Proteínas puras – O que é? Onde encontrar? Para que servem?

As proteínas puras são as mesmas proteínas encontradas naturalmente nos alimentos, mas de forma concentrada em cápsulas. Estes suplementos ganham esse nome porque a versão é mais facilmente absorvida pelo organismo e em maiores quantidades.

As proteínas puras podem ser encontradas em muitas formas nas lojas naturais e de suplementos: isolado, hidrolisado, concentrado, da carne, do ovo ou do leite. O objetivo de quem toma é facilitar o ganho de massa muscular e conquistar resultados mais rápidos nos treinos para hipertrofia.

proteínas puras

Suplementos de proteínas puras

Os suplementos de proteína pura são:

Caseína

A caseína é uma proteína retirada do soro do leite – estima-se que este tipo corresponde a 80% da composição do leite de vaca. O aminoácido tem o poder de estimular a recuperação dos músculos no pós-treino, bem como de estimular a liberação natural do hormônio do crescimento, o HCG.

Albumina

Esta é uma versão mais barata do suplemento de proteína. O composto é feito à base de clara de ovo desidratada, sendo rico em aminoácidos essenciais, como vitamina B, potássio, ferro e fósforo.  Essa opção também pode ajudar quem está procurando emagrecer ou manter o peso, já que uma das funções da albumina é o aumento da saciedade. Confira, aqui, como e quando tomar a albumina.

Proteína de soja

A proteína de soja pode ser encontrada em suplementos como o BCAA. Entre seus benefícios está a recuperação no pós-treino, a facilidade na absorção de nutrientes, a função antioxidante, a regulação dos níveis de colesterol e do hormônio da tireoide.

No mercado de suplementos você irá encontrar três versões: concentrada, isolada e texturizada. A única diferença entre elas é a concentração.

Whey Protein

O Whey Protein é o suplemento de proteína pura, mais conhecido para quem faz academia. Ele é feito de soro de leite, contando com várias vantagens, sendo que uma delas pode ser feita em casa. Já ensinamos, aqui, o passo a passo para fazer whey protein em casa. Apesar do processo ser um pouco mais complexo, ao armazená-lo da forma correta, pode-se obter grandes economias.

Proteína da carne

A proteína hidrolisada da carne é uma forma de burlar o whey protein, já que são bem semelhantes em sua fórmula. A diferença que que a proteína de carne pode ser consumida por quem tem intolerância à lactose, sem qualquer tipo de efeito colateral. A absorção dela leva quase o mesmo tempo do que a do soro do leite, mas ambos são um pouco mais rápidos do que as versões de soja.

Quando tomar?

As proteínas puras devem ser tomadas por quem está em busca de resultados rápidos no treino para aumento de massa muscular. Ainda assim, os nutricionistas recomendam que seja feita a preferência por uma alimentação equilibrada, na qual seja incluído alimentos ricos em proteínas.

Para quem consome suplementos, é recomendado que seja tomada uma dose antes do treino e outra após. Antes da atividade, o uso das proteínas serve para dar energia aos músculos. Depois, ajuda na recuperação muscular – momento em que as fibras musculares irão ser reconstruídas ainda mais fortes.

Para que a suplementação (seja com proteínas puras ou naturais) faça efeito, é preciso que a pessoa desempenhe treinos físicos de alta intensidade, como a musculação ou o treinamento intercalado de alta intensidade (treinamento HIIT).

Existe proteína pura nos alimentos?

Existem vários alimentos que são ricos neste aminoácido (veja a lista de alimentos ricos em proteínas). A diferença é que nem tudo o que se come de proteínas será absorvido pelo organismo. Já as puras, são formas isoladas do aminoácido, o qual foi modificado quimicamente para ter melhor absorção no trato digestivo e, consequentemente, garantir resultados mais rápidos na suplementação.


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