Pitanga – Para que serve, Benefícios, Propriedades e Informações Nutricionais

A pitanga é um alimento muito conhecido e aparece em diversas árvores pelo Brasil. É um frutinho vermelho, arredondado e com caroço no meio. Seu formato lembra ao da acerola, porém é mais avermelhado. Apesar de ter pouca polpa, é suculenta, adocicada e muito saborosa, sendo usada não somente na culinária, mas também em cosméticos.

A pitanga vermelha não é fácil de ser encontrada, sendo preciso ter em casa, ou buscando pelas ruas. Você dificilmente encontrará os frutos para a venda.

Além da tradicional, existe a pitanga preta, com coloração bem mais escura e ainda mais difícil de ser encontrada. Mas, fato é que a pitanga, ao ser consumida com regularidade, pode trazer diversos benefícios à saúde. Veja, abaixo, mais informações sobre ela:

Sobre a Pitanga

A pitangueira é uma árvore da família das mirtáceas, que possui, em sua árvore, frutos de pitanga que vão de tons verdes, amarelados, alaranjados aos vermelhos vivo – estes últimos indicam a maturação da fruta.

O motivo de não ser vendida no comércio é por ser muito sensíveis e aguada, portanto, o máximo de cuidado no manuseio não garante frutos de qualidade.

pitanga benefícios para a saúde e organismo

Nos estados Unidos, ela é conhecido como brazilian cherry, suriname cherry ou cayenne, pois sua forma também remete às tradicionais cerejas. É uma árvore nativa da Mata Atlântica Brasileira, encontrada em regiões de clima subtropical. Mas, apesar de ser típica do Brasil, ela já é encontrada em outros países da America Latina, Portugal, África, América Central e até América do Norte.

A pitangueira é comumente plantada nos jardins domésticos, atingindo de 2 a 4 metros de altura. É considerada uma planta rústica, dando-se bem em quase todos os solos, desde os secos aos arenosos.

Essa frutinha é um ótimo alimento para os animais silvestres, sendo, muitas vezes, usada em áreas de restauração. Veja os benefícios que ela pode proporcionar:

Combate o Envelhecimento Precoce

A pitanga é rica em antioxidantes, capazes de combater os radicais livres presentes no corpo, que são os principais envelhecedores das células do corpo. Ele evita o envelhecimento precoce de todas as células, tendo efeito, principalmente, na pele, deixando-a jovem por muito mais tempo e evitando o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Previne e Combate o Câncer

A pitanga é rica em antocianinas e fenóis, que previnem doenças degenerativas, como Alzheimer e outras, retardando os sintomas. Seus nutrientes atuam nas moléculas do DNA, evitando possíveis mutações, sendo eficaz, principalmente, no combater e na prevenção ao câncer de mama.

Melhora a Saúde Cardiovascular

As vitaminas e os minerais presentes na pitanga ajudam a reduzir e controlar a pressão sanguínea. A fruta protege o coração contra ataques cardíacos, hipertensão, derrames, AVC e aterosclerose. Por isso, se você tem problemas de pressão ou no coração, é bom incluir a pitanga em sua dieta.

propriedades nutricionais pitanga

Fortalece os Ossos

A pitanga é uma rica fonte de vitamina A  e cálcio. O conjunto de nutrientes evita o desgaste ósseo, deixando toda a estrutura mais resistente. Além disso, acelera a recuperação de possíveis lesões, evitando a desclassificação e osteoporose.

Ajuda o Intestino

A pitanga é excelente para o intestino, auxiliando pessoas que sofrem com o quadro de diarreia. Ela também pode ajudar no tratamento de outros problemas gastrointestinais, por ser rica em fibras, o que ajuda na digestão.

Auxilia a Beleza

Por ser rica em vitamina A, a pitanga é excelente para pele, ajudando a deixá-la mais lisa e saudável. Também, atua na cicatrização de ferimentos, fazendo com que eles amenizem mais rápido. Além disso, a vitamina A também atua em cabelo e unhas, mantendo-os hidratados, e incentiva a produção de colágeno.

Cuida do trato respiratório

A pitanga é um excelente alimento que atua na melhoria das funções pulmonares, ajudando o órgão a cumprir suas atividades. Também, deve-se consumi-la para evitar resfriados, pois a fruta possui propriedades anti-inflamatórias, melhorando infecções na garganta e em outros lugares.

Propriedades Nutricionais

pitanga faz bem para saúde

A pitanga contém vitamina A, vitamina C, vitamina do complexo B, carotenoides, flavonoides, fósforo, licopeno, antocianinas e vários outros nutrientes. Veja a tabela nutricional do alimento, abaixo, equivalente a 100 g de polpa da fruta:

  • Calorias –  38 kcal;
  • Carboidrato – 9,8 g;
  • Cálcio – 19 mg;
  • Colesterol – 0 mg;
  • Ferro – 2,3 mg;
  • Fibras – 1,8 mg;
  • Gorduras saturadas – 0 mg;
  • Gorduras totais – 0,2 mg;
  • Proteínas – 0,3 mg;
  • Sódio – 19 mg.

Como Comer?

O consumo mais comum é in natura. Tirar a fruta do pé, lavar e consumir com casca e tudo. As mais vermelhas estarão mais macias, suculentas e saborosas, enquanto as alaranjadas e amareladas possuem aspecto mais duro e cítrico. Apenas tome cuidado com os caroços que preenchem todo o seu interior, pois, ao mordê-los, a pitanga pode não ficar tão saborosa assim.

Outras formas de consumir o alimento é em geleias, sucos, vinhos, doces, sorvetes e licores.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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