Pular Corda Emagrece? Saiba Como Ela pode Ajudar!

Se a sua guerra com a balança continua firme e forte, mas seus resultados não estão tão bons assim, talvez seja melhor você conhecer essa dica para perder barriga! Pular corda emagrece e elimina as gordurinhas salientes, sem contar os outros tantos benefícios que esse exercício pode trazer ao seu organismo.

Apesar de ser esquecida por muitos, ou até mesmo conhecida por uma brincadeira infantil, ela é muito benéfica. Além de poder ser praticada em qualquer lugar. Conheça aqui as vantagens de pular corda e o porquê você deve começar a praticar o quanto antes:

Benefícios de pular corda

A brincadeira muito comum na infância agora toma conta das academias e dos praticantes de esporte. Isso aconteceu porque esse exercício é ótimo para perder barriga, mandar muitos quilos embora, é bom para o coração, coordenação motora e até mesmo para o equilíbrio. Sem contar nas pernas, que são constantemente trabalhadas, ficando firmes e definidas.

Além de tudo isso, pular corda emagrece, pode ser praticado em qualquer lugar, bastando ter uma corda e espaço suficiente para praticar e tem um investimento muito pequeno. A corda pode ser comprada facilmente em lojas esportivas. É preciso atenção para não deixá-la muito curta ou longa, pois isso pode atrapalhar seu desempenho.

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Como pular corda para emagrecer

pular-corda-perda-de-pesoPular corda é um ótimo treino e pode ser intercalado com outras atividades físicas. Ele pode ser praticado na sua casa, na praça ou em qualquer outro lugar. Especialistas indicam que pular corda por 15 minutos faz com que se perda a mesma quantidade de calorias do que 1 hora de caminhada. Já pular 30 minutos de corda equivale à queima de 330 calorias – uma perda maior do que correr por meia hora (que elimina 270 calorias), por exemplo.

Então para quem pretende emagrecer com rapidez, pode ser uma ótima solução. Junto com os quilos indo embora, a prática estimulará os músculo, deixando-os tonificados.

Antes de praticar o exercício é bom estar atento a algumas condições que pede o exercício: a corda precisa ser boa – as mais indicadas para perder barriga são as de couro ou de plastico com rolamento. O tamanho da corda também é de extrema relevância e pode variar de acordo com a altura do praticante. Confira as medidas corretas de acordo com sua altura:

  • 1,5m de altura = corda com 2,45m
  • De 1,5m até 1,8m = corda com 2,65m
  • Acima de 1,8m = corda com 2,85m

Lembre-se de seguir a indicação para que seu desempenho possa ser melhor. Cordas muito longas podem deixar a prática muito lenta. Por outro lado, cordas extremamente curtas podem acabar atrapalhando o seu desempenho e fazer com que você tropece.

Para quem está iniciando nessa atividade o recomendado em um período de adaptação,  é pular cerca de 10 minutos todos os dias ou três vezes na semana, a regularidade pode variar de acordo com a situação física de cada um. Assim que ganhar prática e resistência, o praticante deve  aumentar para 20 e posteriormente 30 minutos diários.

Dicas para pular corda e emagrecer

Algumas dicas e cuidados são fundamentais para o exercício oferecer bons resultados. Vale ressaltar que, para emagrecer, é de extrema importância manter uma dieta e um cardápio saudável. O acompanhamento de um profissional de educação física também pode ser importante para evitar acidentes ou se machucar.

Assim, além de garantir bons resultados para o seu corpo, você ainda garante a sua saúde física. A alimentação correta fará com que os resultados sejam mais rápidos e efetivos.

Para pular corda é preciso estar vestido adequadamente, com roupas confortáveis e o tênis com amortecedor para suavizar o impacto e evitar possíveis lesões. Afinal, o impacto ocorre todo na sua perna. Sapatos apropriados são indispensáveis à longo prazo.

O corpo também precisa estar o tempo todo reto durante a prática, nada de olhar para os lados, para baixo ou para trás. Assim você garante que todo seu corpo trabalhe da melhor forma possível. É uma etapa importante para evitar lesões.

Atente para a forma correta de pular corda: pule com os dois pés e, ao aterrissar, use a parte da frente dos pés para tocar o chão e dar o novo impulso. Os joelhos devem estar levemente dobrados na aterrissagem e deve-se pular com as pernas estendidas.

Você pode também alternar as pernas, pulando primeiramente com uma e depois com outra. É possível também variar os movimentos da corda, fazendo um “8” ao pular e muitas outras maneiras.

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Outra dica é pular por 30 segundos em uma velocidade baixa, mais 30 segundos em uma velocidade maior e mais 30 segundos em velocidade rápida. Após esse período, descanse alguns segundos e repita a ordem. Para quem está começando a pular corda para emagrecer comece com 10 minutos diários e procure a ajuda de um profissional para lhe orientar a mensurar os resultados corretamente.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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