Prato Colorido: Por que ele faz tão bem para a saúde?

Veja aqui quais são os principais benefícios de consumir um prato bem colorido, porque isso é importante para sua saúde e muito mais.

Ter uma alimentação equilibrada e comer os alimentos corretos é uma maneira de ter uma vida mais saudável e atingir o peso desejado. Além disso, você começa a sentir o seu corpo funcionar melhor e mais apto a realizar determinadas atividades.

O prato colorido é conhecido por ser um clichê muito dito por nutricionistas, médicos e todos os profissionais da saúde. Veja, aqui, o que cada cor costuma ser e seus benefícios para a saúde.

As cores do prato e os seus benefícios

Cor laranja

O principal antioxidante contido em sua fórmula são os carotenoides, que, quando em contato com o organismo, transformam-se em vitamina A , prevenindo o câncer. Geralmente, os alimentos alaranjados são fontes de vitamina C e do complexo B, melhorando a qualidade dos cabelos e fortalecendo a visão.

Eles também possuem grandes quantidades de antioxidantes, acabam com os radicais livres do corpo e fortalecem o sistema imunológico. Você poderá encontrar todos esses benefícios comendo cenoura, laranja, caju, mamão, abóbora, damasco e manga.

Cor vermelha

Comidas vermelhas tem essa coloração graças ao licopenocombatente do colesterol e de alguns tipos de câncer, isso porque possuem ação antioxidante, eliminando os radicais livres -principais causadores da morte das células. Ademais, são muito importantes para que a circulação do sangue ocorra corretamente, dando fim ao estresse tanto físico quanto mental.

O licopeno diminui as chances do surgimento de câncer de próstata e no pulmão. Você pode ter essas qualidades nos seguintes alimentos: morango, goiaba, melancia, tomate, cereja, pimentão vermelho e muitos outros.

Cor roxa

São alimentos que possuem antocianinas e resveratrol, substâncias que podem prevenir o câncer e atuar no controle da glicemia, melhorar a resistência à insulina, têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e ainda atuam no controle de peso porque regulam as células gordurosas.

Também, melhoram a saúde da pele e o sistema nervoso, utilizados na prevenção das doenças cardiovasculares e relacionadas aos músculos.

A presença de vitamina B1 nesses alimentos que gera muito mais disposição, seja ela física ou mental. Os alimentos roxos são: repolho roxo, uva, beterraba, jabuticaba, figo roxo, berinjela, açaí e cebola roxa.

Cor verde

clorofila é a responsável pelo pigmento verde dos alimentos e ajuda a limpar o organismo, ou seja, tem função destoxificante (entendeu agora porque o suco verde é conhecido também como suco detox?). Esses alimentos são conhecidos por serem fonte de vários minerais e muitas vitaminas que fazem diferença na saúde, por exemplo cálcio, potássio, ferro, vitaminas A, K e C. Além disso, contêm magnésio em quantidades consideráveis.

Com o consumo deles, você estará automaticamente ingerindo propriedades anti-inflamatórias, que previnem a anemia e as doenças cardiovasculares. Isso acontece porque esses produtos estimulam a produção dos glóbulos vermelhos do corpo da maneira correta, fortalecendo os ossos e os dentes também.

São ricos em luteína e zeaxantina, que combatem diretamente a possibilidade do câncer de cólon e problemas relacionados aos olhos, como por exemplo, a degeneração macular.

Você pode começar a consumir os seguintes alimentos para compor a coloração verde: brócolis, rúcula, pepino, couve, espinafre, agrião, pimentão verde, ervilha, salsa, limão e outros.

Cor branca

Um alimento branco não quer dizer que ele não tem nutrientes. Costumam ser ricos em vitamina D, cálcio e potássio, minerais super importantes para o funcionamento do organismo, principalmente na formação e manutenção dos dentes e ossos, além de que possuem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas.

Você pode adquirir esses benefícios dos alimentos brancos nos seguintes alimentos: banana, leite, couve flor, cebola e alho.

Cor marrom/preta

Alimentos que estão relacionados à melhora da memória são os pretos ou marrons, pois têm grandes quantidades de vitamina B, proteínas vegetais e fibras. Você poderá encontrar esses benefícios nos seguintes alimentos: feijão, lentilha, grãos, cereais, farelos, cogumelos e leguminosas.

 

Viu só porque é importante montar um prato colorido? Cada pigmento beneficiará o organismo de alguma maneira, além de que um prato colorido é bonito de se ver, o que estimulará o apetite.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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