Procrastinação – O que é? Como parar de procrastinar de vez

A procrastinação pode arruinar a sua agenda e planos! Confira aqui 5 sinais de que você está procrastinando e dicas que servirão como uma solução definitiva para você para de deixar de adiar as tarefas e encará-las de uma vez por todas.

Você tem o hábito terrível de adiar ou prolongar até o último instante uma situação ou tarefa que precisa ser resolvida? Caso sim, saiba que esse é um dos principais sinais da procrastinação.

Mesmo sendo um comportamento natural do ser humano, a procrastinação pode se tornar bastante prejudicial quando começa a dificultar as tarefas rotineiras, tanto profissionais quanto pessoais.

Procrastinação – O que é?

A procrastinação nada mais é que adiar uma ação. De maneira geral, podemos dizer que é aquela mania de deixar tudo para a última hora, ou seja, estender ao máximo aquilo que deveria ter sido feito antes.

Um exemplo que torna bem claro a procrastinação é quando você tem um trabalho para entregar dentro de um mês, porém tende a deixá-lo de lado e, quando falta um dia para o prazo máximo, resolve então fazê-lo.

Quando isso acontece, você acaba realizando o trabalho de maneira atropelada, pois o prazo folgado passou e agora é preciso correr contra o relógio.

No entanto, adiar uma tarefa para amanhã, pois assim você terá mais tempo, não significa procrastinação.Agora, se você decidir, no outro dia, prorrogar mais ainda essa atividade, poderá ser considerada como uma forma de procrastinar.

Dentro desse cenário, é importante procurar os hábitos que demonstram que você tem a mania de procrastinar, só assim é realmente possível combater e evitar esse problema.

procrastinação o que é

Como identificar

Listamos alguns hábitos que podem ser considerados maneiras de procrastinar.

Falta de tempo

Você sempre diz que está sem tempo? Bom, essa é uma desculpa comum que as pessoas que procrastinam costumam utilizar para adiar o que precisa ser feito.

Além disso, quando se tem muita tarefa para fazer, não significa que você estásem tempo, mas sim que há uma falta de dedicação e organização.

Por isso, fique atento e procure identificar se essa desculpa é muito usada por você no dia a dia.

Dificuldade de cumprir prazos

Quando se tem prazos estabelecidos é muito difícil deixar a tarefa para depois.

Agora, se existe uma dificuldade natural de cumprir as datas estabelecidas é um sinal de que você está procrastinando.

Virar noites fazendo trabalhos

Esse é um hábito comum que revela que o indivíduo é procrastinador demais.Isso porque, quando viramos a noite fazendo trabalhos ou estudando, é um sinal de que passamos tempo demais procrastinando ao invés de executar as atividades.

Perder a hora nas redes sociais

Você resolveu fazer aquela atividade, mas antes decidiu olhar um pouquinho as redes sociais para ficar atento às novidades. No entanto, já se passaram horas e nada da tarefa realizada.

Se identificou com esse cenário? Esse é um hábito recorrente das pessoas que costumam procrastinar.

Sentir-se sobrecarregado

Outro grande sinal de procrastinação é quando o indivíduo se sente sobrecarregado demais, já que isso demonstra uma forte tendência de deixar as coisas para depois.

Quem faz suas atividades dentro do prazo e é organizado não tende a se sentir sobrecarregado rotineiramente.

Como parar de procrastinar

Procrastinar é um hábito, por isso mudar alguns padrões, dando pequenos passos, pode ser suficiente para evitar esse problema.

como parar de procrastinar

Tenha um planejamento diário

Se você possui dificuldade para fazer o que precisa ser realizado, procure ter um planejamento diário. Para isso, utilize uma agenda, onde estará anotado tudo que precisa ser feito.

Toda vez que uma tarefa for terminada, coloque “ok” e procura ficar satisfeito com essas pequenas vitórias.Essa é uma maneira de se organizar e ainda driblar a procrastinação.

Determine seus objetivos

Ter um objetivo é uma ótima maneira de evitar ser um procrastinador, já que as tarefas serão encaradas como obstáculos que devem ser feitos.

Porém, dentro dessa visão, é importante não determinar objetivos impossíveis para o dia a dia, pois isso acaba causando a desmotivação e, consequentemente, a procrastinação.

Defina prioridades

Para evitar a procrastinação,é importante definir as prioridades das tarefas que devem ser executadas naquele dia.

Você pode, por exemplo, fazer as atividades mais difíceis ou mais chatas primeiro, já que elas demandam mais energia e disposição da sua parte.

Procure se automotivar

Quem é motivado sempre faz as atividades dentro do prazo e com qualidade.Por essa razão, procure se auto motivarpor meio de recompensas por não procrastinar.

As recompensas podem ser um chocolate ou, até mesmo, 5 minutinhos de descanso por realizar determinada tarefa.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário