Pera – Para que serve, Benefícios, Propriedades Nutricionais

A pera é rica em nutrientes, por isso deve-se consumí-la com regularidade. Veja as suas propriedades nutricionais e benefícios que ela traz para a saúde.

A pera é uma fruta adocicada e muito gostosa. Lembra um pouco a maçã, porém tem suas peculiaridades. É bastante versátil, podendo ser consumida de diversas maneiras. O uso mais comum da fruta é in natura, crua, com casca ou sem. Porém, ela também pode ser assada, cozida, utilizada em chás e até em receitas – basta sua criatividade permitir e saber harmonizar os sabores.

No entanto, ela não é só mais um elemento versátil da culinária. Pode também trazer muitos benefícios à saúde, quando comida regularmente. Conheça, aqui, todas as vantagens de incluir a pera na dieta e o que ela pode fazer no seu corpo.

Sobre a Pera

Existem algumas variedades da fruta, sendo seu nome científico Pyrus comunis, estando entre as frutas mais consumidas no Brasil. Na verdade, ela não é um fruto, mas sim um pseudo-fruto da árvore pereira, originária de uma parte da flor e não do ovário, como as frutas comuns. Elas são ricos em sucos e possuem uma grande reserva de nutrientes, sendo muito similares aos verdadeiros frutos.

pera faz bem para a saúde

Essa é uma planta que se originou na Europa e espalhou-se pelo mundo, sendo consumida amplamente. A árvore que produz o fruto pertence ao gênero Pyrus L., família Rosaceae, sendo ideal para regiões serranas, com clima temperado e solo fértil.

Informações Nutricionais

A pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais. Além disso, ela contém vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, cobre, enxofre, fósforo, magnésio, potássio, pectina, silício e sódio, entre outros nutrientes essências para o bom funcionamento do organismo.

Por exemplo, a cada 100 g de pera crua, você encontra, aproximadamente:

  • Calorias – 50;
  • Água – 85,1 g;
  • Proteína – 0,3 g;
  • Gordura – 0,4 g;
  • Carboidratos – 9,4 g;
  • Fibras – 2,2 g;
  • Vitamina C – 3 mg;
  • Ácido fólico – 2 mcg;
  • Potássio – 150 mg;
  • Cálcio – 9 mg;
  • Zinco – 0,2 mg.

Benefícios

benefícios pera

Muitas pessoas comem a pera devido ao seu alto valor nutricional e aos benefícios que ela proporciona à saúde. Quanto mais fresca a fruta estiver, mais nutrientes ela terá. Ao ingeri-la com uma certa frequência, pode ajudar o corpo de diversas maneiras.

Combate os Radicais Livres

Os radicais livres são os grandes responsáveis pela oxidação e morte precoce das células, envelhecendo mais rapidamente todos os tecidos do corpo – inclusive a pele. A pera contém quantidades consideráveis de antioxidantes que combatem esse efeito no organismo.

A e C e flavonoides, como o betacaroteno, luteína e zeaxantina, contribuindo para a prevenção do cânce

A ação antioxidante é capaz de promover uma aparência mais jovem e, até mesmo, evitar o câncer, pois essa doença é formada pelas mutações das células que tentam se regenerar após a morte causada pelos radicais livres.

Contém Fibras

A alta concentração de fibras nas peras melhora a atividade cardíaca, diminuindo o colesterol no sangue. Alimentos ricos em fibras, como as peras, podem diminuir as chances de se ter um AVC – Acidente Vascular Cerebral  – em até 50%.

As fibras também retardam a digestão, fazendo com que o processo se torne mais lento. Ao digerir os alimentos de maneira mais devagar, o cérebro demora mais para enviar sinais para que a pessoa volte a comer. Assim, o indivíduo sente-se saciado por muito mais tempo.

Outro poder da fibra é a sua atuação no intestino. Ela é capaz de evitar constipações, desconfortos e ainda acaba com o intestino preso. Assim, a pessoa vai mais vezes ao banheiro e não fica com a sensação de inchaço.

Fortalece o Sistema Imunológico

As vitaminas A e C e flavonoides presentes no fruto ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a evitar o câncer. O betacaroteno, a luteína e a zeaxantina em conjunto com outros nutrientes da fruta podem prevenir o câncer de intestino e estômago.

A pera também estimula a formação de glóbulos brancos, que atuam na proteção contra micro-organismo invasores, maléficos ao organismo. Assim, a pera é capaz de evitar gripes, resfriados, inflamações e até doenças mais sérias, como artrite e gota.

Auxilia o emagrecimento

Acima, já explicamos como ela atua no sistema gastrointestinal, retardando a fome e promovendo a saciedade. Mas, além disso, a pera também contém pouquíssimas calorias: cada 100 g são apenas 50 calorias ingeridas.

O alimento também tem efeito diurético, que ajuda a eliminar toxinas do corpo pela urina, acabando com a retenção de líquidos e desinchando o corpo. Isso pode promover a perda de peso, já que o excesso de líquidos acumulados foi embora e promove a sensação de leveza.

Vale lembrar que a fruta sozinha não é capaz de emagrecer, mas é um ótimo alimento para se inserir em dietas de emagrecimento pelas vantagens citadas acima.

 

É difícil alguém não gostar de pera, não é? E não é por menos: além de deliciosa e refrescante, tem muitos nutrientes importantes para a saúde.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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