de que a pessoa coma em torno de duas colheres de sopa de queijo cottage por dia, lembrando que essa quantidade carrega em torno de 3,5 gramas de gordura.

Você pode colocar o queijo cottage no pão integral, na torrada, no sanduíche natural, na sopa, combinando tanto no café da manhã como no almoço e jantar. No entanto, nutricionistas alertam para a importância de variar o cardápio, pois isso irá garantir um melhor resultado da dieta no organismo.

Como o queijo cottage tem bastante proteína, você pode variar o seu consumo com um ovo mexido no dia seguinte, ou uma pasta de frango desfiado e um tofu bem temperado.

Como fazer queijo cottage em casa

Queijo Cottage: Quais São Seus Benefícios? Cuidados Necessários

Um ponto bastante favorável para o queijo cottage é que é plenamente possível produzi-lo em casa. Um dos benefícios para esse fato está em evitar produtos industrializados, que por mais que digam que são saudáveis, acabam sendo elaborados de forma mecânica e acrescentando substâncias para conservar o aliemnto, o que pode trazer prejuízos à sua saúde.

Outro aspecto positivo é que fazer o seu queijo cottage caseiro faz com que você ainda economize algum dinheiro, já que acaba sendo mais barato produzi-lo em casa do que comprá-lo no supermercado. Veja, a seguir, como produzir um delicioso queijo cottage caseiro.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Leve o leite integral ao fogo;
  2. Mexa até levantar fervura, então desligue;
  3. Acrescente quatro colheres de sopa de vinagre;
  4. Coloque, caso o leite não coalhe, mais duas colheres de sopa de vinagre;
  5. Adicione sal, mexa com uma colher e deixe a mistura descansar, por cerca de 20 minutos;
  6. Despeje em uma peneira e deixe que o soro escorra totalmente;
  7. Leve a mistura para uma vasilha e armazene-a na geladeira.

O queijo cottage dura entre quatro e cinco dias, desde que esteja refrigerado.


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Um Comentário

  1. Silza

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