Quantos dentes temos na boca?

Confira aqui quantos dentes temos na boca em cada etapa da vida: detalhes da dentição infantil e adulta.

A quantidade de dentes que temos na boca depende da idade. Quando crianças, temos 20 dentes de leite – sendo 10 na parte superior e outros 10 na parte inferior. À medida que os decíduos se vão, nascem em seus lugares 32 dentes permanentes, os quais compõem a arcada dentária adulta.

Algumas pessoas podem ter dentes a menos, mas nunca a mais. Há, por exemplo, quem nasça sem os incisivos laterais ou os dentes do siso. Inclusive, há estudos que comprovam a tendência dos humanos possuírem arcadas dentárias cada vez menores. Acredita-se que tal fato se dê pela perda de utilidade dos terceiros molares, que antes eram usados para dilacerar a carne dos animais e, hoje, já não representam tantas vantagens para a espécie.

[VEJA TAMBÉM: com quantos anos nasce o dente do siso?]

Dentição infantil

dentes de leite

Os dentes começam a sair para fora da gengiva dos bebês por volta dos seis meses de idade. Essa dentição primária se desenvolve completamente até os dois anos, em média.

Ao todo, crianças a partir dos dois anos possuem 20 dentes de leite, que deverão cair antes da puberdade para dar lugar à dentição adulta. Essa, por sua vez, é composta de dentes mais fortes e com raízes mais longas, motivo pelo qual os tornam permanentes.

Dentição adulta

dentes permanentes

A maior parte dos adultos tem 32 dentes na boca. Ao todo, são 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). Essa formação deve estar completa até o fim da adolescência, por volta dos 20 anos, quando os dentes do siso nascem.


Referências utilizadas neste conteúdo:

BARRIL, Manuel. Taxa de prevalência do terceiro molar incluso numa população da UFP. Universidade de Fernando Pessoa, 2010.Disponível em <https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/1452>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário