Pão de leite – Benefícios, Tabela Nutricional, Tipos e Como consumir

Você sabia que o pão de leite, além de muito saboroso, contém vários benefícios para a saúde? Confira, aqui no QVB, informações nutricionais completas!

O pão de leite é um alimento feito principalmente de farinha de trigo, leite, fermento e sal. Esse alimento tem várias qualidades para a saúde, por exemplo, um alto teor de carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas B, e também quase não contém gordura.

O pão é uma boa fonte de energia. Nutricionalmente, está no grupo dos cereais e é um fornecedor nato de minerais (sódio e potássio), vitaminas do complexo B (B1, B2, B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta.

Benefícios do pão de leite

Pão de leite

Atualmente, existem muitas variedades e cada uma delas tem características nutricionais próprias. Somado a isso, os indivíduos com doença celíaca ou intolerância ao glúten podem substituir o pão de leite pelo de milho – que não contém glúten – e aproveitar os benefícios do pão também.

Confira, a seguir, as informações nutricionais de cada um dos ingredientes do pão de leite.

Farinha

A farinha é obtida com a moagem do grão do cereal e é o ingrediente mais importante do pão. Ela também pode ser obtida de vários cereais, como o milho, a cevada ou o centeio, sendo a farinha de trigo a mais comum.

Leite

O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponíveis. Por isso, esse alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes, e seu consumo irá prevenir a osteoporose.

Além disso, a bebida pode contribuir para a perda de peso, proporcionar bem-estar e ainda prevenir o diabetes tipo 2.

Fermento

Esse é outro ingrediente fundamental, pois é necessário fermentar a massa e assim gerar um pão mais leve. O fermento, ao provocar a fermentação, também gerará a consistência característica do alimento. Mesmo assim, existem vários tipos de pão em que o fermento não é usado.

Tipos de pão e seus benefícios

Pão de leite

Precisamos saber que tipo de pão estamos comendo, pois nem todos os tipos são iguais e, portanto, seus benefícios também serão distintos. A seguir, mostramos diferentes tipos e as características de cada um:

Branco

É o tipo de pão mais famoso em todo o mundo e também o mais comprado. Pode ser encontrado como pão de forma, pão rústico, artesanal e outros formatos.

Com ele, você pode repor as forças e acalmar a fome, algo bom para os atletas, ainda mais se o pão for artesanal e não pré-cozido.

Como a farinha branca tem um alto índice glicêmico e não possui tantas fibras, é recomendável não exagerar na sua ingestão.

Integral

Este pão é feito com farinhas integrais que disponibilizam muito mais vitaminas, minerais e fibras ao nosso corpo, como o pão branco. Isso ocorre porque a farinha é produzida a partir do grão integral dos cereais.

grande quantidade de vitaminas do grupo B, que geram benefícios para o sistema nervoso. Da mesma maneira, minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio são outros dos benefícios do pão integral.

Esse tipo de pão previne o câncer, melhora a constipação e reduz o colesterol, já que a fibra ajuda a baixar os níveis desta doença no sangue.

É recomendado para pessoas diabéticas, porque mantém os níveis de açúcar no sangue, mas não é indicado para pessoas com mudanças no trato intestinal.

Com farelo

Este tipo de pão é feito com farinha refinada, à qual são acrescidos fragmentos de farelo. Ou seja, ele ainda é um pão branco.

Ele se difere pelo fato de ter uma maior quantidade de fibras, mas com a mesma quantia de nutrientes.

Os benefícios do pão cheio de fibras para o organismo se referem principalmente às pessoas que têm constipação. Esse tipo de farelo é perfeito para aqueles que não apreciam o sabor do pão integral.

Pão de leite

Sem fermentar

É produzido com os mesmos ingredientes que os outros tipos, mas não vai fermento. Por conta disso, uma massa bem mais compacta é obtida e sua digestão é mais lenta, o que traz grandes níveis de saciedade ao organismo.

Ele é muito recomendado para as pessoas que estão realizando uma dieta. Alguns exemplos são o chapati, as tortillas de milho ou o pão pita, que têm uma digestão bem pesada.

Em suma, existem todos esses tipos de pães e ainda muitos outros que não mencionamos, por exemplo, o de centeio, o de milho, os torrados ou os com nozes. Todos eles são distintos e geram benefícios diferentes ao corpo.

Não hesite em experimentá-los e aproveitar todos os benefícios do pão!


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