Pistache – Benefícios, Tabela Nutricional e Consumo

Que o pistache é uma semente muito versátil isso muita gente sabe, mas você conhece os benefícios do pistache? Confira, aqui no Quero Viver Bem!

Quem busca uma alimentação saudável costuma procurar opções que proporcionem maior sensação de saciedade e forneçam os nutrientes necessários para o organismo. Dentre as oleaginosas, o pistache é uma das menos conhecidas, mas com um grande potencial positivo para o corpo.

Ele pode ser consumido em forma de grãos, sorvetes, doces, molho pesto entre outras maneiras.

Pertence à família das castanhas e nozes, sendo originário do sudoeste asiático. É facilmente encontrada no Brasil na versão crua ou na forma de aperitivo, pronto para consumo.

Em sua composição, há muitos nutrientes e vitaminas que fazem toda a diferença para a saúde. Quer saber mais sobre o pistache? Confira, os benefícios, o modo de consumo e a tabela nutricional deste alimento, só aqui no Quero Viver Bem!

Pistache

Tabela nutricional

Apesar de o pistache ser rico em várias vitaminas e em diversos nutrientes, também é calórico. Uma porção de 100g possui cerca de 690 calorias! Veja o que mais você pode encontrar nessa mesma quantidade de pistache:

Benefícios do pistache

Pistache

O pistache é um ótimo alimento para compor o seu cardápio diário. Por mais que seja um item calórico, quando consumido corretamente e em pequenas porções, colabora com a saúde do corpo e da mente e proporciona bem-estar. Veja alguns dos principais benefícios, a seguir.

É bom para o coração

O pistache é uma fonte de gordura saudável para o organismo. Isso indica que ele é capaz de regular os níveis do colesterol, consequentemente protegendo o coração.

Nesse aspecto o pistache também ganha pontos positivos com a circulação sanguínea, já que dilata as artérias e previne contra coágulos.

Há ainda outro ponto positivo. Por melhorar a circulação sanguínea, melhora também a oxigenação. Isso contribui para levar todos os nutrientes pelo corpo, mantendo todas as células bem nutridas e saudáveis.

Previne o câncer

Uma das características do pistache é ser antioxidante. Isso significa que ele combate os radicais livres, logo tem uma grande participação na prevenção do câncer.

Os mesmos antioxidantes que combatem os radicais livres também melhoram o aspecto da pele, deixando-a mais hidratada e bonita – benefícios que são otimizados pela presença da vitamina E nessa oleaginosa.

Protege o cérebro

Para que o cérebro funcione bem, é necessário ingerir com frequência uma série de vitaminas e nutrientes, entre elas a vitamina B6. E o pistache é rico nesta vitamina.

Consequentemente, contribui para melhorar a saúde do cérebro, ajudando no funcionamento dos neurotransmissores cerebrais. Além disso, o pistache tem propriedades que ajudam a melhorar a oxigenação do corpo tudo, incluindo o cérebro.

Ajuda a manter a dieta

Acredite se quiser, mas, apesar de ser calórico, o pistache é uma fonte de gorduras saudáveis. Isso significa que uma pequena quantidade é suficiente para proporcionar a sensação de saciedade e ainda nutrir o corpo.

Mas, é essencial consumir o pistache moderadamente! Apesar de ter uma boa composição, são muitas calorias em uma porção de 100g. Recomenda-se ingerir, aproximadamente, um copinho de café de oleaginosas diariamente, o equivalente a 30g.

Conta com características anti-inflamatórias

Esse é um alimento importante para manter o equilíbrio do corpo e prevenir uma série de doenças – por ter ação anti-inflamatória. Essa característica se deve à presença de antioxidantes e minerais em sua composição.

É bom para os olhos

Há nutrientes na composição do pistache que são benéficos para os olhos, protegendo o órgão de doenças como degeneração macular. Os carotenoides, a luteína e a zeaxantina são responsáveis pela saúde dos olhos.

Pistache

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Dicas de consumo

Qualquer alimento deve ser consumido com moderação e cuidado. O pistache, recomenda-se consumir, no máximo, 30g diariamente – aproximadamente, um copinho de café.

Na hora de comprar, atente-se ao rótulo do produto. Muitas vezes, é encontrado como aperitivo, o que significa que há sal e outros condimentos em sua composição. Prefira o pistache com pouco ou nenhum sal.

Outra possibilidade é incluir esse alimento junto com outras oleaginosas, como castanhas e nozes, fazendo um mix de nuts. Esse mix pode ser consumido como lanche da tarde, sempre respeitando a quantidade recomendada de 30g de oleaginosas diariamente.

O pistache pode ser usado em várias receitas doces como sorvetes, bolos, tortas, pudins, biscoitos e até em receitas salgadas, como sopas, caldos, cremes e molhos.


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