Pilates ou musculação – O que é melhor?

Está atrás de exercícios que te ajudem a ter aquele tão sonhado corpo escultural? Então, confira, aqui no QVB, qual é melhor: pilates ou musculação!

Quando se trata de atividade física, todos estão antenados. E a procura de alguma pratica para manter o corpo saudável e ativo vem crescendo e tendo uma demanda progressiva ao longo dos anos.

Se fizer um levantamento de duas décadas atrás, pode ser visto que o aumento no número de praticantes de modalidades esportivas e atividades físicas aumentou não apenas entre jovens, mas também entre todas as faixas etárias.

Como se via nas décadas anteriores, apenas jovens procuravam ter um físico invejável e um corpo saudável. Com a evolução dos treinamentos e a conscientização das pessoas, nos dias atuais, todas as idades estão às portas das academias preocupando viver mais, e viver bem.

O que é pilates?

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Pilates é um conjunto de exercícios criados para fortalecimento muscular, buscando o controle dos músculos e do corpo como um todo. Essa atividade otimiza a eficiência e a consciência corporal e cria uma linha de exercícios sem impactos, além de melhorar a flexibilidade. Também é muito usado para ajustar e melhorar a postura.

Essa modalidade é bem vista pelos médicos ortopedistas em tratamentos em lesões de coluna e dores crônicas.

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Benefícios do Pilates

Tonifica a musculatura, melhorar a flexibilidade, corrige problemas posturais, promove menor atrito entre as articulações, melhora a respiração, ajuda no controle de peso, contribui com o relaxamento e a reabilitação do corpo.

Principais exercícios

  • Open book: usado para aliviar as dores de membros superiores e inferiores, trabalhando de forma rotacional;
  • Alongamento concha: usado para alongar lombar e ombros e aliviar tensões na colina servical;
  • Alongamento dos flexores de quadril: este exercício tem por objetivo fortalecer os músculos adutores e extensores do quadril.

Musculação

musculação como fazer

A musculação é uma pratica que, em primeiro momento, é vista como a atividade que serve apenas para desenvolver volume muscular, porém estudos comprovaram que a musculação também é eficiente para emagrecimento, ganho de força, estimulo metabólico e diminuição de pressão arterial e postural.

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Benefícios da musculação

Acelera o metabolismo, protege os ossos, deixa o coração mais forte, queima gordura, reduz riscos de ter diabetes, combate a depressão, libera o hormônio da alegria e diminuí os efeitos do envelhecimento.

Principais exercícios

Os principais exercícios e mais utilizados pelos praticantes dessa modalidade são:

  • Agachamento: trabalha membros inferiores;
  • Desenvolvimento: usado para trabalhar musculatura dos ombros;
  • Supino: usado para trabalhar peitorais e, ao mesmo tempo, estimular a musculatura do tríceps;
  • Remada: usado para trabalhar costa e estimular a musculatura do bíceps.

Qual o melhor?

Na verdade, entre as duas modalidades, não existe a melhor ou a mais eficiente. Cada uma tem a sua peculiaridade e o seu benefício, tudo vai depender de qual é o objetivo do praticante.

Se o seu caso for melhorar a postura ou a recuperação de lesões, a atividade mais indicada é o pilates. Essa é considerada a melhor por não obter impactos, já que trabalha muito o controle do indivíduo sobre seu corpo.

A precisão dos movimentos é exigida ao máximo, assim como a preocupação com a correta respiração, reorganização postural e fluidez.

Já no caso do seu objetivo ser treino para melhorar o volume muscular ou perder gordura, o mais indicado é a musculação. A prática da musculação provoca alterações, sobretudo neuromusculares.

Resumidamente, numa sessão de treino, provocamos microlesões em nossa musculatura, e durante o nosso descanso (quando não estamos treinando) ocorre um processo chamado supercompensação. Isso nada mais é do que a recuperação das microlesões, fazendo com que o corpo consuma mais célula adiposa e aumente o volume muscular. Em comparação com o Pilates, para essa finalidade, a musculação é mais eficiente.

Dicas de treino

Para obter um melhor resultado, é necessário ouvir a orientação de um educador físico qualificado, manter uma frequência de treinamento constante e não perder o foco em seus objetivos, seja eles para uma melhora corporal ou uma recuperação de lesão e dor.

Além de constância e força de vontade, alimente-se direito, pois uma dieta saudável ajuda e melhora os seus objetivos.

Está em dúvida sobre qual fazer? Então, confira, também, Aeróbico e Musculação: Por Que A Junção Desses Dois Treinos É O Ideal?


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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