Power nap – Como funciona? Dormir rápido e bem. Benefícios

Power nap é uma técnica de sono que poderá te deixar muito bem disposto sem gastar muito tempo. Quer tentar? Confira aqui como funciona e os benefícios desta técnica.

Power nap nada mais é do que uma soneca, aquela dormida rápida que você pode dar depois do almoço ou no período da tarde. Ela é chamada assim nos Estados Unidos, país onde foram realizadas algumas pesquisas que comprovam os benefícios desse cochilo rápido.

Traduzindo, power nap significa “cochilo poderoso”, que, de acordo com os pesquisadores, esse hábito pode fazer muito bem em pessoas saudáveis, pois revigora, melhora o humor e relaxa.

power nap como fazer

Como funciona o Power nap

Na realidade, o powernap não é nenhuma novidade. Algumas pessoas já possuem esse hábito, inclusive, em alguns países da Europa, inseriram a famosa ” sesta”, que visa o repouso de algumas horas após o almoço.

No entanto, a filosofia do power nap não é ficar horas dormindo, a ideia é apenas um cochilo de 15 a 30 minutos, pois o objetivo é evitar o sono profundo. Portanto, a modalidade é caracterizada por um sono leve.

Dormir longas horas no período da tarde pode ser maléfico para o sono da noite, uma vez que pode provocar interferência direta na necessidade de descansar o corpo, levando à insônia.

O sucesso e os benefícios do powernap já chegaram em algumas empresas, especialmente as de tecnologia, que permitem o cochilo dos funcionários. É claro que isso é feito na hora do intervalo deles, mas elas se preocupam em oferecer um local adequado para que isso seja feito.

O ideal para quem quer praticar o power nap é programar o breve cochilo dentro da hora de almoço ou no intervalo da tarde (caso tenha). Ao invés de bater perna no shopping ou ficar no celular, muitas pessoas resolveram testar os benefícios desse descanso, para aumentar a sua produtividade no trabalho.

Quem já aderiu afirma que a energia revigora e o mau humor desaparece. Veja o passo a passo:

  • Escolha um local tranquilo. Algumas empresas já oferecem essa possibilidade, mas, se no seu trabalho não tiver, encontre um cantinho menos movimentado – pode ser cadeira, poltrona ou sofá. Não esqueça de reduzir a luz branca e criar uma atmosfera apropriada, podendo utilizar máscaras de dormir;
  • Desligue o celular e outros equipamentos eletrônicos, ative o despertador para 15 ou 30 minutos, dependendo do seu tempo livre;
  • Tome um cafezinho antes do cochilo, é indicado para relaxar;
  • Avise aos colegas para não perturbarem nesse período;
  • Assim que o despertador tocar, levante e tome uma água para voltar ao trabalho.

O power nap ainda é um mito no Brasil, pois as empresas brasileiras não estão acostumadas, pois não faz parte da nossa cultura dormir depois do almoço. No entanto, especialistas afirmam que esses 15 minutos podem fazer toda a diferença na produtividade laboral. Você dorme mal? Entenda as causas. 

Benefícios no dia a dia do Power nap?

Para aproveitar os benefícios do powernap, é ideal que ele seja feito, pelo menos, 3 vezes na semana. Os resultados positivos foram notados em pessoas ativas e saudáveis, conferindo:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Relaxamento da mente e dos músculos;
  • Melhora no humor;
  • Melhora na memória e na criatividade;
  • Aumento da produtividade no trabalho;
  • Redução de incidentes no trabalho, pois melhora a performance nos níveis de alerta;
  • Quebra do tédio, pois revigora e dá energia ao corpo e à mente;
  • Contribuição para a longevidade;
  • Melhora na tomada de decisões;
  • Aumento da função cognitiva;
  • Redução da pressão arterial;
  • Bem estar geral.

power nap funciona

De acordo com as pesquisas americanas, o grupo de pessoas estudadas que são adeptas ao power nap apresentam 37% menos chances de adquirirem doenças do coração.

Já existem terapias que trabalham com essa técnica, sendo que o tratamento é feito em cabines individuais, nas quais a pessoa deita em uma cadeira especial, podendo, inclusive, escolher o tipo de luz e de música.

Com o mundo ficando cada vez mais tecnológico, todos os setores estão passando por mudanças rápidas, isso promove uma certa tensão no trabalhador, uma vez que a pressão aumenta para conseguir atingir os resultados. Em decorrência disso, quem sabe mais empresas incentivem o power nap no futuro para sua equipe de colaboradores.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário