Qual nível de glicose é considerado diabetes?

Confira aqui quais são so níveis de glicose considerados normais, a partir de quanto é pré-diabetes ou diabetes. Entenda como é feito o diagnóstico.

O nível de glicose no sangue em jejum para ser considerado diabetes é qualquer valor acima de 126 mg/dL. Considera-se pré-diabético aqueles que têm níveis entre 100 e 125 mg/dL. O valor normal de glicemia em jejum é de até 99 mg/dL.

Para que a diabetes seja diagnosticada, também é feito o exame de hemoglobina glicada, o qual também serve para medir a glicose no sangue, mas de modo preciso. Com ele, é possível descobrir quantas moléculas de sangue se ligam à hemoglobina e qual foi o consumo médio de açúcar nos últimos 90 dias – que é o tempo de vida da célula.

No exame de glicemia glicada, quem tiver valores entre 5,7% e 6,4% é considerado pré-diabético; já para os valores acima de 6,5% diagnostica-se diabetes.

glicemia em jejum valores

Como é feito o exame

O exame da glicemia consiste na coleta de sangue após oito horas de jejum. Já o teste de hemoglobina glicada acontece de forma muito semelhante, mas com a diferença de que não precisa ser feito em jejum para a retirada do sangue.

Quem é diagnosticado com a diabetes precisa fazer o exame de glicemia todos os dias, a fim de saber quanto aplicar de insulina. Este procedimento pode ser realizado com a ajuda de canetas medidoras.

 A pré-diabetes

A diabetes é uma doença silenciosa, sendo que a melhor forma de diagnosticá-la é por meio dos exames de rotina. Quando o indivíduo está na pré-diabetes, ainda é possível reverter a condição por meio de mudanças na alimentação e prática de atividades físicas. Confira, aqui, dicas de dietas para diabéticos.

A pré-diabetes costuma durar entre 3 a 5 anos até que se desenvolva a diabetes, propriamente dita – que ocorre quando o corpo deixa de reconhecer o hormônio da insulina. Já explicamos, aqui, quais são as causas e os tratamentos da diabetes tipo I e II.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário