Começando A Correr? Veja Algumas Dicas Que Vão Te Ajudar A Pegar Gosto Pela Corrida

A prática regular de atividade física, seja ela qual for, tem sido muito recomendada por todos os profissionais da área da saúde, sendo que a corrida é uma das que entrou para o rol das atividades queridinhas de muitos praticantes.

Por diversas razões, a corrida tem sido muito praticada e comentada nos últimos anos, tais como a facilidade de poder praticá-la em qualquer lugar – e não apenas em um ambiente de academia –, de essa ser uma atividade barata, já que, para começar, não precisa de equipamentos e pagamento de mensalidade, além dos muitos benefícios à saúde – como perda de peso, alívio do estresse e melhora no sistema cardiorrespiratório.

Correr é um movimento simples e da natureza humana. Por esse motivo, é tão fácil de ser praticado, sendo a primeira escolha de muitas pessoas que buscam iniciar um programa de atividade física.

O começo não é fácil. Dependendo do nível de sedentarismo do indivíduo, ela torna-se até um pouco sofrida e as primeiras experiências podem não ter o resultado (de tempo e distância) desejado. Mas, não desista! Conheça algumas dicas que te ajudarão nesse início do processo:

1 – Procure um profissional da área da saúde e faça uma avaliação física

correndo com profissionais

É super importante que você tenha a certeza de que está apto a praticar um exercício intenso como a corrida. Uma avaliação física e médica também te dará resultados de como seu corpo está, antes de iniciar a atividade, assim, a longo prazo, você poder fazer o comparativo.

Além de te ajudar a prevenir lesões, a atividade física pode definir o seu tipo de pisada – se ela é pronada ou supinada. Você sabia que existe tênis específico para cada pisada? Assim, você já compra um tênis próprio para correr e que não te trará desconforto no futuro.

2 – Comece pegando leve

Não adianta ir com muita sede ao pode. No início, o importante é que seu corpo conheça e se adapte ao movimento. Mantenha um ritmo de treino que, consequentemente, você progredirá. Por isso, determine metas para seus treinos e comece fazendo uma caminhada intercalada com corridas leves.

Passados alguns treinos, aumente o tempo de corrida leve e diminua o de caminhada. Depois, intercale a corrida leve com a corrida um pouco mais intensa. Dessa forma, quando você menos perceber, já não precisará mais caminhar e estará conseguindo fazer um treino todo com corrida. Lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo e quando não estiver se sentindo bem, pare para descansar.

3 – Fique atento para não extrapolar nos seus treinos

A corrida é mesmo viciante e você fica querendo correr cada vez mais e mais. No entanto, sem um auxílio profissional, é importante que você tome muito cuidado para não se exceder nos treinos e acabar lesionando-se. Joelhos, tornozelos e quadril são muito exigidos nessa atividade e lesionar um deles acabará te deixando longe dos exercícios por um bom tempo e, por consequência, perdendo tudo o que adquiriu.

4 – Defina um tempo para o seu treino

No início, é mais importante ter um tempo definido do que uma quilometragem a ser atingida. Comece com um treino de trinta minutos, por exemplo, e cumpra com essa meta por três a cinco vezes na semana. Aos poucos, perceberá que sua distância aumentará.

5 – Faça variações em seus treinos

Existem alguns tipos de treinos diferentes para corrida, sendo interessante procurar saber dessas variações e aplicá-las aos seus treinos. Com isso, você ganhará mais qualidade e poderá focar mais no seu objetivo principal.

Exercícios para quem corre

6 – Intercale os dias de corrida com exercício de força

É importante que você proteja seus membros inferiores e os fortaleça, para não correr o risco de ter alguma lesão. Durante a corrida essa musculatura é muito exigida e dedicar um ou dois dias para um treinamento especializado com peso (ou mesmo com o peso do próprio corpo) é uma ótima dica.

7 – Descanse

É isso mesmo, respeitar o tempo de descanso que seu corpo precisa é de extrema importância para recuperar-se do treino anterior e evitar qualquer tipo de lesão. Então, monte uma planilha de treinos, deixando sempre um bom intervalo de descanso. Você pode utilizar esses dias de “folga” para fazer o trabalho de fortalecimento muscular.

8 – Cuide da sua alimentação

Se for necessário, procure auxílio de um nutricionista. É bem importante saber o que é melhor comer antes e depois dos treinos, portanto, capriche na alimentação e invista nos carboidratos e nos alimentos que dão mais energia antes do treino. Além disso, procure fazer uma refeição 30 minutos antes de iniciar seus exercícios.

9 – Inscreva-se em uma corrida de rua

Essa será uma grande oportunidade de testar seus treinos e te dar ainda mais motivação para correr. A corrida de rua envolve muita gente apaixonada por esse esporte, o que contribuirá pra que você continue ainda mais focado. Inicie com uma prova de 5km e vá desafiando-se aos poucos.

professor de educação física10 – Procure um profissional de educação física

Quando você já estiver evoluindo e perceber que precisa de mais ajuda para montar seus treinos e evoluir ainda mais, invista em um programa de treinamento com uma assessoria de corrida ou mesmo um personal especializado nessa atividade. Você não irá se arrepender! Nada melhor do que um profissional para prescrever seus treinos e te manter ainda mais motivado.

Agora que você já conheceu 10 dicas bem legais de como iniciar uma atividade de corrida, vista a camisa desse esporte e comece a praticá-lo! Tenho certeza que, com perseverança e empenho, você será mais um apaixonado e viciado nessa modalidade que traz tantos benefícios à saúde. Mas, lembre-se, faça primeiro uma avaliação médica, a fim de evitar qualquer problema, e boa sorte!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Marlise Carvalho (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário