Principais tratamentos caseiros para acabar com o mau hálito

A halitose pode se tornar um grande incomodo na vida das pessoas. Ela é o nome técnico que recebe o popular mau hálito.

Inúmeros são as causas para essa situação, que pode vir a deixar de ser somente um incômodo e passar a um problema mais sério.

Grande parte das causas do mau hálito se encontra na boca, não sendo, porém, descartadas outras possibilidades, como doenças muito mais graves do que a simples higiene bucal deficitária.

O problema tem grande influência social, uma vez que as pessoas que percebem o problema acabam por se afastar de outras, devido ao constrangimento e à possibilidade de indisposição.

Tratamentos caseiros

Mau hálito2

Como vimos, grande parte de todos os problemas da halitose tem origem na boca, e por isso o tratamento deve ser feito por dentistas, que poderão buscar os melhores meios de sanar as causas.

Outros problemas, que não a higiene bucal, podem ser os causadores do mau hálito, como problemas estomacais, renais e até mesmo remédios. Nesses casos, os profissionais a serem procurados devem ser de áreas diversas, ligadas especificamente aos eventos causadores.

Porém, há vários tratamentos caseiros indicados para a condição. Confira alguns deles, abaixo:

Chá de cravo-da-índia

Um dos remédios caseiros mais indicados é o chá de cravo-da-índia. Entretanto, não se trata de ingerir o chá, mas sim fazer bochechos, utilizando-o como enxaguante bucal.

Chá de hortelã

Há outros tantos elementos que podem servir para ser feito chá no tratamento do mau hálito, porém o chá de hortelã tem ao seu favor a propriedade de deixar uma agradável sensação de frescor.

Salsinha

A salsinha é comumente utilizada no tratamento do mau hálito na mastigação. Mastigar a salsinha, várias vezes ao dia, pode garantir um hálito bem agradável.

Bicarbonato de Sódio

Um dos fatores a serem controlados para contornar a questão do mau hálito é a acidez criada na boca. Nesse aspecto, o bicarbonato é especialmente eficaz, pois trabalha na eliminação de bactérias que contribuem para a formação do cheiro desagradável.

O bicarbonato de sódio pode ser usado no enxague ou como ingrediente em uma pasta, acrescentando-se água e aplicando, inclusive, nos dentes.

Vinagre de maçã

Outro ingrediente que vem se apresentando como sinônimo de soluções caseiras para os mais variados problemas é o vinagre de maçã. Trabalhando no controle do pH, evita que as bactérias se aproveitam do desequilíbrio causado em caso de alterações nesse índice. O produto livra o indivíduo do mau-hálito pelo enxague bucal ou pela ingestão, podendo, nesse último caso, também auxiliar na digestão.

Suco de limão

O limão também é um elemento que, devido às suas propriedades cítricas, pode ajudar no tratamento ao mau hálito, pois consegue eliminar muitas das bactérias que se acumulam na boca em caso de não haver uma higiene consistente.

Erva-doce e camomila

A erva-doce e a camomila juntas servem para atuar em duas frentes distintas do mau hálito. Enquanto a primeira acaba com as bactérias existentes na boca, a segunda age em situações cuja causa do desagradável odor encontra-se literalmente mais abaixo, ou seja, com origem estomacal e até mesmo renal.

O chá dessas substâncias pode trazer alívios considerados nas causas do mau hálito, e tudo isso de forma natural!

Prevenção

O ideal é, antes que o problema apareça, buscar meios para evitá-lo, a chamada prevenção. No caso do mau hálito, sabe-se que as causas, em 95% das vezes, encontram-se na boca, e por isso essa deve ser o objeto das primeiras precauções.

A higiene bucal é essencial para evitar passar pelo dissabor de ver pessoas se afastando por conta do hálito desagradável.

A adoção da escovação no momento de dormir e acordar, além de após todas as refeições, conjugados ao uso do fio dental e do enxaguante bucal, podem facilitar muito a tarefa de manter a boca limpa.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário