Para que serve o Açafrão?

Veja aqui quais são as principais indicações de uso do açafrão, quais são os seus benefícios para a saúde, cuidados necessários e muito mais.

O açafrão, também chamado de cúrcuma, é uma especiaria consumida em todo o mundo e conhecida por trazer diversos benefícios para o corpo.

A Curcumina, principal componente do açafrão, é responsável por aliviar a asma, coqueluche, insônia, câncer, aterosclerose, depressão e também o Alzheimer.

Também é consumido em larga escala pelas mulheres para diminuir o desconforto menstrual e os sintomas da TPM, isso porque reduz o nível de cortisol e estresse, além de aumentar os níveis de estrogênio. Já os homens podem utilizar para prevenir a ejaculação precoce e problemas de fertilidade.

Ele possui grandes quantidades de alfa e betacaroteno, dois grandes potentes antioxidantes naturais que protegem as células nervosas do corpo e também a regeneração dos nervos.

Tem ação anti-séptica, digestiva, anti inflamatória, antioxidante, antidepressiva e também anticancerígena, o que atua como uma ótima ação de prevenção.

Benefícios do açafrão à saúde

Para que serve o Açafrão?

  • Tem forte ação antioxidante, reduzindo radicais livres e envelhecimento precoce;
  • Ajuda na redução do colesterol: diminui o colesterol e permite a sua mobilização para o fígado, aumentando assim a sua excreção biliar;
  • Anti diabético: reduz o açúcar no sangue;
  • Trata problemas digestivos e hepáticos;
  • Previne o câncer: induz a apoptose e é quimioprotetor na inibição da formação de metástases em câncer de mama;
  • Auxilia na memória;
  • É benéfico para a pele;
  • Previne a artrite.

Contraindicações

Ainda que seja considera um item completamente natural, é preciso ter atenção na dosagem porque, em excesso, pode causar alguns possíveis efeitos colaterais.

Ele não é indicado para mulheres grávidas, isso porque tem efeito abortivo.

 

O açafrão é um dos mais poderosos temperos, tendo propriedades altamente antioxidantes e anti inflamatórias, o que pode melhorar a saúde no geral e alguns casos específicos. Pode ser usado em pó para temperar diversos tipos de alimentos ou em cápsulas. Procure um médico ou nutricionista para saber como consumir com segurança.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário