Paralisia do Sono – O que é? Causas, Sintomas e Explicações

A paralisia do sono provoca bastante incômodo entre as pessoas, você já sentiu? Saiba aqui como identificar os sintomas, quais as causas e explicações médicas para esta condição.

A paralisia do sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo, imediatamente após o despertar ou, com menos frequência, imediatamente antes de adormecer.

Um dos relatos a respeito dessa condição é acordar no meio da noite e não conseguir mexer o corpo. Ter consciência de que está acordado, sentir presenças ou ver “monstros”, além de sentir muitas dificuldades para respirar e muito nervosismo.

Para entender o que é, como ela ocorre e qual o tratamento correto, continue lendo:

  • O que é a paralisia do sono e porque ela acontece?
  • Quais são as causas da paralisia do sono?
  • Existe cura e como é o tratamento?
  • Qual médico procurar?

O que é a paralisia do sono

Existem alguns distúrbios do sono que comprometem gravemente a qualidade do repouso e, consequentemente, o rendimento diário das pessoas. Uma patologia que vem se mostrando bastante comum é a paralisia do sono.

Durante anos, foi atribuída a presença mística de seres maléficos durante as horas de sono. Acreditava-se que alienígenas, demônios e espíritos aterrorizavam os seres humanos durante a noite. Entretanto, hoje a ciência comprova que não é isso o que acontece.

A ciência já encontrou respostas para essa questão. Concluiu-se que a paralisia do sono nada mais é do que a falta de sincronia entre cérebro e corpo. Esse transtorno acontece no momento em que uma pessoa está quase adormecendo. Em alguns casos, a perturbação ocorre logo antes do despertar.

Embora esteja consciente, a pessoa fica impossibilitada de se movimentar e falar. Ou seja, durante uma crise, é possível perceber as coisas ocorrendo em seu redor, entretanto, os músculos do corpo não respondem aos comandos do cérebro, ocasionando a incapacidade de se mexer, levando de segundos a minutos.

Parece pouco tempo, mas pode se tornar um momento interminável e angustiante.Isso acontece porque, embora você se sinta acordado, ocorre uma dessincronização entre o cérebro e os músculos. Dessa forma, o corpo age como se ainda estivesse dormindo. Algumas pessoas em crise relatam que podem ver imagens como monstros e fantasmas.

Mas isso ocorre porque sua mente ainda não está totalmente desperta, acabando por mesclar a realidade e o sonho. Em muitos casos, a pessoa não consegue mexer um dedo sequer, tampouco virar sua cabeça para os lados. Em outros, é comum, também, uma sensação de pressão sobre o peito ou falta de ar.

Essa experiência pode durar até cinco minutos, o que gera uma sensação assustadora para algumas pessoas.

paralisia do sono causas

Causas da paralisia do sono?

É provável que 4 a cada 10 pessoas experimentem a paralisia do sono. Na maioria das vezes, a primeira crise ocorre durante a adolescência. Entretanto, o distúrbio pode ocorrer em qualquer idade. Existem vários fatores ligados a esse distúrbio do sono. Dentre eles, os mais comuns são:

  • Falta de sono;
  • Sono irregular ou precário;
  • Dormir de costas;
  • Estresse excessivo;
  • Abuso de medicamentos;
  • Insônia recorrente;
  • Câimbras noturnas;
  • Síndrome narcoléptica;
  • Interrupção abrupta do sono;
  • Suspensão de algum medicamento que atuava no sistema nervoso;
  • Vida agitada.

Existe cura e como é o tratamento?

Tem cura sim. As primeiras medidas para tratamentos são comportamentais, sendo necessário dormir uma quantidade de tempo adequada, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Já falamos aqui, por exemplo, as dicas de como desestressar.

O tratamento medicamentoso não é indicado em todos os casos. Apenas pessoas que estão sofrendo com depressão e ansiedade, advindas desse distúrbio, recebem intervenção farmacológica. Algumas substâncias como a clomipramina são utilizadas, porém, só devem ser administradas quando prescritas por um médico.

Outro método que vem sendo utilizado com eficácia é a hipnose. Essa intervenção tem registrado altos índices de melhoria, tanto para esse distúrbio quanto na qualidade de vida, em geral. A paralisia do sono, por mais que pareça um transtorno assustador, tem um tratamento simples. Muitas vezes, deve envolver também mudanças nos hábitos de vida. Confira aqui as dicas para dormir bem.

Qual médico procurar?

Muitas pessoas que sofrem de algum distúrbio do sono não sabem que precisam da ajuda de um Especialista do Sono, seja por insônia, paralisia ou por qualquer outro transtorno do sono.

O sono tem diversos estágios e cada um deles possui aspectos diferentes. O problema se inicia quando um desses estágios ou mais, é prejudicado. Portanto, aos primeiros sinais de que as noites de sono não estão sendo reparadoras, um Especialista do Sono deve ser procurado.

paralisia do sono

Mas, existe um Médico do Sono?

Sim, há diversos especialistas no assunto. O diagnóstico e tratamento da paralisia do sono deve ser feito preferencialmente por um médico neurologista, especialista em transtornos do sono.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário