A propriocepção é, basicamente, a habilidade de nos autoconhecer, nossa consciência corporal e nosso equilíbrio corporal. Também conhecida como cinestesia ou autopercepção da posição estática e dinâmica do corpo, a propriocepção só existe devido ao nosso sistema nervoso central e ao seu feedback nos membros do corpo.
Dentro das atividades físicas, os exercícios que provocam o trabalho dessa nossa habilidade de consciência corporal estão sendo bastante utilizados por professores de educação física e fisioterapeutas, com o intuito de dar novos estímulos aos músculos e até prevenir lesões.
Preveni lesões
Quando aprimoramos nossa consciência corporal e realizamos atividades que estimulam nossa propriocepção, fortalecemos e aceleramos as respostas aos estímulos corporais. Ou seja, articulações, tendões e ligamentos ficam ainda mais fortes e resistentes.
Dessa forma, durante um treino, uma corrida, ou mesmo nos nossos afazeres do dia a dia, nossa estrutura estará mais firme e rígida, e pequenos acidentes (como uma entorse durante uma corrida na rua) podem ser cada vez mais raros.
Recupera lesões
Os exercícios de propriocepção como forma de se recuperar de uma lesão ocorrida nos ligamentos e nas articulações é uma estratégia da fisioterapia que traz ótimos resultados. Eles são ajustados de acordo com o local lesionado e auxiliam na recuperação,porque forçam o corpo a se ajustar e se adaptar àquela lesão.
Garante consciência corporal
Um dos benefícios de se realizar atividades que estimulam nossa propriocepção e fazem as respostas aos nossos estímulos serem ainda mais rápidas é o aumento da nossa consciência corporal. Nossos movimentos passam a ser mais coordenados e aprimoramos capacidades que às vezes nem sabemos que somos capazes de ter – como se movimentar e realizar alguma atividade no escuro, por exemplo. Isso é ter consciência do espaço e do próprio corpo.
Muitos exercícios físicos necessitam de um mínimo de consciência corporal para serem realizados. Alunos iniciantes com dificuldade na execução de exercícios, muitas vezes por falta dessa consciência, precisam utilizar do estímulo de propriocepção em conjunto com os exercícios de academia.
Melhora o equilíbrio
Quando melhoramos e aprimoramos nossa capacidade de conhecer nosso próprio corpo (consciência corporal), enrijecemos e fortalecemos estruturas de articulação (tendões e ligamentos) e deixamos as respostas aos estímulos do nosso corpo ainda mais rápidas – consequentemente, aperfeiçoamos nosso equilíbrio.
Ter um bom equilíbrio nos ajuda em muitas tarefas corriqueiras e na prática de exercícios físicos. Portanto, essa é uma atividade importante desde a juventude até a terceira idade (evitando quedas e lesões).
Como são os exercícios de propriocepção?
Quando pensamos nesses exercícios sem conhece-los realmente, logo associamos com aquelas posições impossíveis de realizar. Mas, os exercícios de propriocepção não são exatamente assim, eles podem ir de movimentos básicos que realizamos em nossa rotina diária, até alguns mais elaborados, que requerem algum acessório. Tudo vai depender do objetivo daquela atividade e do nível de capacidade física e de autoconhecimento de cada um.
Eles podem ser feitos em, por exemplo, Bozu, Jump, medicine ball, fit ball e TRX – superfícies instáveis que promovam um desequilíbrio do corpo, mas que esse seja controlado. Também existem exercícios mais simples e que não precisam de nenhum tipo de aparelho ou acessório, como ficar em um pé só, andar em linha reta, fazer agachamento com apenas o apoio de um dos pés, etc.
Exemplo de exercício de propriocepção:
- Traçar uma linha reta e andar em cima dela, mantendo um pé em frente ao outro. Repetir com os olhos fechados;
- Manter-se em pé, apenas com o apoio de um dos pés, no bozu;
- Fazer uma série de 5 agachamentos com apenas um dos pés apoiados no chão;
- Realizar abdominal prancha solo apoiando apenas um dos braços no chão e estendendo o outro à frente da cabeça.
Informações importantes
Esses exercícios, como visto acima, podem parecer simples e fáceis de realizar. Mas, é de extrema importância que o praticante esteja sendo orientado por um professor de educação física ou um fisioterapeuta enquanto pratica. Esses profissionais saberão qual exercício é mais indicado para cada necessidade e orientarão para que a prática seja realizada da maneira correta, evitando danos e possíveis lesões ao corpo.
Esses exercícios não têm contraindicação. Quando bem orientados, só trarão benefícios ao corpo e às atividades físicas diárias. Eles podem ser feitos por crianças, jovens, adultos e até terceira idade. São indicados para tratamentos de lesões por fisioterapeutas e como auxílio e desenvolvimento corporal e muscular nas academias e nos estúdios de atividades físicas, com professores de educação física.
Referências utilizadas neste conteúdo:
https://www.efdeportes.com/efd165/a-importancia-da-propriocepcao.htm
https://www.secad.com.br/blog/educacao-fisica/propriocepcao-prevenir-e-tratar-lesoes/
https://www.fisioterapiaoeiras.com/servicos/fisioterapia/exercicios-de-propriocepcao
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.