Quantas calorias tem um ovo? Emagrece?

Confira aqui quantas calorias tem cada tipo de ovo, entenda se a quantidade representa um valor alto ou baixo e se ele pode ser utilizado para emagrecer.

Uma unidade de ovo (55g) cozido possui, em média, 92 calorias. A gema crua é a parte mais calórica – 50 g possuem 161 calorias -, enquanto que a mesma quantidade da clara representa 26 calorias. Para uma dieta de 2.000kcal diárias, consumir um ovo representa 5% do valor diário nutricional necessário.

A quantidade calórica dos ovos pode variar conforme o tipo. Os vermelhos, tipo granja, são um pouco menos calóricos do que os brancos, por exemplo. Para te ajudar na hora de escolher o que vai colocar no prato, confira, abaixo, quantas calorias têm uma porção de cada tipo de ovo:

  • Ovo tipo grande branco classe A – 92 kcal;
  • Ovo tipo grande vermelho classe A – 75 kcal;
  • Ovo de codorna – 17,6 kcal;
  • Ovo caipira orgânico – 74 kcal.

comer ovo emagrece

Comer ovo emagrece?

Não há nenhum nutriente especial no ovo que leve ao emagrecimento, como é o caso da propriedade termogênica do abacaxi ou da sensação de saciedade dos alimentos ricos em fibras.  Alguns regimes, como a dieta do ovo, colocam esse alimento como um potencial herói para quem quer reeducar a alimentação. No entanto, não há nada que garanta que o processo funciona.  Já falamos, aqui, sobre como funciona a dieta do ovo. 

Em contrapartida, nutricionistas recomendam que o ovo seja só um complemento do prato e que não se deve consumir mais do que uma unidade por dia. Afinal, uma unidade de ovo possui cerca de 224mg de colesterol  – o que faz com que o consumo excessivo possa desequilibrar os níveis de HDL no sangue.

Isso não quer dizer que comer ovo seja ruim. O alimento contém valores altos de cálcio (90% do nutriente está na gema), colina, vitamina A, vitamina D, vitamina E, fósforo e antioxidantes naturais. Saiba mais sobre o assunto no conteúdo sobre benefícios do ovo.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário