Queijo Coalho – O que é? Benefícios e Como Preparar em Casa

Você sabia que o queijo coalho pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-lo em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

A fabricação de queijos tem uma longa história e é, basicamente, uma arte. Há 12 mil anos a.C., na era conhecida como paleolítico superior, Aristeu, um dos filhos de Apolo, rei da Arcádia, foi quem descobriu o queijo – e a partir dessa lenda que o queijo se tornou um dos alimentos mais populares.

Na verdade, o seu “boom” aconteceu no século XIX, quando a produção, que antes era artesanal, passou a industrial, além de ter a chamada pasteurização.

O queijo coalho é uma dessas iguarias que atiçam o paladar. Você sabe como ele é feito? Por que foi dado esse nome? Entenda seus benefícios e como é seu modo de preparo!

queijo coalho

O que é queijo coalho?

Graças ao extenso território brasileiro, podemos nos deparar com uma grande variedade de queijos. Cada canto do país apresenta algum tipo de queijo diferenciado, com sabores, nomes ou texturas interessantes.

O queijo coalho, nesse caso, é um produto típico do Sertão nordestino e, por isso, pode ser chamado de queijo do Sertão. Esse queijo tem lugar de destaque na culinária da região, em especial por ser símbolo das praias brasileiras, feito na brasa e vendido diretamente aos banhistas. Por isso, ele é considerado o queijo mais consumido do país.

Como é feito o queijo coalho?

receitas com queijo coalho

De modo geral, um queijo é um produto derivado do leite, obtido a partir da coagulação e fermentação (de vaca, de cabra, de ovelha, etc.), cuja massa é comprimida e moldada, até adquirir aquela forma característica.

A produção do queijo coalho deve ser iniciada com o entendimento do coalho em si – um grupo de enzimas que, entre várias funções, tem como objetivo auxiliar na coagulação do leite. Durante essa fase (coagulação), há a separação entre o sólido (coalhada) e o líquido (soro).

No caso do queijo coalho, ainda é necessário destacar que sua produção exige o leite cru, isto é, aquele leite que não passou por pasteurização (nome dado ao processo de aquecimento do leite para a retirada de microrganismos). O coalho é dissolvido no soro e, em seguida, misturado ao leite, onde deverá permanecer descansando, por cerca de 40 a 50 minutos.

Logo, um corte é feito em dois sentidos, além da preparação para a colocação da massa em uma forma. Nela, a prensa retira o líquido extra e faz a adição do sal.

O tempo de descanso para o queijo, nessa fase, é de 24 horas. Passado esse tempo, o queijo coalho está pronto, sendo que ele precisa ser levado para maturar, caso seja de versão curada. A maturação do queijo faz com que haja uma intensificação do sabor, processo em que o queijo faz um descanso com temperatura, umidade e tempo controlados.

São necessários 10 litros de leite para fazer 1 kg de queijo coalho. Os maiores produtores deste tipo de queijo, no Brasil, são Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Quais os benefícios do queijo coalho?

O queijo coalho não é só saboroso, como também saudável, quando analisado do ponto de vista nutricional, pois conta com proteínas, vitaminas lipossolúveis, fósforo, cálcio, vitamina B e poucas calorias. Entretanto, ele tem um alto teor de gordura.

Esse malefício pode ser facilmente controlado pelo consumo moderado do queijo coalho – infelizmente grande parte das pessoas utiliza esse queijo em receitas calóricas ou como acompanhamento de outras iguarias igualmente gordurosas.

Confira, aqui, quais são os benefícios do queijo coalho:

  • Auxilia na prevenção da osteoporose;
  • Evita a arteriosclerose;
  • Facilita a absorção de zinco pelo organismo;
  • Previne ataques cardíacos, derrames e tromboses;
  • Previne o câncer;
  • Regula a flora intestinal;
  • Tem ação antioxidante, o que pode ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

O que caracteriza o queijo coalho, ainda, é sua resistência ao calor e sua massa branca. Pouco salgado, esse alimento é funcional, contando com um leve grau de acidez. Seu sabor é agradável, tanto em preparos assado ou tostado.

Como preparar queijo coalho em casa?

queijo coalho benefícios

Caso você não tenha a oportunidade de comprar seu queijo coalho, que tal aprender como fazer um em casa? Leve em conta que a receita, abaixo, serve para elaborar 2 queijos (em torno de 500 gramas cada um).

Você precisará de:

  • 10L de leite pasteurizado (aqueles em saquinho) – do tipo “C” ou “B”;
  • 5ml de cloreto de cálcio;
  • 2ml de coagulante quimase (dissolva em 3 colheres de água filtrada);
  • 1 termômetro para laticínios;
  • 2 formas retangulares;
  • 100g de sal.

Cuidado para não usar leite “homogeneizado”, leite direto da fazenda exige o processo de pasteurização. Também, não compre “leite em caixinha”, ok?

Como fazer o queijo coalho:

  1. Coloque o leite na panela e aqueça-o, até atingir 36°C (para controlar, use o termômetro);
  2. Desligue o fogão e adicione os ingredientes – faça isso de forma uniforme, sempre mexendo por 1 minuto, a cada ingrediente adicionado, e coloque o coagulante por último;
  3. Deixe o leite em repouso, por 30 a 40 minutos, observando se houve a formação de uma coalhada lisa, compacta e firme – se ela começou a desgrudar da panela, é um bom sinal;
  4. Use uma faca para fazer cortes paralelos e cruzados por toda a extensão (mais ou menos na distância de 1 centímetro entre cada um);
  5. Deixe em repouso por 5 minutos. Haverá a formação de um soro em um tom sutil de verde, o que indica que está tudo indo bem;
  6. Comece a mexer de maneira circular, por toda a extensão e profundidade da panela, durantes, aproximadamente, 20 minutos;
  7. Faça o aquecimento da massa, sempre mexendo constantemente, até que se atinja 45 °C;
  8. Desligue o fogo e mexa por mais 20 a 30 minutos, até que você observe a secura dos grãos (quando a massa ficar mais firme e seca).

Para ter uma ideia, o ponto do queijo coalho acontece após 60 a 70 minutos, contados a partir do primeiro corte realizado.

Ao atingir esse ponto, faça a retirada total do soro e deve-se fazer a salga (dissolva o sal em uma pequena quantidade do soro retirado). Mantenha a massa em repouso, por 10 minutos, e coloque-a nas formas que separou.

Quer saber mais sobre queijos? Confira os conteúdos sobre queijo cottage, minas, ricota e branco.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário