Qual exercício é ideal para emagrecer? 4 opções descomplicadas!

Está atrás de exercícios que te ajudem a ter aquele tão sonhado corpo escultural, mas não sabe qual é ideal para emagrecer? Confira, aqui, os 4 melhores!

Nos dias de hoje, a tendência em perder peso aumentou muito. Após anos de estudo, diversas teses e artigos científicos descobriram que emagrecer não é apenas algo para manter um físico desejado ou estético, mas também para melhorar a qualidade de vida, a longevidade, os problemas de saúde e as articulações.

A procura por uma vida mais saudável está cada dia mais em evidencia. A perca de peso, hoje, é o principal fator procurado em todas as academias ou nos locais de atividade física.

Mais do que treinamento de alto rendimento ou para ganho de volume muscular, a preocupação com a saúde está em evidência, e a conscientização sobre emagrecimento está cada vez mais adepta pela sociedade.

Confira, a seguir, 4 exercícios simples e fáceis de fazer, que te ajudarão a emagrecer!

Pular corda

Pular corda

Pular corda é um exercício eficiente e que tem uma grande vantagem: não precisar sair de casa. Basta ter uma corda, um espaço que possa ser manejado, um bom tênis para reduzir impactos e vontade de treinar.

Benefícios

A corda possui vários benefícios. Além de queimar calorias e emagrecer, ela auxilia na tonificação muscular, no aumento de força de braços e pernas e no fortalecimento da estrutura óssea. Os movimentos de salto e rotação de braços trabalham a estrutura óssea de ombro, coluna vertebral e pernas, prevenindo a osteoporose e melhorando a coordenação motora e os reflexos.

Como fazer?

Na posição em pé, com o corpo ereto e a coluna também, pegue nas duas extremidades da corda e comece a fazer movimentos circulares, formando um arco com a corda, ao mesmo tempo que ela é girada. Salte com os dois pés quando a corda atingir o solo, saltando por cima dela. Repita esse movimento combinado de giro da corda mais salto.

Comece com sequências de 30 segundos em velocidade baixa, durante um período de 5 a 10 minutos, depois, conforme for pegando ritmo, aumente para sequências de 1 minuto, por um período de 10 a 30 minutos.

[VEJA TAMBÉM: SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER E QUEIMAR GORDURA]

Corrida

calorias da corrida de rua

Corrida é um dos principais exercícios utilizados por quem quer emagrecer. Basta ter foco, força de vontade e disposição que seus resultados aparecerão rápido. Também não necessita de aparelhos e é de fácil execução.

Benefícios

A corrida é uma atividade que acelera o metabolismo não apenas no momento da execução. Ela continua durante um período de uma a duas horas após o termino da atividade. Com isso, outros benefícios são adicionados à prática, são eles: melhora na qualidade do sono, redução da variação de pressão arterial, aumento do condicionamento físico, melhora da capacidade cardiorrespiratória e melhora do nível de colesterol.

Como fazer?

Comece alongando todas as articulações e musculaturas a serem trabalhadas (perna, tornozelo, braços e quadril).

Após alongar, comece com uma caminhada de 5 minutos para aquecer a articulação. Comece a correr em um ritmo que se sinta confortável, sempre em passadas largas e continuas.

Os cotovelos devem estar flexionados, formando um angulo de 90 graus para ajudar no equilíbrio e impulso do corpo.

O abdômen deve estar levemente contraído, para dar suporte à coluna; o joelho deve ser dobrado quando a perna for lançada para trás; por fim os pês devem primeiramente tocar o calcanhar e transferir o peso para a planta do pé.

[VEJA TAMBÉM: RECEITAS PARA EMAGRECER RÁPIDO]

Musculação

musculação como fazer

Apesar de muitos acreditarem que a musculação só serve para aumento de massa, ela é um grande aliado para quem quer reduzir peso, gordura corporal e, assim, emagrecer.

Benefícios

Com o aumento dos músculos, devido aos treinos intensos de musculação, o corpo fica mais eficiente, aumentando a taxa metabólica basal. Para cada 1kg de músculos adquiridos, gasta-se 100kal a mais por dia, além de que o músculo tem menor volume que a gordura, fazendo com que o indivíduo fique visivelmente mais magro.

Como fazer?

Existem vários exercícios de musculação – para trabalhar o corpo todo, peitorais, costas, abdômen, pernas, braços, etc. Portanto, faça o que melhor se encaixa às suas necessidades.

A execução que ajuda a aumentar a queima calórica é a de treino com series em grande repetições, executando series de 3 a 4 vezes, com 20 a 30 repetições, fazendo um intervalo de 30  a 45 segundos. Assim, o corpo exigirá o máximo da musculatura e não dará muito tempo de descanso.

Exemplo de exercício: supino reto (execute 4 x 30 repetições), levando o músculo à fadiga e ao aumento metabólico.

[VEJA TAMBÉM: GUIA COMPLETO PARA VOCÊ EMAGRECER AINDA ESTE ANO]

Circuito funcional

Circuito funcional

Esse exercício é o mais procurado hoje entre as pessoas que querem emagrecer, pelo fato de ser considerado uma série de exercícios que traz resultados em pouco tempo. Nela, são utilizados vários equipamentos, como bolas, cones, cintos, pesos, barras, faixas elásticas, com os quais podem ser montadas inúmeras variações de treinos.

Benefícios

Melhora significativamente o condicionamento físico em pouco tempo, bem como a flexibilidade, o fortalecimento das articulações, o aumento de massa magra, o volume muscular e a melhora da postura.

Como fazer?

Escolha alguns equipamentos e coloque-os um ao lado do outro, formando um circuito. Após a montagem, execute cada exercício estabelecido, por um período de 30 a 45 segundos cada fase, sem intervalo. Quando terminar todas as fases, dê um descanso de 30 segundos e execute novamente o circuito, fazendo essa sequência de 4 a 6 vezes.

Um exemplo de circuito é utilizar cone 1 (trote) cone 2 (agachamento livre) cone 3 (flexão de braço) cone 4 (polichinelos) cone 5 (abdômen na bola suíça). Execute com o tempo mencionado acima, respeitando o descanso.

[VEJA TAMBÉM: MITO SOBRE OS TREINOS PARA EMAGRECER]

Dica de treino

Todos os exercícios citados acima são excelentes para a perca de peso e o emagrecimento, porém de nada adianta se não forem seguidos de uma alimentação saudável e regrada. Para isso, procure um nutricionista que irá montar um plano alimentar eficiente e específico para o seu objetivo.

Outra dica muito importante é dormir. Durma bem, afinal, uma boa noite de sono ajuda a fortalecer o organismo, melhorando a imunidade e combatendo infecções. Assim, seu corpo ficará mais saudável e eficiente nos treinamentos.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário