Os dias estão cada vez mais corridos e, muitas vezes, falta tempo para ir à academia. No entanto, saiba que há uma maneira fácil de contornar esse problema. O segredo é fazer pilates em casa!
Mas, o que é pilates? Trata-se de um tipo de atividade física idealizado no século passado, por Joseph Pilates. A finalidade dessa técnica é aumentar o controle sobre os músculos e fortalecê-los, além de maximizar a flexibilidade do corpo como um todo.
A seguir, confira mais detalhes sobre esse tipo de atividade física, além de dicas especiais para praticar pilates em casa de forma segura e adequada, só aqui no Quero Viver Bem!
Benefícios do pilates
Fortalecimento muscular
O pilates trabalha os músculos do corpo todo, melhorando a capacidade de contração e força, bem como de flexibilidade. Como resultado, há uma redução drástica da possibilidade de fratura óssea.
Paralelamente, esse fortalecimento muscular contribui para a queima de estoques de gordura corporal, ajudando a eliminá-los, reduzir medidas e ter mais massa magra.
Correção de má postura
O pilates aumenta a consciência corporal e o fortalece dos músculos do centro do corpo, o que faz com que haja uma correção da má postura e, até mesmo, redução de dores nas costas.
Melhora da respiração e concentração
O pilates trabalha e melhora a respiração e a capacidade de concentração a cada execução dos movimentos, o que faz com que haja um alívio de tensões e redução do estresse.
Aumento da mobilidade
Além de exercitar a musculatura, o pilates também trabalha as articulações, o que acaba por tornar o corpo mais móvel, flexível e com melhor poder de realizar movimentos difíceis.
Melhora da marcha e corrida
Como o corpo é totalmente estimulado durante os exercícios do pilates, realizar movimentos comuns do dia a dia, como caminhada e corrida, é mais fácil e prazeroso, com melhor equilíbrio.
Como praticar pilates em casa?
A modalidade mais segura de se praticar em casa é a mat pilates. Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Escolha um ambiente adequado, com espaço suficiente para um tapete de exercícios e para realizar os movimentos do pilates;
- Utilize roupas confortáveis e que não limitem movimentos;
- Faça três sessões de 30 minutos semanais, pelo menos.
No que se refere aos exercícios, é possível realizar alguns simples, porém altamente eficazes, como:
Bridge
Consiste em erguer o corpo de barriga para cima, com as mãos e os pés apoiados no chão, formando uma espécie de ponte, que deve ser mantida reta de 10 a 20 segundos.
Deslizamento com elevação de braços
O corpo é mantido na posição fetal, sentando sobre os calcanhares e com os braços esticados, que serão elevados de maneira alternada e sustentados no ar durante 10 segundos.
Hip twist
Sente-se sobre o tapete, eleve as pernas e apoie as mãos atrás do corpo, no solo. Inspire e faça um movimento de círculo com os pés, expire e faça o círculo novamente para o lado oposto.
[LEIA TAMBÉM: PILATES EMAGRECE?]
Modalidades de pilates
Mat Pilates
É o pilates clássico, realizado no solo, como idealizado por Joseph Pilates. Neste método, há um preparo para que o aluno consiga utilizar equipamentos e acessórios, como bola e faixa elástica.
Pilates acrobático
O pilates acrobático é uma modalidade realizada em equipamentos, usando a suspensão do corpo para ganho de força e estímulo de todos os músculos.
Pilates suspenso
É uma modalidade semelhante ao pilates acrobático, no entanto, com uso de fita para suspensão e não de equipamentos. O diferencial é que a fita é menos estável e treina mais a força.
Hot pilates
Modalidade na qual os exercícios são realizados numa sala aquecida a 35 graus, o que faz com que o corpo atinja a mesma temperatura e os músculos e as articulações fiquem mais flexíveis, facilitando a realização dos movimentos.
Contraindicações
De modo geral, o pilates é uma prática sem restrições rígidas, mas algumas pessoas devem evitar ou só fazer essa técnica se o médico liberar. São os seguintes casos:
- Indivíduos que têm inflamação não tratada em músculos e articulações;
- Pessoas no pós-cirúrgico;
- Quem possui hérnia de disco;
- Pacientes com diagnóstico de osteoporose;
- Quem tem labirintite.
Pilates emagrece?
O pilates ajuda a emagrecer porque contribui para a queima calórica e o ganho de massa muscular. Os resultados de perda de peso serão mais expressivos se a prática desta técnica for alinhada à adoção de uma dieta ou reeducação alimentar.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.