Período fértil – Como saber? Como calcular? Quais os sintomas?

Você sabe como faz para calcular o período fértil? Aqui no Quero Viver Bem nós te ensinamos a fazer isso, bem como quais os sintomas para entender melhor!

Todas as mulheres deveriam conhecer um pouco sobre o período fértil. Tanto as que desejam engravidar, como aquelas que ainda querem evitar o acontecimento. É no período fértil que as chances de concepção aumentam.

Durante esse período, a mulher ovula, ou seja, aumenta-se as chances de engravidar. O período fértil acontece exatamente no meio do ciclo menstrual, e seus sintomas são bem sutis. Aprenda a calcular a data da próxima ovulação e seus sintomas a seguir, só aqui no Quero Viver Bem!

O que é período fértil?

Período fértil

Para ficar mais claro: a mulher engravida durante a ovulação. Os óvulos são liberados pelo corpo feminino apenas uma vez ao mês. Esse momento acontece durante o período fértil.

Como o próprio nome já sugere, é o período no qual a mulher poderá engravidar. Essa informação é extremamente útil para quem está tentando ter um filho. No entanto, quem quer evitar a chegada de um novo membro também precisa estar atento aos sinais do corpo.

Como saber quando é o período fértil?

O período fértil é exatamente no meio do ciclo menstrual. No entanto, só é possível calcular e afirmar esse momento em ciclos menstruais regulares de 28 dias. Desse modo, basta contar 14 dias antes da próxima menstruação e/ou 14 dias após o primeiro dia da última menstruação.

Para ficar mais claro, imagine um ciclo menstrual regular de 28 dias. Se o primeiro dia da última menstruação foi dia 03, o dia fértil será dia 17.

O período fértil tem uma duração de, aproximadamente, seis dias – três dias antes do dia fértil e dois depois. Portanto, no exemplo acima, o período fértil será de 13 a 19 de junho. Os dias com mais chances de engravidar são os mais “centrais”, nesse caso, dias 16 e 17.

A conta é bem simples, não é mesmo? Mas há formas mais fáceis de controlar e saber quando é o período fértil. Existem vários aplicativos que ajudam a cuidar da menstruação e saber quando será a próxima ovulação.

Período fértil

Como calcular o período fértil em ciclos irregulares?

Saber o período fértil em mulheres com menstruação irregular é uma tarefa complicada e não é um método seguro tanto para quem quer engravidar ou para quem quer evitar.

Por ser irregular, é difícil encontrar quando é o “meio” entre as menstruações. Portanto, não é um método seguro.

Para saber como calcular o período fértil em ciclos irregulares, será necessário observar e anotar todas as datas de menstruação durante um ano. Feito isso, observe o ciclo mais curto e o mais longo. Subtraia 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias do ciclo mais longo.

Na prática:

  • Ciclo mais curto: 22 dias – 22 – 18 = 4;
  • Ciclo mais longo: 28 dias – 28 – 11 = 17.

O período fértil será entre o 4º e o 17º dia do ciclo.

Contudo, esse método não é eficaz e nem seguro. Para saber se está no período fértil com ciclo irregular, será necessário recorrer a outro tipo de ajuda. Conheça no próximo tópico.

Como saber se estou no período fértil?

Período fértil

A forma mais segura de saber se está no período fértil é com testes de farmácia. Eles funcionam tanto para mulheres com ciclos regulares (que querem ter certeza) como para mulheres com ciclos irregulares.

Existe um teste de farmácia para saber se está ovulando. É semelhante aos testes de gravidez, mas mede o aumento do hormônio LH. É ele o responsável pela liberação do óvulo maduro do ovário. Ou seja, o LH simboliza a ovulação, e o aumento dele geralmente ocorre entre 24 e 48 horas antes da ovulação iniciar.

Realizar esse teste é uma maneira de prever quando estará no período fértil. O que servirá de grande ajuda para as mulheres com ciclo menstrual irregular.

Os sintomas da ovulação são bem sutis, poucas mulheres conseguem senti-los. Mas, para quem quer um filho, é fácil aprender a notá-los e usar ferramentas que ajudam a perceber o momento certo.

Quais os sintomas do período fértil?

A tendência do ser humano como animal é preservar a espécie, ou seja, procriar. Por esse motivo, durante a ovulação, as mulheres tendem a sentir mais libido, se sentem mais femininas e procuram atrair seus parceiros.

Além disso, há outros sintomas como uma leve dor no baixo ventre, semelhante a uma cólica bem fraquinha. A temperatura corporal também aumenta, cerca de 0,4ºC e 1ºC. A elevação é bem sutil, mas pode ser observada com um aparelho de alta precisão.

Outro sintoma do período fértil é a liberação de uma secreção semelhante à clara de ovo, um muco cervical responsável por ajudar o espermatozoide durante sua jornada até o óvulo.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário