Por que os probióticos são importantes?

Você já ouviu falar na importância dos probióticos para a regulagem do organismo? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre eles!

A palavra probiótico vem do latim, sendo que “pro” significa “a favor” e “bios” significa “vida”.

Os probióticos são muito importantes para o bom funcionamento da flora intestinal, mantendo-a regulada e diminuindo as chances de acometimento por diversas doenças.

O que são probióticos?

Probióticos

Os probióticos são bactérias e leveduras que vivem em nosso corpo e têm como casa nossos intestinos, melhorando a microbiota.

Fora do corpo, podem ser encontrados em iogurtes, como as bifidobactérias e lactobacilos, sendo uma das que desempenham melhor o papel de probiótico.

Benefícios de consumir probióticos

  • Ajudam na absorção de nutrientes, além de diminuírem a intolerância à lactose, o que contribui para uma melhora nutricional do organismo
  • Diminuem os sintomas de alergias alimentares
  • São ideais quando se tem algum problema intestinal, como diarreia, flatulência e constipação, sendo ótimos reguladores dos intestinos
  • Protegem contra os microorganismos patogênicos, combatendo doenças autoimunes e infecções nos intestinos, assim como diminuem as chances de cancro de cólon
  • Atuam também no fígado, contribuindo para a desintoxicação do órgão, efeito atestado por estudos nesta área
  • Reduzem o colesterol, o que contribui para a saúde do coração e do corpo, diminuindo as chances de incidência de doenças cardíacas.

Probióticos

Quando consumir probióticos?

O ideal é consumir com regularidade, inserindo-o em sua dieta de acordo com as recomendações do seu nutricionista. Cada pessoa pode precisar de uma quantidade ou de um tipo de bactéria diferente, dependendo do caso.

Os principais alimentos probióticos são: iogurte natural, kefir, leite fermentado, kombucha e produtos orientais à base de soja.

Há diversos suplementos de probióticos no mercado, como o Kefir Real, PB8 e Floratil. É importante destacar que há alguns tipos de probióticos diferentes que você deve ter atenção no momento da compra.

Quanto maior a diversificação de probióticos no suplemento, melhor será sua atuação no organismo.

Devemos sempre lembrar que os probióticos se alimentam de fibras, logo o consumo de probióticos deve ser acompanhado da ingestão de fibras para melhores resultados.

 

Para ter mais qualidade de vida e prevenir doenças, consulte médicos e especialistas com regularidade e tenha hábitos alimentares saudáveis, além de práticas regulares de atividades físicas.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário