Primeira menstruação – Como saber quando irá menstruar?

Durante a vida, a mulher passa por várias transformações físicas, ocasionadas por processos fisiológicos e pela própria aparência. São diversos momentos nos quais os homens apenas imaginam. Um dos casos é na puberdade, início da adolescência: a fase em que há a menarca, isto é, a famosa primeira menstruação.

Existem várias inseguranças e dúvidas sobre quais serão os novos cuidados que você terá com o corpo, porém, acima de tudo, a orientação e o apoio dos pais – e se for necessário, de um médico – devem estar presentes durante a adaptação.

Quer saber um pouco mais? Entenda, abaixo, quais são os sintomas da menarca, como saber quando irá ocorrer, entre outras informações, só aqui no Quero Viver Bem!

Primeira menstruação

Como saber quando irá menstruar?

O organismo da menina já vem se preparando há cerca de dois anos para que aconteça a primeira menstruação, ou seja, para que o sangramento desça. A puberdade proporciona inúmeras transformações física e psicológicas que poderão ser essenciais na determinação dos sintomas da menarca.

É comum que a menina passe pelos seguintes sintomas:

  • Aceleração do crescimento;
  • Surgimento de pelos pubianos;
  • Crescimento das mamas;
  • Aumento dos quadris;
  • Aumento do peso.

Outro grande sinal de que a primeira menstruação está por vir é a secreção vaginal – aproximadamente seis meses antes da menarca, a menina pode notar um líquido branco ou amarelado que surge na calcinha.

As mudanças corporais tendem a ser um evento marcante para a primeira menstruação, mas, embora esses sintomas sejam os mais frequentes, tudo dependerá das características individuais de cada menina (até mesmo aspectos do lugar onde vive). Ou seja, fatores climáticos, alimentares, étnicos, raciais, entre outros, podem interferir na menarca.

Em geral, a primeira menstruação acontece entre os 9 aos 14 anos. Caso a primeira menstruação aconteça antes ou depois dessa faixa etária reconhecida como “normal”, é preciso procurar avaliação de um profissional especializado.

O corpo muda depois da primeira menstruação?

Obviamente que a primeira menstruação favorece as mudanças corporais que são bastante naturais à mulher. Depois da menarca, os hormônios agem no crescimento e promovem uma distribuição basicamente feminina da gordura do corpo.

Mas, não somente isso, há as mudanças nas genitais – tanto as internas (como o crescimento do útero), quanto as externas (alteração dos pelos, coloração dos genitais externos e aumento das mamas).

Primeira menstruação2

A menina para de crescer depois da primeira menstruação?

Não, o crescimento só irá ser desacelerado por, aproximadamente, 2 a 4 anos. É curioso dizer que as meninas que menstruam mais cedo têm propensão de crescer por mais tempo do que as meninas que têm a primeira menstruação tardia.

A variação do crescimento não vai depender somente os hormônios, mas também de aspectos genéticos, ambientais e nutricionais – eles irão favorecer a formação da estatura da menina.

De todo modo, o crescimento da menina pode prolongar em uma velocidade reduzida até os 16 e os 20 anos de idade, dependendo, é claro, do que foi citado acima.

Como explicar para a filha sobre a primeira menstruação?

Antigamente, a primeira menstruação era surpresa – ninguém entendia o que estava ocorrendo. Felizmente, os tempos mudaram e os adolescentes aprendem isso cedo: a escola ou mesmos os pais podem explicar o que é essa mudança biológica natural para uma mulher e que todas irão enfrentar um dia.

É claro que menstruar pela primeira vez pode fazer com que a menina tenha medo, vergonha e até várias dúvidas. E isso vale para os pais!

A primeira menstruação da filha deve ser vista com naturalidade, afinal é um momento íntimo da menina. Existem filhas que aceitam facilmente a novidade, enquanto outras não.

O que os pais mais precisam fazer é dar segurança e tempo para a menina se acostumar com a menstruação e se adaptar às mudanças que vêm com ela.

Provavelmente, é a mãe que terá maior contato nessa hora – afinal, ela também passou por isso – e, portanto, pode aproveitar para comentar sobre como é importante cuidar da saúde íntima, além de explicar sobre as relações sexuais, em especial porque agora, depois da menarca, a menina pode engravidar, se não se cuidar.

Comente, também, sobre a necessidade do uso de absorventes, a frequência de troca para não causar doenças e as cólicas que sentirá.

Não esqueça: lembre a filha de que a primeira menstruação é um processo natural. Se for necessário, procure um ginecologista para que ele oriente melhor a família como um todo!

Gostou? Confira, também, o conteúdo sobre Como fazer a menstruação descer?


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário