A glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano, sendo classificada como “não essencial”, já que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos.
A Glutamina é uma estrutura corporal, que serve para transportar as moléculas de nitrogênio e amônia na corrente sanguínea, de modo a nutrir as demais células do corpo, principalmente as do tecido muscular – o qual faz uso deste nutriente para construir as proteínas. Entende-se que cerca de 60% da composição dos músculos seja de glutamina.
Apesar de ser comumente suplementada para fortalecer os músculos, a glutamina tem uma série de funções no organismo, como:
- Manter a atividade cerebral;
- Servir de fonte energética para o sistema imunológico;
- Prevenir a fadiga muscular;
- Regular os níveis de cortisol;
- Controlar o nível de açúcar na corrente sanguínea;
- Prevenir a oscilação do humor;
- Reduz danos causados pelo estresse;
- Regularizar a função intestinal;
- Manutenção do pH no organismo;
- Agir como antioxidante.
Para que serve a suplementação de glutamina?
A suplementação de glutamina serve para dois benefícios. O primeiro deles é para facilitar o aumento de massa muscular e diminuir os sintomas do overtraining, prevenindo infecções – o uso é muito comum entre atletas. O segundo benefício é para ajudar na recuperação de lesões, queimaduras, no tratamento de câncer ou na aceleração da cicatrização de infecções.
Já mostramos, aqui, como fazer a suplementação para aumentar a massa muscular.
Como tomar glutamina?
Antes de tomar qualquer suplemento ou medicamento, consulte um médico ou especialista. Eles verificarão se a suplementação é realmente necessária e a quantidade e horário correto para usar.
A glutamina pode ser usada em sachês, em cápsulas ou em shakes. Para atletas, as melhores opções são de 10 a 15 gramas, de duas a 3 doses. Já para quem faz treinos de hipertrofia, a recomendação é de 8 a 15 gramas, sendo que a posologia deve ser avaliada por um profissional, de acordo com os rendimentos e as especificidades de cada um.
Se a glutamina for tomada de acordo com a orientação profissional e estiver com dosagem adequada, dificilmente haverá efeitos colaterais. No entanto, quando a dosagem ultrapassa o necessário, pode ocorrer o acúmulo de gordura corporal.
Se tiver alguma dúvida, confira mais detalhes no conteúdo completo sobre glutamina.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.