Qual o melhor horário para tomar suco detox

O suco detox é uma opção simples para hidratar e nutrir o organismo. Desde o seu surgimento, são muitas as receitas que prometem eliminar as toxinas e favorecer a boa saúde e o emagrecimento. Entretanto, surge a dúvida: qual o melhor horário para tomar suco detox?

Jejum, café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia, antes ou depois do treino? Para aproveitar os benefícios do suco detox, como a melhora do intestino, o aumento da disposição, a eficácia do sono, a boa memória, além de pele e cabelos mais bonitos, será que há horários mais adequados para ingerir essa bebida à base de frutas e verduras? Vamos conferir:

dieta detox como fazer

Vantagens de tomar o suco detox pela manhã

Muitos nutricionistas indicam a ingestão de suco verde pela manhã, em “jejum”, isso porque eles afirmam que a absorção das vitaminas e dos minerais é mais acentuada com o estômago vazio.

De fato essa é uma boa dica, pois o suco detox é uma alternativa saudável para a quebra do jejum, afinal ficamos, no mínimo, 8 horas sem ingerir alimentos durante o sono. A bebida possui muitos nutrientes que promovem a desintoxicação e favorecem a limpeza hepática, por isso dá uma força a mais para o organismo logo cedo, conferindo mais energia ao longo do dia.

O fígado é o principal órgão atuante na desintoxicação, pois ele é capaz de captar as toxinas de alimentos, medicamentos e, até mesmo, do ar que nosso organismo absorve, e eliminá-las pela urina e pelas fezes.

Mas, para que isso aconteça, ele precisa funcionar adequadamente – e é aí que entrar o papel do suco detox, ajudando nesse processo. Embora existam muitos tipos de sucos desintoxicantes, os que são verdes são os melhores, pois eles possuem clorofila, uma substância oriunda de vegetais verdes escuros, como salsinha, couve, salsão e hortelã.

Em suma, o melhor horário de tomar o suco detox pela manhã é ao acordar, em jejum. No entanto, nada impede que você ingira no intervalo da manhã ou antes de uma atividade física – tudo vai depender do seu plano alimentar.

Vantagens de tomar o suco detox à tarde

A ingestão do suco detox nos horários entre o lanche da tarde e o início da noite também é muito bem-vindo, inclusive, alguns nutricionistas concordam que é uma boa alternativa, pois a bebida fortalece a imunidade e melhora a qualidade do sono.

Um organismo livre de toxinas consegue absorver muito mais nutrientes, e o suco detox favorece todo esse processo, facilitando a regulação de hormônios importantes para o sono – como é o caso da melatonina. Para quem busca relaxar no período noturno, pode ser uma boa opção ingerir a bebida nesse horário.

Vantagens de tomar o suco detox à noite

Em contrapartida, alguns nutricionistas afirmam que tomar suco detox à noite é melhor do que pela manhã em jejum e demais horários.

A explicação é dada devido ao horário de desintoxicação do fígado, que ocorre melhor no período noturno. A verdade é que, durante o sono, o organismo começa a executar inúmeros processos vitais, como se fizesse um balanço de tudo o que ocorreu durante o dia, processando e eliminando toxinas que não agregam nada para nossa saúde.

Para ajudar nesse processo de desintoxicação, é recomendada a ingestão do suco 1 hora após o jantar, desse modo, sua ação vai ter uma potência máxima.

dieta detox sucos

Vantagens de tomar o suco detox antes e depois do treino

Durante a atividade física, o corpo usa os nutrientes como fonte de energia, mas é claro que a quantidade vai depender da intensidade do exercício e do objetivo. Exatamente por isso que os especialistas recomendam ingerir frutas ou algum tipo de carboidrato em atividades acima de uma hora, pois o intuito é assegurar o estoque de vitaminas e minerais.

O suco detox é uma forma muito fácil e rápida de garantir o aporte desses nutrientes. Se um praticante de atividade física quiser ter um bom rendimento e recuperação muscular, o suco detox é uma opção para garantir que os nutrientes essenciais não faltem no organismo.

No pré-treino, por exemplo, é indicado tomar um suco detox com alimentos que possuem propriedades vasodilatadoras, como maçã, uva, melancia ou beterraba. Desse modo, o oxigênio chega aos músculos, dando mais disposição durante a atividade, sendo indicada a sua ingestão cerca de 45 minutos antes do exercício.

O suco detox pode ser usado também no pós treino para repor os nutrientes como alguns minerais que são eliminados no suor, proteínas  e carboidratos. Nesse caso, os nutricionistas apostam em bebidas que usam frutas, iogurtes, leites ou suplementos protéicos.

Resumindo, o suco detox é muito saudável a qualquer hora do dia, mas o melhor horário para tomá-lo vai depender do seu objetivo e de quais ingredientes serão usados para fazer o suco.

Na dúvida, consulte uma nutricionista, a fim de elaborar um plano alimentar que se encaixe ao seu objetivo.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário