Quais os alimentos permitidos na dieta LowCarb?

Você sabe quais os principais alimentos permitidos na Dieta LowCarb? Nós reunimos aqui para você uma lista com tudo o que você pode comer sem qualquer culpa. Confira!

A dieta LowCarb é uma diminuição de alimentos com carboidratos na sua dieta diária. Ela foi criada com o intuito de ajudar pessoas com obesidade, diabetes, entre outras doenças relacionadas. No entanto, vem sendo muito utilizada por pessoas que querem emagrecer, mesmo que não se encaixem no quadro de doenças.

alimentos low carb

Quais são os benefícios?

Muitas pessoas desistem de dietas porque sentem muita fome e não conseguem se adaptar, mas um benefício da dieta LowCarb é que ela dá mais saciedade, pois, ao diminuir a ingesta de carboidratos, você recorre a fontes de proteína e gordura, que promovem essa sensação.

Além disso, ela reduz os níveis de insulina e glicose no sangue, afinal os carboidratos digeridos pelo nosso corpo se transformam em açúcar no trato digestivo e depois vão para a corrente sanguínea, provocando um aumento da glicose. Esse aumento não faz bem, por isso o corpo reage liberando o hormônio chamado insulina, que absorve e armazena a glicose.

Quantos gramas de carboidratos podem ser ingeridos por dia?

Para começar a dieta, primeiro, você deve saber quantos gramas de carboidratos podem ser ingeridos no seu dia a dia. Não existe uma quantidade que todos devem ingerir, pois ela é muito relativa e isso vai depender de vários fatores, como quantos kg você pretende perder, se pratica atividades físicas ou não, idade, sexo, composição corporal entre outras coisas.

Por exemplo, uma pessoa com uma vida esportiva ativa e intensa tem mais massa muscular e consegue tolerar níveis mais altos de carboidratos, diferente das pessoas sedentárias.

Outra coisa a ser levada em consideração é a saúde metabólica da pessoa. Se uma pessoa é obesa ou tem diabetes tipo 2, as regras são diferentes, pois elas não conseguem tolerar altos níveis de carboidratos como as pessoas saudáveis.

O ideal é entrar em contato com um nutricionista, que irá definir de uma forma mais profissional quanto deve ser ingerido por dia.

Para desfrutar dos benefícios que a LowCarb pode trazer, você deve restringir o consumo de alguns alimentos que são ricos em carboidratos. Não existe um passo a passo para saber quanto de carboidrato pode ser consumido, mas existem alguns testes que você mesmo pode realizar para encontrar a melhor quantidade indicada para você.

alimentos permitidos na low carb

De 100 a 150 gramas por dia

Essa quantidade de carboidrato é indicada para pessoas saudáveis, ativas e que querem manter o peso e a saúde metabólica. Aqui, a restrição é apenas para “carboidratos brancos”, ou seja, os não integrais como pão branco, massas e açúcares.

Carboidratos permitidos:

  • Todos os vegetais;
  • Todas as frutas;
  • Grãos integrais;
  • Fontes de amido, como batata, batata doce, aipim e milho.

De 50 a 100 gramas por dia

É indicada para pessoas que têm sensibilidade ao carboidrato e para aquelas que querem perder peso.

Carboidratos permitidos:

  • Todos os vegetais;
  • Frutas em quantidades moderadas;
  • Porções pequenas de alimentos ricos em amido.

De 20 a 50 gramas por dia

É mais restririva, indicada para pessoas que querem perder peso rápido ou que sofrem de obesidade e diabetes.

Carboidratos permitidos:

  • Nozes e sementes;
  • Vegetais;
  • Frutas com baixo teor de carboidratos .

Quais alimentos são permitidos na dieta LowCarb?

Não existe uma lista de alimentos que podem ser consumidos ou não, o que muda é a QUANTIDADE e a FREQUÊNCIA do consumo. Porém, é muito importante saber o que se deve evitar.

Alimentos que se deve priorizar:

  • Carne vermelha;
  • Frango;
  • Peixe;
  • Ovos;
  • Verduras e legumes;
  • Nozes, castanhas e sementes;
  • Óleos e gorduras naturais;
  • Café;
  • Água;
  • Chás;
  • Adoçantes naturais (xilitol, eritritol, stévia)
  • Frutas como coco, abacate, morango, framboesa, amora, limão, maracujá, acerola.

Alimentos que se deve evitar:

  • Açúcares (inclusive mel e açúcar mascavo);
  • Carboidratos refinados (brancos, não integrais);
  • Gorduras trans;
  • Alimentos industrializados e processados.

Quando começar a dieta LowCarb, tenha muita paciência, pois como o corpo estava acostumado com alto nível de carboidratos ingeridos, demora alguns dias para se adaptar.

E lembre-se: não saia eliminando todos os tipos de carboidratos de forma desenfreada. Procure acompanhamento de um profissional, assim ele te auxiliará a encontrar a melhor ”dieta” para você.

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Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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