A pressão alta é uma doença de difícil diagnóstico. Quando os sintomas chegam a aparecer a vulnerabilidade cardíaca já é muito preocupante. O problema é comum entre os brasileiros, sendo que 20% da população e metade das pessoas acima dos 65 sofrem da hipertensão arterial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Considera-se pressão alta quando está acima de 14 por 9 (140X 90mmHg). A doença não tem uma cura específica,mas pode ser tratada com remédios e hábitos de vida saudável. Suas principais causas, além da genética, é a alimentação inadequada.
Como diagnosticar a pressão alta
A pressão alta dificilmente é diagnosticada por meio dos sintomas, uma vez que podem ser inexistentes. Quando aparecem são em estágios muito graves ou picos de aceleração dos batimentos cardíacos. Por isso, a medição é a melhor maneira de confirmar a existência da hipertensão arterial.
Como medir a pressão arterial – Passo passo
Para medir a sua pressão arterial você precisará do aparelho adequado (esfigmomanômetro) para tal, eles poderão ser encontrados em farmácias, postos de saúde, consultórios e até na sua própria casa.
A pressão é medida de duas fórmulas, a sistólica (exercida nas artérias durante o batimento cardíaco) e a diastólica – pressão medida conforme os intervalos entre as batidas. A medida é em milímetros de mercúrio (mmHg). O valor da pressão sistólica aparece antes, enquanto a diastólica depois no seguinte formado: 120/80 mmHg.
Cada aparelho vem com uma instrução diferente. A mais comum é enrolar o aparelho de medição no braço esquerdo e permanecer parado por três minutos até que os valores apareçam na tela.
Valores de referência
No caso de adultos, os valores de pressão para referência na medição são:
- Valor de pressão normal – Entre 100/60 a 140/90
- Valor de pressão alta – Igual ou maior que 160/100 a 180/110
- Valor de pressão baixa – Igual ou inferior a 100/60
- Hipertensão grave – Pressão sistólica superior a 180 ou diastólica superior a 110
Sintomas de pressão alta – Como medicar?
É comum que pessoas tenham picos de pressão alta. Nestes casos os sintomas são bem específicos e precisam ser medicados com rapidez para evitar risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Os sintomas mais evidentes são:
- Dor na nuca
- Visão embaçada
- Dor no peito
- Dificuldade para respirar
- Sudorese
- Enjôos
- Corpo quente
- Tontura
- Confusão
- Sangramento nasal
- Arritmia cardíaca
- Dores de cabeça
- Zumbido no ouvido
- Cansaço
Para evitar as consequências mais graves dos ataques de pressão arterial é sempre bom uma medicação instantânea com remédios apropriados ou então técnicas naturais como deixar as pernas levantadas para o alto e descanso.
Uma alimentação adequada é o tratamento mais indicado para redução da pressão arterial e também do risco cardíaco.
Prevenção para garantia da saúde do coração
A prevenção mais adequada para a pressão arterial geralmente é feita acompanhada por medicamentos específicos que necessitam de prescrição médica, na maior parte das vezes. As técnicas são basicamente evitar hábitos que causam a hipertensão arterial:
- Ingerir alimentos com fibras
- Evitar valores de colesterol alto
- Não consumir alimentos gordurosos em excesso
- Reduzir a quantidade de sal da comida
- Consumir mais ômega 3
- Não fumar cigarros
- Fazer exercícios
Com estas técnicas você não somente evitará o risco cardíaco, mas também terá mais qualidade de vida e fortalecimento da sua saúde.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Bom dia eu tenho 50 anos tenho problemas com a minha pressão ela fica assim 13/7 14/9 15/10 16/10 já fui em pronto socorro os medicos falam que isso e normal mas para mim não é porque tenho os sintomas de Zumbido no ouvido Enjôos Tontura Corpo quente Dores de cabeça Cansaço não sei o que fazer estou preocupada porque eu fiquei 3 dias com uma dor na nuca direita local onde fica a parte do celebro é como se fosse choques.