A pasta de amendoim é um alimento popular nos EUA, que está cada vez mais ganhando o solo brasileiro. O amendoim é um alimento muito benéfico e nutritivo para o organismo. Para quem faz exercícios (ou não) a pasta de amendoim oferece uma boa dose de gorduras boas, proteínas e fibras.
Ela é boa para coração, previne diabetes e ainda ajuda a perder peso e ganhar massa muscular. Conheça tudo sobre a pasta de amendoim, veja sua tabela nutricional e saiba com usá-la para ganhar massa muscular:
Tabela nutricional
No mercado existe muitas opções de pasta (ou manteiga) de amendoim, sendo que muitas delas são cheias de açúcares, óleos e outros componentes. Por isso, fique de olho no rótulo e escolha a pasta de amendoim integral, aquelas que tem como ingredientes apenas o amendoim torrado.
A cada 100g de manteiga ou de pasta de amendoim integral você encontra:
- 578 calorias;
- Gorduras Totais: 50g;
- Colesterol: 0mg;
- Sódio: 17mg;
- Potássio: 649mg;
- Carboidratos: 20g;
- Fibra Alimentar: 6g;
- Proteínas: 25g;
- Vitamina A;
- Vitamina B6;
- Vitamina B12;
- Vitamina C;
- Vitamina D;
- Vitamina E;
- Cálcio;
- Ferro;
- Magnésio;
- Biotina;
- Cobre;
- Niacina;
- Ácido Fólico;
- Manganês;
- Tianina;
- Fósforo.
Conheça mais sobre as propriedades do amendoim.
Benefícios da pasta de amendoim
A pasta de amendoim é um alimento rico e completo. É boa para o coração e sistema imunológico, além de ser amiga da dieta, ajudando do a ganhar massa muscular:
Bom para o coração
A pasta de amendoim é capaz de capaz de diminuir o LDL (colesterol ruim) e manter o nível do colesterol bom (HDL). Vale frisar que esse é um alimento rico em ômega-9, ômega-6 e os ácidos palmítico e esteárico, ambas gorduras saturadas. Tudo isso resultada em uma fonte de boas gorduras ao coração.
Sistema imunológico
Assim como outros alimentos ricos em vitamina B6, a manteiga de amendoim é ótima para fortalecer o sistema imunológico. Isso ajuda a combater doenças e infecções. Para quem treina, ter um bom sistema imunológico significa mais pique e energia para os treinos.
Emagrecimento
Para quem quer perder alguns quilos, incluir esse alimento na dieta é uma ótima alternativa. Apesar de ser calórico, a pasta de amendoim possui uma boa quantidade de fibras e proteínas. As fibras proporcionam sensação de saciedade, fazendo com que você não sinta fome e, consequentemente, evita que coma em excesso. Se for consumido com moderação, reduz a ingestão de outras calorias e controla o apetite. Veja aqui outras opções de receitas para perder peso.
Fonte de energia
Como é um alimento calórico, consequentemente é uma boa fonte de energia. Se você faz atividade física e/ou procura ganhar massa muscular, a pasta de amendoim é ótima para garantir maiores quantidades de energia durante o dia.
Pasta de amendoim para ganhar massa muscular
Quem procura ganhar massa muscular precisa ter uma dieta equilibrada com maior aporte calórico e focar em alimentos que proporcionam energia e ajudam na reconstrução muscular. A pasta de amendoim contém fibras e energia, sendo ótima para esse fim. Ela também possui potássio e magnésio, minerais excelentes, que aceleram a recuperação dos músculos no pós-treino.
Incluir esse alimento na sua alimentação diária irá ajudar a perder gordura, ganhar massa muscular e todos os outros benefícios que já citamos nesse artigo. No entanto, apesar dos benefícios, é preciso consumi-la corretamente.
Como consumir?
Por ser altamente calórico, para os atletas, recomenda-se ingerir até 2 colheres (sopa) ao dia de pasta de amendoim. Se você é uma pessoa sedentária, que não pratica esportes e nem treina, o ideal é consumir apenas 1 colher (sopa) por dia. Para saber exatamente a quantidade ideal para você, consulte um nutricionista.
Algumas sugestões de consumo são:
- Com tapioca;
- Com pão integral;
- Com leite;
- Com peito de frango;
- Com frutas;
- Como recheio para bolos e panquecas integrais.
Esse alimento é muito encontrado no exterior, mas já é possível encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados. Entretanto, você pode fazer a sua própria pasta de amendoim. Para isso, irá precisar de:
- 1 xícara de amendoim torrado, sem pele e sem sal;
Modo de preparo:
- Aqueça o amendoim no forno por uns 3 ou 5 minutos, o suficiente para esquentá-lo;
- Em seguida, bata no liquidificador ou no processador, mexendo de vez em quando, até adquirir a textura de pasta (leva cerca de 10 minutos);
- Se quiser uma pasta mais doce, adicione 1 colher (sopa) de mel, açúcar mascavo ou adoçante.
Guarde a sua pasta de amendoim na geladeira e aproveite todos os seus benefícios!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
GOSTEI MT. BEM ILUSTRADO ,BEM EXPLICADO OS ARTIGOS.
muito obrigada pelo conteúdo !!!