Pimenta-caiena – Para que serve, Tipos e Benefícios

A pimenta-caiena é um condimento reverenciado em diversas partes do mundo, por suas propriedades benéficas à saúde, incluindo os efeitos que aceleram o metabolismo, potencializando o emagrecimento.

Embora seja muito popular em países da América Central, do Norte e do Sul, o Brasil ainda não tem o costume de utilizar esse condimento no preparo dos pratos. A pimenta-caiena é originária da Guiana Francesa, uma homenagem à capital do país que leva o mesmo nome (caiena).

pimenta caiena

Para que serve a pimenta-caiena?

O sabor dessa pimenta é mais intenso, então, para quem gosta de pratos apimentados, é uma excelente opção para trazer mais sabor.

É possível encontrar a pimenta-caiena em forma de pó ou fruto fresco. No entanto, no Brasil, a pimenta fresca é uma raridade, por vezes, encontrada somente em grandes mercadões populares, que trabalham com frutas e condimentos exóticos.

O condimento é usado para:

  • Temperar aves, carnes, peixes, frangos, omeletes, arroz, sopas e molhos;
  • Rechear tortas e fazer geleias;
  • Preparar chás e drinks;
  • Fazer bebidas pré-treino, para intensificar o efeito termogênico.

A pimenta-caiena é considerada a melhor de todas as pimentas, isso porque possui muitas propriedades curativas analgésicas, antioxidantes, vasodilatadoras, energéticas, digestivas e expectorantes.

Principais benefícios da pimenta-caiena para a saúde

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pimenta-caiena não é a mesma coisa que a dedo-de-moça. Elas são totalmente diferentes em sabor e propriedades.

A caiena é um tipo de pimenta de média pungência, sua ardência é mediana e tem um sabor amargo, enquanto que a dedo-de-moça tem uma ardência mais leve e não é muito picante.

Geralmente, as pessoas confundem porque elas, de fato, são muitos parecidas fisicamente, mas mudam muito no sabor. Além disso, a pimenta-dedo-de-moça é facilmente encontrada em qualquer supermercado, fazendo parte do cotidiano alimentar brasileiro.

Repleta de benefícios à saúde, a pimenta-caiena se destaca na medicina natural, devido à sua grande capacidade curativa, confira:

  • Previne dores de cabeça;
  • Reduz dores causadas pela artrite, psoríase e neuropatia diabética;
  • Alivia os sintomas de gripe e resfriados;
  • Estimula a digestão;
  • Acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso;
  • Mantém a pressão regularizada;
  • Equilibra o colesterol e o triglicérides;
  • Ajuda a aliviar a congestão nasal;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Previne úlceras no estomago;
  • Melhora o humor das pessoas, ajudando a combater a depressão.

Alguns especialistas sugerem que a pimenta-caiena possui um número maior de antioxidantes do que o ácido ascórbico, fator que favorece o combate aos radicais livres e a inibição da oxidação do colesterol ruim, evitando doenças cardiovasculares.

Também, não se pode esquecer de mencionar que esse condimento é rico em vitaminas A, do complexo B e C.

Tipos de pimentas mais populares no Brasil

As pimentas, embora algumas bastante parecidas, não são iguais. No Brasil, são utilizadas na alimentação diária cerca de 10 tipos diferentes, são elas:

  1. Pimenta-dedo-de-moça;
  2. Pimenta biquinho;
  3. Pimenta-de-cheiro;
  4. Pimenta rosa;
  5. Pimenta-malagueta;
  6. Pimenta cumari;
  7. Pimenta japaleno;
  8. Pimenta-do-reino preta;
  9. Pimenta-do-reino branca;
  10. Pimenta Bhut Jolokia;

A pimenta-caiena ainda não está na lista, devido à dificuldade de encontrá-la fresca. No entanto, em restaurantes onde os pratos são de origem tailandesa e indiana, o sabor diferenciado da caiena prevalece.

Com a onda da alimentação saudável e termogênica, o consumo desse tipo de pimenta pode aumentar, pois ela promete reduzir o apetite, acelerar o metabolismo e emagrecer.

[CONFIRA TAMBÉM: LISTA DE TERMOGÊNICOS NATURAIS PARA A SAÚDE]

A especiaria já foi apontada por muitas famosas como uma grande aliada da boa forma, isso ocorre porque a capsaicina, presente na Caiena, libera a Catecolamina, uma substância eficaz no controle da fome. Além disso, ela ainda tem o poder de aumentar o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais calorias.

Para que os benefícios da pimenta-caiena sejam aproveitados, é fundamental usá-la todos os dias na alimentação. As sugestões de uso é em temperos na comida, chá da especiaria ou consumo de 3 gramas do pó dentro de cafés e outras bebidas.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário