Para que serve maltodextrina? Benefícios, Indicações e Contraindicações

Você sabe o que é Maltodextrina? Confira, aqui no Quero Viver Bem, a respeito dos benefícios e das indicações e contraindicações deste suplemento!

A maltodextrina é resultante da polimerização de glicose. Por tal motivo, a maltodextrina é classificada como um carboidrato complexo.

Carboidratos complexos apresentam, em geral, difícil absorção pelo organismo humano. Ao contrário da maioria desses carboidratos, a maltodextrina é mais facilmente absorvida pelo organismo. 

Por esse motivo ela é bastante usada por atletas e praticantes de atividade física, pois é uma forma fácil e rápida de fornecer energia e repor o glicogênio usado durante a atividade física.

Para que serve maltodextrina?

maltodextrina

Os carboidratos têm, como principal função, o fornecimento de energia para o corpo humano. Além disso, também contam com um papel importante na formação de estruturas como o muco, responsável pela proteção interna de órgãos, entre muitas outras funções.

Portanto, a principal função de todas é a energia que os carboidratos oferecem ao corpo. Sendo assim, é importante para os que praticam exercícios físicos, seja de curta ou longa duração.

Benefícios da maltodextrina

A maltodextrina tem uma série de benefícios e vantagens, quando ingerida de forma adequada. O principal benefício é o fornecimento de energia para atividades físicas. Além disso, o uso da substância repõe o combustível muscular, isso é, o glicogênio. Ao fazê-lo, evita-se que proteínas sejam utilizadas como fonte de reposição para o glicogênio e, assim, melhora-se a reparação dos músculos. Se o estoque de glicogênio não estiver abastecido, pode afetar o desempenho nos treinos pela modificação da funcionalidade do sistema nervoso central através das alterações sanguíneas de glicose.

Indicações para o uso de maltodextrina

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O consumo de maltodextrina depende do tipo de atividade. Para atividades aeróbicas longas como corridas e natação, aquelas que requerem elevado consumo de oxigênio, a ingestão de carboidratos pode ser feita antes, durante ou após as atividades.

Já para atividades anaeróbicas que exigem mais dos músculos, como os treinos de força, é recomendada a ingestão de maltodextrina antes do treino para fornecer energia ou após, para repor o glicogênio. Além disso, se a maltodextrina for consumida junto com alguma fonte proteica, ajudará na absorção desta.

Normalmente, é utilizada por aqueles que querem ganhar massa magra (hipertrofia) e por atletas de alto nível que desejam melhorar suas performances, como maratonistas.

Contraindicações do uso de maltodextrina

Assim como a maioria dos alimentos, que se consumidos em excesso fazem mal, a maltodextrina também pode causar efeitos negativos. Entre os possíveis males, destaca-se o aumento dos níveis de insulina, que pode resultar em hiperglicemia.

Outros casos menos graves, mas não menos importantes, são náuseas, vômitos, diarreias, ganho de peso em forma de tecido adiposo, entre muitos outros.  Sendo assim, a maltodextrina não deve ser consumida em excesso, pois, como vimos, pode causar tanto problemas renais como aumento de peso.

Quantidade diária indicada

A quantidade de maltodextrina varia de treino para treino, de organismo para organismo e, assim, de indivíduo para indivíduo. Porém, existe uma média do consumo diário de carboidratos que é cerca de 8 a 10 gramas para cada quilo que a pessoa tem.

Assim, uma pessoa com 80 quilos deve ingerir entre 64 e 80 gramas de carboidrato por dia.

A quantidade adequada de maltodextrina deve ser estipulada por um médico ou nutricionista, pois as quantidades variam substancialmente de acordo com idade, peso, sexo, objetivos, entre vários outros fatores.

Nunca comece a tomar nenhum suplemento sem orientação! Se você está buscando melhorar a alimentação para fins estéticos ou de saúde, primeiro é preciso ajustar sua alimentação para depois averiguar a necessidade (ou não) de suplementação. Portanto, consulte um nutricionista.

Como podemos ver, o consumo adequado de maltodextrina pode ter benefícios. Portanto, o excesso é capaz de provocar desde simples enjoos e até a grave hiperglicemia.

Quer mais informações a respeito de suplementos? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Melhores exercícios e suplementos para aumentar a massa muscular!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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