Queda de cabelo na menopausa: causas e sintomas.

A menopausa é uma fase comum da vida das mulheres. Ao chegar determinada idade, todas irão passar por ela. Os seus sintomas são bem característicos, como as ondas de calor e o que mais incomoda: a queda de cabelo na menopausa.

O cabelo feminino é uma das grandes paixões das brasileiras, sendo que a perda dele causa uma queda abrupta na autoestima e faz com que as mulheres não se sintam mais tão atraentes como antigamente. Somado aos distúrbios hormonais causados nesse período, essa fase é uma das mais marcantes na vida da mulher.

No entanto, há tratamentos para amenizar os sintomas, incluindo para a queda de cabelo! Quer saber mais sobre como enfrentar essa etapa? Continue a leitura!

Entenda a menopausa

Queda de cabelo na menopausa: causas e sintomas.

A primeira coisa que você precisa saber é entender como a menopausa acontece. Ela é um marco na vida das mulheres, as quais passam da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva. É nesse período que a menstruação cessa, assim como a produção de estrogênio e progesterona.

No entanto, a diminuição dos hormônios acontece gradativamente, sendo que uma mulher entra na menopausa um ano após parar de menstruar, mesmo que dentro desse período ela menstrue ocasionalmente. Esse tempo é chamado de climatério, conhecido (e temido) pelas fortes ondas de calor.

Geralmente, acontece entre os 45 e 55 anos, mas pode ser que venha antes dos 45, conhecida como menopausa precoce, ou depois dos 55, chamada de menopausa tardia. São vários os sintomas, entre eles o ressecamento vaginal, a insônia, a diminuição da libido, a queda de cabelo entre outros.

Queda de cabelo na menopausa é normal?

A queda de cabelo durante a menopausa é completamente normal. Faz parte dos sintomas que afligem as mulheres nesse período. No entanto, é possível evitá-la!

À medida que uma mulher envelhece, o seu cabelo sofre alterações, podendo ocorrer a queda dos fios. Na menopausa, isso acontece devido à diminuição da taxa hormonal, afinal, o estrogênio é um dos responsáveis por promover um crescimento saudável dos fios, e sem ele o cabelo enfraquece e, consequentemente, caí.

É comum o cabelo cair, mesmo antes da menopausa. O crescimento dos fios funciona da seguinte forma: o estrogênio estimula o crescimento constantemente, exceto no “período de descanso”, que dura 3 meses. Após esse tempo, o cabelo volta a crescer ativamente, empurrando os fios antigos, que tendem a cair.

A queda de cabelo na menopausa é intensificada, já que não há estrogênio suficiente para fortalecer os fios. Além disso, essa fase é marcada pelo aumento na produção do androgênio, que, por sua vez, estimula que os fios entrem em “período de descanso” antes da época -o que contribui para o enfraquecimento.

Como evitar? Quais são os cuidados?

A queda de cabelo na menopausa está diretamente ligada aos níveis hormonais. O tratamento de reposição é um dos mais recomendados pelos médicos especialistas, já que, além de evitar a queda de cabelo em excesso, diminui outros sintomas, como o calor excessivo, a depressão e, até mesmo, a sudorese.

No entanto, essa reposição só deve ser realizada com um diagnóstico e uma recomendação de um ginecologista. Não é possível iniciar o tratamento sem uma consulta, pois o excesso de hormônios femininos também pode ser altamente prejudicial à sua saúde.

Outra forma de amenizar o problema é pela alimentação. Há alimentos saudáveis que contribuem para o bom funcionamento do organismo e estimulam o crescimento e fortalecimento dos fios. São eles:

  • Carnes magras, como frango, peixe ou carne vermelha sem/ pouca gordura;
  • Fígado;
  • Queijo cottage;
  • Legumes em geral (também contribuem para aliviar outros sintomas);
  • Feijão;
  • Cereais integrais;
  • Abacate;
  • Nozes;
  • Uva passa;
  • Tâmaras;
  • Sementes;
  • Cebola;
  • Ovos;
  • Soja;
  • Tofu;
  • Iogurte;
  • Óleo de canola;
  • Azeite de oliva.

Esses alimentos são facilmente encontrados em supermercados e devem ser incluídos em seu cardápio diário. Experimente, por exemplo, ter, pelo menos, um item dessa lista em cada refeição (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Dessa forma, você garante que o seu corpo estará bem nutrido e promove a saúde dos fios de cabelo.

Ao sentir os sintomas da menopausa se aproximando, agende uma consulta médica, para avaliação e acompanhamento.


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Um Comentário

  1. Leila Ferreira da Costa.