Por que consumir Batata Doce? Conheça os benefícios desse alimento tão nutritivo

A Batata Doce é um dos alimentos mais nutritivos que encontramos nas feiras, hort frutis e supermercados. Ela tem uma excelente capacidade de fornecer energia por conta de seus carboidratos saudáveis, que não faz com que os níveis de açúcar no sangue se elevem rapidamente. Rica em fibras e considerada de médio índice glicêmico (aumenta gradualmente a glicemia), a Batata Doce é um dos vegetais mais versáteis e podemos encontra-la durante todo o ano.

Tanto faz se você procura perder peso, ganhar massa muscular ou apenas comer melhor. A Batata Doce pode atuar beneficiando todos os casos. Para aqueles que treinam na academia diariamente, por ser uma fonte gradual de energia, ela disponibiliza essa energia durante toda atividade física, evitando a hipoglicemia (queda rápida dos níveis de glicose). E para os que querem perder peso, a batata doce, consumida em pequena quantidade, ajuda a diminuir rapidamente a fome.

Na batata doce encontramos inúmeras propriedades tais como Vitaminas A, B, C, K e E, potássio, magnésio, zinco entre outros. Ela é considerada uma ótima fonte de compostos naturais, trazendo inúmeros benefícios à saúde.

Batata Doce

6 Benefícios de Consumir a Batata Doce

  1. Auxilia no emagrecimento, pois traz sensação de saciedade.
  2. Ajuda no controle da Diabetes, já que é de médio índice glicêmico, evitando picos de insulina.
  3. Facilita no ganho e no aumento de massa muscular por fornecer energia necessária para o treino.
  4. Fortalece o sistema imunológico, por ser rica em Vitaminas e Nutrientes.
  5. Melhora o funcionamento do intestino pois tem fibras em sua composição.
  6. É fonte de carboidrato complexo, sendo uma excelente opção deste nutriente.

É bom saber…

A melhor forma de preparar e consumir a Batata Doce é cozinhando, assim você preserva maior quantidade de nutrientes.

Esse é um alimento muito consumido de maneira geral. Frequentadores de academia e pessoas que praticam atividade física – por possuir baixa quantidade de gordura e por ser de médio índice glicêmico. População diabética – pois a Batata Doce não gera picos de glicose no sangue, já que a absorção do seu carboidrato é gradual. E as pessoas que buscam o emagrecimento – por ser um alimento que traz saciedade.

Nutritiva e interessante para grupos com objetivos diferentes, a Batata Doce é uma ótima opção para ser incluída no nosso cardápio do dia-a-dia. Que tal experimentar? Como comentado, a melhor forma de preparo é a cozida, pois preserva mais os nutrientes e mantém o índice glicêmico moderado. A batata doce assada acaba perdendo um pouco de nutrientes e aumentando um pouco o índice glicêmico, mas nada que te impeça de comer dessa forma de vez em quando. Use a imaginação e crie pratos diferentes e saborosos, mas sem exagerar, pois, como qualquer outro alimento, se consumido em exagero pode ocasionar ganho de peso.

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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