Pasta de Amendoim – Faça a sua!

A pasta de amendoim para quem faz exercícios (ou não) oferece uma boa dose de gorduras boas, proteínas, carboidratos e fibras. No entanto não são todas que valem a pena. Confira aqui como consumir e fazer a sua própria manteiga de amendoim de forma prática para conseguir melhores resultados no treino!

A pasta de amendoim é um alimento popular nos EUA, que está cada vez mais ganhando o solo brasileiro. O amendoim é um alimento muito benéfico e nutritivo para o organismo. Para quem faz exercícios (ou não) a pasta de amendoim oferece uma boa dose de gorduras boas, proteínas e fibras.

Ela é boa para coração, previne diabetes e ainda ajuda a perder peso e ganhar massa muscular. Conheça tudo sobre a pasta de amendoim, veja sua tabela nutricional e saiba com usá-la para ganhar massa muscular:

pasta de amedoim para treino

Tabela nutricional

No mercado existe muitas opções de pasta (ou manteiga) de amendoim, sendo que muitas delas são cheias de açúcares, óleos e outros componentes. Por isso, fique de olho no rótulo e escolha a pasta de amendoim integral, aquelas que tem como ingredientes apenas o amendoim torrado.

A cada 100g de manteiga ou de pasta de amendoim integral você encontra:

  • 578 calorias;
  • Gorduras Totais: 50g;
  • Colesterol: 0mg;
  • Sódio: 17mg;
  • Potássio: 649mg;
  • Carboidratos: 20g;
  • Fibra Alimentar: 6g;
  • Proteínas: 25g;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B12;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Biotina;
  • Cobre;
  • Niacina;
  • Ácido Fólico;
  • Manganês;
  • Tianina;
  • Fósforo.

Conheça mais sobre as propriedades do amendoim. 

Benefícios da pasta de amendoim

A pasta de amendoim é um alimento rico e completo. É boa para o coração e sistema imunológico, além de ser amiga da dieta, ajudando do a ganhar massa muscular:

pasta de amendoim propriedadesBom para o coração

A pasta de amendoim é capaz de capaz de diminuir o LDL (colesterol ruim) e manter o nível do colesterol bom (HDL). Vale frisar que esse é um alimento rico em ômega-9, ômega-6 e os ácidos palmítico e esteárico, ambas gorduras saturadas. Tudo isso resultada em uma fonte de boas gorduras ao coração.

Sistema imunológico

Assim como outros alimentos ricos em vitamina B6, a manteiga de amendoim é ótima para fortalecer o sistema imunológico. Isso ajuda a combater doenças e infecções. Para quem treina, ter um bom sistema imunológico significa mais pique e energia para os treinos.

Emagrecimento

Para quem quer perder alguns quilos, incluir esse alimento na dieta é uma ótima alternativa. Apesar de ser calórico, a pasta de amendoim possui uma boa quantidade de fibras e proteínas. As fibras proporcionam sensação de saciedade, fazendo com que você não sinta fome e, consequentemente, evita que coma em excesso. Se for consumido com moderação, reduz a ingestão de outras calorias e controla o apetite. Veja aqui outras opções de receitas para perder peso. 

Fonte de energia

Como é um alimento calórico, consequentemente é uma boa fonte de energia. Se você faz atividade física e/ou procura ganhar massa muscular, a pasta de amendoim é ótima para garantir maiores quantidades de energia durante o dia.

Pasta de amendoim para ganhar massa muscular

Quem procura ganhar massa muscular precisa ter uma dieta equilibrada com maior aporte calórico e focar em alimentos que proporcionam energia e ajudam na reconstrução muscular. A pasta de amendoim contém fibras e energia, sendo ótima para esse fim. Ela também possui potássio e magnésio, minerais excelentes, que aceleram a recuperação dos músculos no pós-treino.

Incluir esse alimento na sua alimentação diária irá ajudar a perder gordura, ganhar massa muscular e todos os outros benefícios que já citamos nesse artigo. No entanto, apesar dos benefícios, é preciso consumi-la corretamente.

Como consumir?

pasta de amendoim como consumirPor ser altamente calórico, para os atletas, recomenda-se ingerir até 2 colheres (sopa) ao dia de pasta de amendoim. Se você é uma pessoa sedentária, que não pratica esportes e nem treina, o ideal é consumir apenas 1 colher (sopa) por dia. Para saber exatamente a quantidade ideal para você, consulte um nutricionista.

Algumas sugestões de consumo são:

  • Com tapioca;
  • Com pão integral;
  • Com leite;
  • Com peito de frango;
  • Com frutas;
  • Como recheio para bolos e panquecas integrais.

pasta de amendoim caseiroEsse alimento é muito encontrado no exterior, mas já é possível encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados. Entretanto, você pode fazer a sua própria pasta de amendoim. Para isso, irá precisar de:

  • 1 xícara de amendoim torrado, sem pele e sem sal;

Modo de preparo:

  1. Aqueça o amendoim no forno por uns 3 ou 5 minutos, o suficiente para esquentá-lo;
  2. Em seguida, bata no liquidificador ou no processador, mexendo de vez em quando, até adquirir a textura de pasta (leva cerca de 10 minutos);
  3. Se quiser uma pasta mais doce, adicione 1 colher (sopa) de mel, açúcar mascavo ou adoçante.

Guarde a sua pasta de amendoim na geladeira e aproveite todos os seus benefícios!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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2 Comentários

  1. MARY LEROZ
  2. nayara serafim gonçalves - serafim gonçalves

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