Para que serve óleo de coco? Como utilizá-lo? Benefícios e Propriedades

Você sabe para que serve o óleo de coco e como utilizá-lo? Descubra essas e outras informações completas, aqui no Quero Viver Bem!

O óleo de coco virou tendência no mundo gastronômico, sendo consumido especialmente por quem deseja emagrecer ou levar uma vida mais saudável.

Além disso, o produto se tornou um dos queridinhos de beleza, sendo utilizado no cabelo e na pele, além de aparecer na composição de cosméticos industriais.

Mas, afinal, para que serve o óleo de coco e quais são os benefícios que ele pode oferecer? Preparamos esse guia completo para esclarecer todos as suas questões. Confira e veja dicas para inserir esse produto no seu dia a dia!

[CONFIRA TAMBÉM: ÓLEO DE COCO – MITOS E VERDADES ]

Óleo de Coco - Principais benefícios

 

Propriedades do óleo de coco

O óleo de coco conta com ácidos graxos saturados, como o láurico, que tem ação antimicrobiana. Além disso, possui ômegas 6 e 9 (reduzem o LDL no organismo), polifenóis (são antioxidantes naturais) e ferro (evita anemia), vitaminas K e E (contribuem para a correta coagulação do sangue e da ação antioxidante).

[LEIA TAMBÉM: COCO E SEUS BENEFÍCIOS]

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco garante benefícios únicos para a saúde, além de proporcionar ganhos estéticos por um baixo custo, já que o produto tem preço relativamente acessível. Confira, a seguir, o que é possível obter ao utilizá-lo:

Fonte de energia

O óleo de coco gera um ganho de energia, passando a ter mais ânimo no dia a dia e disposição para a academia. Por ser rico em gorduras, promove muita saciedade, o que auxilia no emagrecimento, desde que consumido na quantidade correta, sem exageros.

Garantia da saúde do coração

Embora seja um óleo, o produto é rico em gordura boa, ou seja, com capacidade de reduzir o colesterol ruim e elevar o nível do colesterol bom. Na prática, isso quer dizer que ele diminui a possibilidade de entupimento de artérias e o aparecimento de doenças do coração e vasculares.

Ação antimicrobiana

Os ácidos graxos presentes no óleo de coco possuem ação antimicrobiana, o que significa que o produto é excelente para combater doenças provocadas por vírus, bactérias e fungos, evitando o desenvolvimento desses micro-organismos.

Hidratação da pele e do cabelo

O óleo de coco é um poderoso aliado para eliminar ressecados da pele, bem como amenizar sintomas provocados por dermatite, eczema e psoríase, tornando a tez mais macia, sem descamações e menos irritada.

Isso se deve à presença da vitamina E no óleo, que é um nutriente importante para a hidratação da pele, contribuindo, também, para minimizar o risco de desenvolvimento de flacidez e sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Inclusive, o óleo de coco pode ser utilizado para fazer uma dupla limpeza da pele, algo que é bastante comum nos países asiáticos, derretendo toda a maquiagem de forma suave, sem agredir a tez.

No cabelo, o princípio é o mesmo: o produto hidrata os fios, eliminando o efeito espiga de milho, dando brilho e maciez às madeixas. Além disso, ajuda na reposição de proteínas do cabelo.

Como usar o óleo de coco

Coco emagrece?

Na alimentação

Substitua óleos vegetais pelo de coco, seja como acompanhamento de pães ou no preparo de pratos, como refogados, assados, doces e pipoca. Um detalhe importante: a ingestão diária máxima recomendada é de 3 colheres de sopa de óleo de coco. Contudo, essa quantidade pode variar de acordo com seu objetivo, sexo, idade, por isso é importante consultar um nutricionista.

No cabelo

Para hidratar os fios, basta aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco no comprimento do cabelo e nas pontas. Se preferir, também é possível misturá-lo a uma máscara de hidratação ainda mais potente.

Na pele

Use o óleo como um hidratante, passando uma pequena quantidade na pele. Se quiser remover a maquiagem, esfregue suavemente o produto na face, lavando-a em seguida para remover restos do óleo.

Gostou? Então, confira o conteúdo completo sobre os 7 benefícios do óleo de coco! 


Referências utilizadas neste conteúdo:

Óleo de coco: benefícios, para que serve e como usar. https://www.ecycle.com.br/6144-oleo-de-coco.html


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário