Praticar musculação atrapalha no crescimento?

Não há dúvidas de que a pratica regular de exercícios físicos faz muito bem para a nossa saúde. Muitos médicos costumam recomendar exercícios físicos diários desde a infância. Por isso, é muito comum encontrarmos crianças em academias fazendo aulas de judo ou nas escolas de natação, onde até os bebês são bem-vindos.

E a prática de exercícios pode proporcionar resultados que vão além da saúde. Ao fazer qualquer prática esportiva o corpo responderá de forma positiva, deixando o praticante na melhor forma possível. Isso é ótimo para quem está ligado nas questões estéticas, principalmente entre os jovens, já que essa fase costuma levar em consideração a estética do corpo. E um corpo em dia é sinônimo de autoestima elevada.

Exercícios de Musculação entre Jovens. Todas as verdades aqui

jovens-praticando-musculacaoUm dos recursos mais procurado pelos jovens para ficarem com um corpo definido e com a saúde em dia é a musculação. Não é a toa que vemos cada vez mais alunos jovens nas academias. Porém, muitos se perguntam se a prática da musculação e hipertrofia muscular pode atrapalhar o crescimento dos jovens?

A prática de musculação entre crianças e adolescentes ainda é alvo de muita discussão entre os especialistas da área da saúde. O que se sabe é que com cuidados e acompanhamento profissional de um professor de Educação Física, é possível ingressar nessa atividade a partir dos 11 anos, com exercícios leves e sem carga.

Somente a partir dos 14 anos é recomendado aumentar a carga de exercícios, sendo que após os 16 anos, os adolescentes podem realizar os mesmos programas de exercícios de musculação realizados pelos adultos. Vale lembrar de que assim como os adultos, os exercícios sempre devem ter acompanhamento profissional.

musucalacao-prejudica-o-crescimento

Portanto, é possível dizer que a musculação, desde que praticada seguindo todos os cuidados que foram listados acima, não vai prejudicar o desenvolvimentos de crianças e jovens. Ela será benéfica para a saúde e estética. Por isso, ao iniciar qualquer treino de musculação nas idades mencionadas acima, é fundamental seguir as recomendações profissionais de educação física.

Além disso, é necessário que haja, em conjunto, uma alimentação adequada para que a prática de exercícios atinja o resultado esperado. A alimentação adequada, também, ajudará o corpo a se desenvolver e protegerá qualquer pessoa de fraturas e lesões decorrentes de uma alimentação inadequada. Portanto, é fundamental procurar uma nutricionista que possa auxiliar na elaboração de um cardápio balanceado e rico nos nutrientes necessários para potencializar os exercícios físicos, principalmente a musculação.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário